Responsabilidade
SOCIAL

edição 40 | 2023 | novembro

Lições de vida

QUALIFICAÇÃO DA ÁGUAS DO RIO MUDA REALIDADE DE JOVENS

Texto: Yolanda Carnevale e Luiz Pellegrini

Em 2021, a mãe de Camile Silva, que é empregada doméstica, sofreu um problema na visão e precisou se afastar do trabalho. Naquele momento, a jovem de 19 anos, moradora no município de São João de Meriti, cidade da Baixada Fluminense, viu que precisava ajudar a família com as despesas e começou a jornada em busca do primeiro emprego. Além da preocupação em arrumar uma vaga no mercado de trabalho, havia a apreensão em ter de parar de estudar.

Na cidade vizinha, de Belford Roxo, outro adolescente também buscava caminhos para gerar renda. Kauã de Andrade, de 17 anos, ganhava dinheiro com reciclagem. Ele conta que o avô tem um bar e que recolhe latinhas e garrafas PET para levar até uma cooperativa.

Primeira turma do Programa Pioneiros na Águas do Rio.

O universo do saneamento unindo histórias de vida

As histórias desses dois jovens se cruzam na Águas do Rio. Camile foi selecionada para o Programa Jovem Aprendiz e Kauã é um dos integrantes do Programa Pioneiros. Em comum, a descoberta do universo do saneamento e a vontade de desenvolver carreira nesse segmento. Ambos agarraram as oportunidades oferecidas pela companhia e já estão tendo as vidas transformadas.

“Pode parecer engraçado, mas quando vou ao mercado até me arrumo, passo maquiagem e perfume. É um dia feliz pra mim, porque eu posso ajudar a minha mãe com as compras do mês. Vocês não imaginam o que representa isso. Trabalhar aqui na Águas do Rio tem me ensinado muitas coisas, por isso me dedico bastante para crescer profissionalmente e continuar ajudando a melhorar o dia a dia da minha família e do lugar onde eu vivo”, comenta a assistente administrativa, que, em breve, pretende entrar na faculdade de Gestão de Recursos Humanos. 

Inspirando outros jovens

Perseverante e comunicativa, Camile torce para que sua história inspire outras pessoas que vivem dentro de uma realidade mais difícil, mas não desistem dos seus sonhos.

Recentemente, a concessionária abriu inscrições para a segunda turma do Jovem Aprendiz, e mais de 19 mil pessoas fizeram o cadastro para disputar uma das 55 vagas oferecidas. “O aumento da procura em relação à turma anterior, praticamente o dobro, impressiona e é reflexo da imagem positiva que a companhia tem alcançado nas 27 cidades do Estado do Rio onde está presente. Com a proposta de ser inclusivo, o projeto tem foco na contratação principalmente de moradores de comunidades”, explica Rodrigo Ronzella, diretor de Recursos Humanos da Águas do Rio.

Estudantes conhecem as diferentes profissões do setor

Kauã, que é estudante do segundo ano do Ensino Médio, ficou eufórico quando seu nome apareceu na lista dos 50 escolhidos para participar da 1ª turma do Pioneiros, idealizado pelo Instituto Aegea e colocado em prática pela Águas do Rio. O objetivo é apresentar aos jovens as diferentes profissões que atuam no saneamento, despertando a importância desse segmento para o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental, e estimulando a visão social do aluno.

“Trabalhando com reciclagem eu fiquei muito ligado nos cuidados com a natureza. E aqui vejo essa relação direta entre o saneamento e o meio ambiente”, disse Kauã.
“Criamos diversas oportunidades para quem pretende iniciar sua jornada de trabalho. Dessa maneira, eles poderão contribuir para um futuro melhor, especialmente para suas famílias e regiões onde vivem. Queremos que eles desenvolvam conceitos de cidadania e inclusão por meio do saneamento e de seus benefícios”, concluiu Alexandre Bianchini, diretor-presidente da companhia.