edição 35 | abril 2022

SOLUÇÕES PARA O SANEAMENTO

Ambiental Serra desenvolve dispositivo que melhora tratamento

Texto: Ana Paula Garcia

Colaboradores da Ambiental Serra (ES), empresa parceira público-privada da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), desenvolveram uma tecnologia que melhora o processo do tratamento de esgoto do município. José Cledson, supervisor de Engenharia, Isabelly Gonçalves, coordenadora de Operação, e o diretor-executivo, Valdir Junior, criaram o Skimmer, dispositivo que contribui com a limpeza das lagoas de estabilização das estações de tratamento de esgoto (ETEs) operantes na cidade.

As lagoas de estabilização têm o objetivo de reter o lodo, que é a matéria orgânica presente no efluente, sendo etapas importantes no tratamento do esgoto. Por meio do Skimmer, elas podem ser limpas de maneira mais segura, ergonômica e econômica.

De acordo com José Cledson, o dispositivo elimina os sobrenadantes. “Uma bomba fica acoplada ao equipamento, promovendo a sucção e limpeza de todo resíduo que flutua nas lagoas de estabilização. Atualmente essa limpeza superficial é realizada manualmente ou com apoio de caminhões vácuo, que conferem baixa produtividade e alto custo”, explicou José Cledson a respeito do funcionamento da tecnologia.

O Skimmer coleta o sobrenadante junto com uma porção de água que passa através de uma bomba externa de sucção. Dessa forma, os resíduos ficam retidos em uma tela de proteção e o líquido retorna para o tratamento. Atualmente, a Ambiental Serra conta com 18 lagoas de estabilização entre as 21 ETEs em operação.

Segundo o diretor-executivo da empresa, Valdir Junior, a iniciativa mostra que as equipes estão atentas para descobrir novas e eficientes formas de melhorar o tratamento de esgoto na cidade. “Temos o compromisso de sempre buscar melhorias, novas tecnologias para o sistema de esgotamento sanitário. O desenvolvimento do Skimmer parte dessa premissa. Por meio dele conseguimos elevar o nível do serviço e realizar um tratamento com maior qualidade nas lagoas”, disse.