O exemplo dos comportamentos desejados que movem a Responsabilidade Social da Aegea vem das unidades da Aegea em Santa Catarina: Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, que em breve vai atuar também em Palhoça (veja em Notícias e Ações Corporativas).
São programas que fomentam a educação ambiental e a prática de ações sociais, com foco nas crianças e nas comunidades, como o Afluentes, o Saúde Nota 10, Portas Abertas, De Olho no Óleo e o concurso cultural Água de Nossas Praias.
Outro destaque são as ações que integram o Programa de Voluntariado da Aegea e as iniciativas que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Os projetos proporcionam sensibilização para temas de educação ambiental e entendimento nas questões do saneamento como um todo. Também são fundamentais para a perenização das unidades da Aegea, pois trazem um impacto positivo, gerando confiança nas comunidades e fortalecendo os laços entre elas”, afirma a diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina, Reginalva Mureb.
O projeto proporciona aos professores e alunos das escolas municipais a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, as concessionárias utilizam recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências em que os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange ao uso da água, ao tratamento do esgoto e à destinação de resíduos.
Só no mês de maio de 2024, mais de mil cartilhas foram distribuídas entre as cidades de Bombinhas e Camboriú no Saúde Nota 10. Para Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável por este projeto, as formas de manifestação de cidadania se iniciam ainda na escola.
“Uma de nossas missões é deixar essa sementinha plantada entre as crianças, o futuro das cidades se constrói hoje, atuando na vida de cada um.”
O projeto recebe visitantes para conhecer as instalações das estações de tratamento de água (ETAs), as estações de tratamento de esgoto (ETEs) e Centros de Controle de Operação de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil de cada grupo, como a faixa etária.
Duas edições do Portas Abertas foram realizadas na ETA Penha, com as escolas da rede municipal. Ao todo, mais de 40 alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo de tratamento de água.
Já em São Francisco do Sul, o Portas Abertas reuniu alunos que visitaram pela primeira vez as instalações da concessionária. As duas cidades, juntas, reuniram quase 90 estudantes somente no mês de maio.
As quatro concessionárias de Santa Catarina fazem parte de grupos sociais inseridos em cada cidade, são eles: Núcleo Solidário (Camboriú), Rede Solidária (Bombinhas), Rede Sustentável (Penha) e Núcleo Social (São Francisco do Sul).
Os municípios, que tradicionalmente promoviam campanhas do agasalho, neste ano fizeram uma força-tarefa especial para arrecadar doações às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Com auxílio da Corsan, a campanha foi lançada nas quatro unidades, direcionando assim 50% das doações às vítimas. O total arrecadado pela campanha foi de mais de 1.000 peças de roupas, 20 cobertores e 30 fardos de garrafas d’água.
O programa tem o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da correta destinação do óleo de cozinha usado e dos malefícios do descarte incorreto na rede de esgoto e meio ambiente.
Por meio do programa, foram instalados mais de 30 ecopontos distribuídos de forma estratégica dentro dos municípios por cada concessionária, utilizados como pontos de coleta do óleo usado. O produto é revendido por uma empresa contratada e todo o recurso financeiro obtido com a venda é destinado ao apoio às instituições do município. Desde janeiro de 2024, mais de 1.300 litros de óleo de cozinha usados foram coletados nas quatro cidades e deixaram de ir para o meio ambiente.
A iniciativa, pioneira no setor, uniu Voluntariado e Responsabilidade Social, em 2023 na primeira edição, oferecendo dezenas de serviços para mais de 5,5 mil pessoas de cinco municípios brasileiros onde a Aegea atua por meio de suas concessionárias, do Instituto Aegea e parceiros.
Em São Francisco do Sul, foram atendidas 450 pessoas, com atividades, serviços gratuitos e exames de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas, entre outros. A segunda edição do Prospera – Um Movimento pelo Cuidado com a Vida acontece no segundo semestre de 2024.