edição 30 | janeiro 2021
Texto: Rosiney Bigattão
O Prêmio Inovação Aegea 2020 teve mais de 60 projetos inscritos em três categorias. Foram três dias de evento, cada um destinado a uma das categorias do prêmio. No primeiro se apresentaram os finalistas da categoria Técnica e Eficiência Operacional, com a vitória para o projeto da Ambiental Serra (ES), depois a categoria Intangível, que teve como vencedora a empresa da Aegea AGSN e, no último, Gestão e Processos, com a Águas de Teresina (PI) como campeã. A avaliação foi feita por três jurados e contou com o voto dos participantes durante a apresentação virtual, feita pelo Microsoft Teams.
Quem estava assistindo, além de escolher o projeto preferido, concorreu a AegeaCoins. A moeda de inovação também é distribuída aos colaboradores que enviam ideias novas e participam de trabalhos e atividades da Inovae, ao longo de todo o ano, seguindo os critérios estabelecidos. Para facilitar a troca, foi disponibilizada uma nova forma de resgate: por meio da plataforma resgateaegeacoin.com.br. São mais de 1,5 milhão de itens disponíveis.
Cada dia do evento contou com uma palestra. Os convidados foram o cientista e professor Silvio Meira; Cleiton Bezerra e Keyla Martins, da Regional 1 da Aegea; e Ricardo Malvestite e Eduardo Portes, da área de TI da empresa. O prêmio é realizado pela Aegea para incentivar o uso de novas ideias e processos na operação dos sistemas de água e esgoto. Os inscritos precisam ter projetos implementados e resultados efetivos.
A Ambiental Serra (ES), por exemplo, que conquistou dois prêmios em Técnica e Eficiência Operacional, conseguiu aumentar a eficiência do processo de retirada de fósforo de 50% para 70% nas ETEs da concessionária. O projeto de sustentabilidade, classificação em terceiro lugar, substitui um componente químico por outro biológico durante o tratamento de esgoto. O projeto campeão na categoria é o Drive Operacional, que padroniza, avalia e sinaliza possíveis divergências nos procedimentos adotados por meio de um aplicativo em tablet ou celular pelo operador ao executar um serviço.
Segundo a engenheira de materiais e trainee da Ambiental Serra, Isabelly Martins Golçalves, autora dos dois projetos premiados, a vitória reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Ambiental Serra para garantir cada vez mais eficiência nas operações. “O prêmio é fruto de um trabalho em equipe, que está focada em contribuir na melhoria dos processos operacionais de forma eficaz, inteligente, inovadora e sustentável. Ficamos muito felizes em concorrer com mais 60 projetos e conquistar duas premiações”, afirma.
Na categoria Intangível a vencedora foi a AGSN, empresa da Aegea, com Recomposição de Valas por Intervenção de Obras de Saneamento. O objetivo é o ensino e a qualidade dos serviços realizados por terceiros na Regional 1. Desenvolvido por Aloizio Ferreira da Silva, ajuda a agilizar o dia a dia das unidades quando é preciso ampliar ou fazer manutenção nas redes. E em Gestão e Processos quem ganhou foi a Águas de Teresina (PI) com Horus, um sistema de controle do processo administrativo de fiscalização, que foi a proposta inovadora da equipe formada por Vinicius Pereira, Paula Moretti de Souza e Josélia Steffany Meneses.
TÉCNICA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL
1º lugar: Drive Operacional, Ambiental Serra (ES).
Autores: Isabelly Naianne Martins Gonçalves, Vitor Ghiotti e Poliana Carvalho dos Santos.
2º lugar: Detergente Biodegradável, Mirante (SP).
Autores: Lais Fonseca Gomes e Vitor Henrique Gianoni Fonseca.
3º lugar: Substituição de Produto Químico por Biológico, Ambiental Serra (ES).
Autora: Isabelly Naianne Martins Gonçalves.
INTANGÍVEL
1º lugar: Recomposição de Valas, AGSN.
Autor: Aloizio Ferreira da Silva.
2º lugar: Monitoramento do Vírus da COVID-19, Águas Guariroba (MS).
Autoras: Maria Graça Marinho da Silva (em memória) e Karen de Souza Pereira Cortez.
3º lugar: Inauguração Virtual, Águas de São Francisco do Sul (SC).
Autora: Juliana Scheridon Despontin Pedro.
GESTÃO E PROCESSOS
1º lugar: Horus, Águas de Teresina (PI).
Autores: Vinicius Duarte Martins Pereira, Paula Karolini Moretti de Souza e Josélia Steffany Rio Lima de Meneses.
2º lugar: WebGEE, Aegea Engenharia.
Autores: Vitor Heser Rosa, Emerson Rocha e João Paulo Poloni Nunez.
3º lugar: Call Performance, Águas de Teresina (PI).
Autores: Dulcelidia Sales Coelho Amorim e Wesley Fernandes Coutinho.