EDIÇÃO 42 - 3º TRIMESTRE - 2024

Responsabilidade
SOCIAL

Instituto Aegea

Atuação que vai além do contrato

COMPARTILHE

Texto: Marina de Castro Rodrigues*

O Instituto Aegea acompanha o que há de mais avançado no Brasil e no mundo, tanto no campo das tecnologias ambientais como no investimento social e nos negócios de impacto, visando ao fortalecimento da atuação ESG da Aegea, com o desenvolvimento de ações sociais que incentivem a melhora do IDH das cidades onde a companhia atua e que cuidem da saúde do meio ambiente.

Atuação nas áreas de palafita, em Manaus, onde moradores já têm serviços de água e esgoto tratados.

Prioridade para o atendimento em áreas vulneráveis

Prioritariamente, os investimentos em projetos sociais ocorrem nas áreas mais vulneráveis dos municípios onde a Aegea está, com foco na melhoria da saúde, educação, geração de renda e na promoção da equidade racial e de gênero. No que tange ao meio ambiente, são priorizados projetos voltados à proteção de mananciais e da biodiversidade, economia circular, resiliência hídrica, além de ações que ajudam na mitigação de emissões de gases de efeito estufa.

“No Instituto Aegea nossa missão é buscar inovação e parcerias sólidas que possibilitem investirmos em projetos de impacto sistêmico e de longo prazo nos territórios onde a Aegea atua, transformando o território e a vida das pessoas e comunidades”, diz Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Estudantes em escola pública atendida pela Águas de Timon (MA).

Eixos estratégicos

A atuação do Instituto Aegea se dá em dois eixos estratégicos: inclusão social e proteção ambiental. “Nosso negócio já traz impactos positivos significativos para a inclusão sanitária e social de populações em situação de vulnerabilidade social e o nosso objetivo, com o Investimento Social Privado, é ir além”, diz Lisandre de Assis Dauber, gerente de Responsabilidade Social.

“Estabelecer um relacionamento transparente e duradouro com lideranças e moradores das áreas de vulnerabilidade social é fundamental para mapearmos cada território e atuarmos de forma efetiva, para além dos nossos contratos, construindo um legado de desenvolvimento.”

Regeneração ambiental por meio do saneamento

Do ponto de vista ambiental, a prerrogativa da Aegea é fortalecer as iniciativas que trazem adicionalidades aos resultados positivos gerados pelos avanços do saneamento, na garantia de um meio ambiente saudável para a população dos territórios onde a empresa opera.

“No centro do nosso negócio está a água. E ao cuidarmos do ciclo da água, visando garantir segurança hídrica, por exemplo, entendemos a relação entre ecossistemas sensíveis, usos múltiplos de uma bacia e o papel da conservação ambiental, propondo uma atuação integrada nesses ambientes, que vai além da entrega de água e tratamento de esgoto, permitindo que o saneamento atue como uma alavanca para a regeneração ambiental, a mitigação climática e a resiliência dos nossos territórios”, afirma Maíra Sugawara, coordenadora de Qualidade Ambiental da Aegea. 

Estudantes em escola pública atendida pela Águas de Timon (MA).

Trabalhando por mais inclusão

A chegada do Programa Respeito Dá o Tom para a gestão do Instituto Aegea e da Diretoria de Sustentabilidade, este ano, reforça a importância de garantir um ambiente de trabalho mais inclusivo, pelas diversas iniciativas de sensibilização e letramento de colaboradores, bem como para fortalecer o compromisso em promover a equidade de raça e gênero nas iniciativas de impacto socioambiental voltadas à comunidade.

O Instituto Aegea e a Diretoria de Sustentabilidade trabalham em parceria com todas as Unidades de Negócio da Aegea para definir as principais estratégias e os projetos socioambientais que vão favorecer a construção de uma relação de confiança com a comunidade, promovendo prosperidade compartilhada e apoiando a estratégia de Licença Social para Operar.

Para que isso seja possível, é fundamental que o Instituto e a Aegea estejam bem posicionados em diferentes fóruns e associações relacionadas aos temas de sustentabilidade e Investimento Social Privado, como o Pacto Global, o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e o Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Esses ambientes permitem que, de um lado, sejam posicionadas as boas práticas da empresa e do Instituto Aegea como referências de mercado, e de outro, tornam possível aprender com outras instituições de relevância, trazendo melhorias para a atuação e parcerias estratégicas.

Para saber mais, visite o site do Instituto Aegea:  https://institutoaegea.com.br/

 

*Marina de Castro Rodrigues é gerente de Sustentabilidade da Aegea.