edição 40 | 2023 | novembro
Texto: Ana Paula Garcia
No fim do primeiro semestre, a Ambiental Serra (ES) embarcou a bordo do Blue Keepers, projeto ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. Foi assinado um termo de cooperação com a finalidade de mobilizar recursos e realizar ações preventivas e corretivas no combate à poluição crônica dos oceanos por resíduos sólidos, principalmente o plástico.
Em junho, foi realizada a primeira coleta amostral entre a PPP e o projeto Blue Keepers. A ação foi realizada na Praia de Jacaraípe, na Serra, onde foram encontrados diversos tipos de dejetos por toda a orla. Até mesmo pneus de carros foram retirados da areia pela equipe que esteve presente na ação. Isso mostra a importância do compromisso firmado, que visa reduzir em 30% a emissão de lixo que vai para o mar no município da Serra nos próximos anos.
“Vamos trabalhar em um estudo, um diagnóstico, para criar um case potencializando o saneamento como uma ferramenta de prevenção contra o lixo no mar. Um estudo dedicado, entender os tipos de resíduos gerados e qual o papel do saneamento. Ver de que forma podemos informar as pessoas, o Poder Público, e outras iniciativas para fazer uma boa gestão e, consequentemente, fazer um oceano mais limpo”, explica Gabriela Otero, coordenadora do projeto Blue Keepers.
Há oito anos, em 2015, ano em que a PPP assumiu o controle do esgotamento sanitário na cidade de Serra, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos países-membros um Pacto Global até 2030, com uma nova agenda de desenvolvimento sustentável composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O termo de cooperação, assinado este ano entre a PPP e o Blue Keepers, está de acordo com o ODS 14 – Vida na Água, que fala sobre conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.
“É um orgulho para nós estarmos conectados a um projeto tão robusto, com impacto mundial. Trabalharemos firmes em conjunto nos próximos anos para que o saneamento possa contribuir diretamente na redução de resíduos nos oceanos”, afirma Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Serra.