edição 40 | 2023 | novembro
Texto: Franciele Vale e Rosiney Bigattão
Em Rolim de Moura (RO), a parceria entre o Instituto Futebol de Rua e a unidade da Aegea atende cerca de cem crianças e adolescentes de 7 a 13 anos de idade. Os participantes são estudantes de escola pública. Além das aulas de práticas esportivas, os alunos têm atividades pedagógicas sobre temas voltados à cidadania.
“Ficamos felizes em receber esse projeto e até mesmo surpresos por ser escolhidos, recebemos de braços abertos porque tudo o que vem para agregar ao ensino é fundamental, é incentivo para eles aprenderem outros valores”, destacou Jacira Cardoso, diretora da Escola Municipal Dionísio Quintino.
“Meu filho está muito empolgado e eu, como mãe, fico feliz pelo entusiasmo dele, ele sempre sonhou em entrar em uma escolinha de futebol e agora chegou o tão esperado momento, quero deixar meu obrigada e parabéns à Águas de Rolim de Moura”, comentou Patrícia Pizolio, mãe do aluno Lucas Anthony.
“Nossa metodologia contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida. Em cada encontro, criamos um ambiente participativo, dando voz aos educandos e mostrando como usar o diálogo como mecanismo de interação e solução de diferenças. Dessa maneira, oferecemos o desenvolvimento de habilidades para pensar e atuar sobre as realidades sociais que nos permeiam”, destacou Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua.
“É um orgulho ter o projeto aqui no município, pois, além da proposta educativa muito interessante, tem atividades pedagógicas com foco em cidadania, que têm a ver com o jeito Aegea de atuar. Esporte e educação são agentes transformadores de realidades”, comentou Ary Carlos Laydner, diretor-presidente da Águas de Rolim de Moura.
“Esse projeto traz esperança para nós, por meio do esporte estamos criando oportunidades de futuro para as crianças e cidadãos, estamos em busca de torná-las cidadãos”, afirmou Benedito da Silva, chefe de gabinete da Prefeitura de Rolim de Moura.
A bola do Futebol de Rua está rolando também em Ariquemes (RO). Na cidade, 80 estudantes participam do projeto que acontece por meio da parceria entre a Águas de Ariquemes, Instituto Futebol de Rua e a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, a Funcet. “Buscamos professores de Educação Física e pedagogas da cidade, que conhecem bem a realidade local para colocarem em prática os conceitos e objetivos do projeto”, explicou Tânia Olinda, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes.
A secretária municipal de Educação, Elenice Salete, explica que toda a comunidade de Ariquemes se beneficia, principalmente os estudantes da Rede Municipal de Ensino, pois o esporte é uma ferramenta de inclusão também. “O plano pedagógico da Semed é desenvolvido para contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária, pilares que acreditamos ser fundamentais para o desenvolvimento de pessoas e toda a sociedade. Estamos felizes com a parceria”, disse.
“Cidadania, esta palavra define o projeto, a Águas de Ariquemes está olhando lá na frente, sabe que as crianças de hoje serão os jovens e adultos de amanhã, quem sabe até colaboradores da própria concessionária. Vão crescer com acesso à cultura, disciplina, conceitos de caráter e responsabilidade”, comenta Adeir Candido, da Associação de Comércio e Indústria de Ariquemes.
Em Pimenta Bueno (RO) também são 100 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. “Muito importante para nossas crianças estarem participando dessas atividades esportivas no contraturno da escola, tira a criança do ócio, incentiva o empenho nos estudos. É maravilhoso, confio muito no projeto e, por isso, agradeço à Águas de Pimenta Bueno”, disse Jennifer Lemes, mãe de uma das alunas.
“É um projeto que vem para somar com a escola, traz a prática esportiva, trabalha a disciplina e prepara a criança para a vida”, destacou Roberto de Souza, diretor da Escola Municipal Nair Barros.
Criado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, que utiliza o esporte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Uma metodologia que alia aulas de formação humana ao futebol, com acompanhamento pedagógico e atividades que preparam para a vida pessoal e profissional.
“Queremos dar novas oportunidades para crianças e adolescentes que nem sempre possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos. Criamos um projeto que desenvolve a habilidade futebolística, ao mesmo tempo em que os praticantes constroem o senso de respeito ao próximo e de cidadania. Nossos projetos oferecem acompanhamento pedagógico e atividades que os preparam para a vida pessoal e profissional”, explica o fundador do Instituto Futebol de Rua, Alceu Neto.