EDIÇÃO 41 - 1º TRIMESTRE - 2024

Responsabilidade
SOCIAL

Ações além da conta

Voluntariado potencializa talentos e escreve histórias junto às comunidades

Voluntariado potencializa talentos e escreve histórias junto às comunidades
Artesã Elda Rocha participou do Programa Voluntariado, que traz a oportunidade de conhecer e potencializar talentos.

COMPARTILHE

Texto: Daniele Brito, Isabel Monteiro e Rosiney Bigattão

Os pilãozeiros, as rendeiras e as quebradeiras de coco do Centro de Artesanato Raimundo Nonato de Sousa, em Timon (MA), participaram de sessão de fotografia, oficina de empreendedorismo e mídias digitais, além de evento de exposição e feira de artesanato na Praça São José, no centro da cidade. A iniciativa reuniu cerca de 36 colaboradores da Águas de Timon e recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Timon.

“A escolha do grupo surgiu da nossa percepção em dar visibilidade à cultura do artesanato, resgatando a produção criativa de timonenses talentosos que contribuem para o legado histórico da cidade. Na feira, organizada pelos voluntários, os artesãos comercializaram seus produtos e divulgaram seus trabalhos em praça pública”, destaca o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Gabriel Veras.

Voluntários da Águas de Timon na ação “Da nossa gente”.
Voluntários da Águas de Timon na ação “Da nossa gente”.

Valorização do trabalho

A artesã Elda Rocha, diretora do Centro de Artesanato Raimundo Nonato de Sousa, afirma que a ação valorizou um trabalho que é fonte de renda de muitas pessoas. “Fiquei feliz em participar desse evento que enalteceu o empreendedorismo de homens e mulheres que sustentam suas famílias por meio do artesanato. Então, ter as nossas peças expostas em praça pública, com um evento montado para a gente, foi uma grande experiência”, declara a artesã.

A ação “Da nossa gente”, promovida pelo Comitê de Voluntariado da Águas de Timon, foi reconhecida nacionalmente, no fim de 2023. A terceira edição do Prêmio Voluntariado Aegea recebeu 20 projetos e, seguindo os critérios de impacto com a comunidade, articulação, qualidade e diversidade das atividades, escolheu os três campeões.

“A premiação reconhece a atuação de cada um dos voluntários que, ao longo do ano, doam seu tempo e seu talento em prol do outro. O prêmio coroa o Programa de Voluntariado da empresa e é a perfeita tradução do nosso lema: juntos vamos além”, afirma a especialista de RS da Aegea, Thais Morais Benchimol. 

Águas de Ariquemes transformou espaço sem uso em uma praça para o convívio social.
Águas de Ariquemes transformou espaço sem uso em uma praça para o convívio social.

Conhecendo e potencializando talentos

Um espaço abandonado que servia como depósito de lixo se transformou em uma praça com gramado onde as crianças podem brincar e os moradores se reunirem, fortalecendo o convívio social. Coordenado pelo Comitê de Voluntariado da Águas de Ariquemes (RO), a Pracinha Zona Sul envolveu o trabalho de 45 pessoas. Os resultados se amplificam cada vez mais entre o bairro inteiro e a região do entorno – é a força do voluntariado ajudando a comunidade a escrever suas histórias.

“O Programa de Voluntariado traz a oportunidade de conhecer nossos talentos e potencializá-los da melhor maneira, escrevendo histórias junto à comunidade”, disse Tânia Olinda Lima, analista de Projetos Sociais da Aegea.

“O Voluntariado faz a diferença, com importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e ambiental para uma sociedade mais coesa, por meio da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas”, afirma.

Mulheres participam de curso de encanadores promovido pelo Comitê de Voluntariado da Águas de Manaus.
Mulheres participam de curso de encanadores promovido pelo Comitê de Voluntariado da Águas de Manaus.

Ações aproximam empresa da comunidade

Curso de encanadores voltado para o público feminino, oficina do primeiro emprego, leitura para crianças, reforço escolar, teatro de fantoches, além de pintura do prédio onde funciona o Instituto Social Acolher para Proteger foi a ação premiada da Águas de Manaus. “Criando Oportunidades” envolveu mais de 30 colaboradores voluntários. Ao todo, foram atendidas cerca de 120 pessoas da comunidade.

As ações são uma forma de aproximar a empresa da comunidade e de estimular a prática de fazer o bem ao próximo.

“A premiação serve como estímulo aos nossos voluntários e voluntárias. Esse movimento é muito importante e confirma o crescimento do voluntariado da Aegea”, afirma o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Semy Ferraz.