edição 35 | abril 2022
Paulo Roberto, da unidade da Aegea ES, premiado pela inovação.
Vitor Ghiotti também venceu o Prêmio Inovação Aegea.
Texto: Rosiney Bigattão
Como solucionar problemas do dia a dia ou melhorar processos que demandam horas de trabalho que poderiam ser simplificadas? Não existe uma fórmula pronta para criar novas ideias e novos métodos, mas um dos caminhos passa pela inovação. E inovar é pensar diferente. Muitas vezes uma boa ideia é tão simples que a gente vê ela em prática e chega a pensar: por que eu não pensei nisso antes? Rapidamente ela se dissemina, pois tem fácil compreensão e realmente resolve algum tipo de problema.
A questão é: como pensar diferente? Entre tantos jeitos que há de fazer isso, Vitor Ghiotti aponta um que, para ele, é certeiro: gostar de resolver problemas. Foi assim que ele conquistou o primeiro lugar no Prêmio Inovação Aegea 2021. O desejo de querer transformar os processos em algo mais simples levou Vitor a desenvolver o projeto Contagem de Imóveis em Áreas de Ocupação Irregular. A ideia veio do parceiro de equipe, Paulo Roberto Ribeiro Jr., analista de Cadastro da Ambiental Serra (ES).
“A diretoria queria saber o número de imóveis em regiões próximas aos mananciais do município”, explica Paulo Roberto. Daí ele pediu ao Vitor Ghiotti uma forma automática de contabilizar os imóveis, pois de forma manual demoraria muito tempo. Foi então que surgiu a ideia de utilizar a inteligência artificial e imagens de satélite para a contagem.
Muitas são as vantagens conquistadas. “A contagem de telhados, com as ferramentas de inteligência artificial (AI), chega a 90% de acuidade”, explica o diretor de TI da Aegea, Eduardo Mendes. “O modelo desenvolvido e implantado aumentou a assertividade das equipes de fraudes, que vão checar os imóveis que não estão cadastrados, mas possivelmente consomem água”, diz o diretor.
“A tecnologia usada antes pela unidade da Aegea no Espírito Santo, apesar de funcionar muito bem, não detectava os imóveis em regiões de alta densidade residencial. Então a área de Analytics, cujo líder é o Heribert Bastos, sugeriu a ferramenta da Microsoft chamada Custom Vision. Ela permitiu aumentarmos a eficácia de detecção onde existe um grande volume de residências”, detalha Vitor Ghiotti.
Já existe uma versão mais atual do detector. Agora ele cruza informações com a base de cadastro e de redes de água instaladas, permitindo saber a situação cadastral dos imóveis com o cadastro da concessionária, que fica atualizado. “Uma vez identificados imóveis sem referência ao sistema de cadastro, é possível checar se há fraudes, se houve acréscimo de clientes ou simplesmente fazer a correção cadastral”, explica Ghiotti.
Os benefícios não param por aí. “Outro bem importante foi o de conseguir medir o potencial de consumo nas cidades em que não temos operações, mas fazem parte do estudo da área de Novos Negócios da Aegea”, explica o executivo. Com os números obtidos pelo modelo, a unidade passou também a ter um melhor controle de problemas sobre os lançamentos irregulares de esgoto.
A boa ideia já se espalhou. Nas unidades da Aegea em Santa Catarina o objetivo era incrementar receita com imóveis potenciais. Com a implantação do projeto 24.500 imagens foram detectadas. Na Região dos Lagos (RJ), a Prolagos também tinha a mesma necessidade, incluindo também os factíveis e a correção do cadastro. Com a Contagem de Imóveis em Áreas de Ocupação Irregular, foram detectadas mais de 110.000 imagens.
“O prêmio traz um brilho nos olhos, claro, é muito estimulante. Mas o melhor para me inspirar a inovar é a vontade que tenho de querer resolver os problemas aplicados a dados e à questão de tecnologia, é isso que me move”, afirma o especialista em ciências de dados e inteligência artificial, Vitor Ghiotti, que trabalhava nas unidades do Espírito Santo da Regional 2 na época do Prêmio Inovação e agora está na área de Tecnologia da Informação da Aegea.
Para desenvolver o projeto, ele contou com a interação e o envolvimento de toda a equipe das áreas envolvidas. Agora, a partir da área de TI da Aegea, pode implantar a solução em qualquer uma das unidades. Ou desenvolver projetos segundo demandas específicas.