edição 37 | 2022 outubro a dezembro

Aegea MT1

VOLUNTARIADO

Águas de Sinop realiza campanha de doação de sangue, contribui para ampliação do estoque no município e para o fortalecimento do Programa de Voluntariado da Aegea.

Colaboradores da Águas de Sinop (MT) doam sangue em campanha de voluntariado da empresa. 

Texto: Igor Alexandre e Queli Cristina

O voluntariado é um dos principais valores cultivados pela Aegea. Não à toa há um programa corporativo de mesmo nome, no qual se estimulam ações sociais que sejam lideradas pelos colaboradores. No Espírito Santo, um grupo de voluntários das três unidades da Aegea no estado foram até a Casa de Repouso José Pereira, em Nova Carapina II, na Serra, para entregar donativos arrecadados. Ao todo foram doadas 400 peças.

A casa de repouso, que está aberta desde 2018, recebe pessoas a partir de 60 anos de idade, dando assistência e fazendo o monitoramento destes, com acesso dos familiares que desejam participar do processo. O local abriga atualmente 19 idosos e conta com serviços de geriatria, socialização e convívio.

“Pensamos na instituição para que pudéssemos contribuir diretamente na vida de pessoas que estavam precisando do nosso apoio. Tomamos um café da manhã com eles, tivemos uma interação musical, além de um momento de fortalecimento de vínculo, quando pudemos compartilhar um pouco de nossas histórias”, contou Anna Júlia Carvalho, analista de Responsabilidade Social.

Colaboradores da Águas de Sinop, por meio do Programa de Voluntariado da Aegea, participaram da campanha Doe Sangue, Doe Vidas, com o objetivo de contribuir para a melhoria do estoque de sangue no município. A ação foi desenvolvida pela concessionária por meio do setor de Responsabilidade Social, em parceria com Recursos Humanos, que disponibilizou mediante agendamento prévio um veículo para levar os colaboradores até a Unidade de Coleta (UCT) da cidade.

O gerente de Comunicação e Responsabilidade Social das unidades da Aegea em Mato Grosso e no Pará, que inclui a Águas de Sinop, Márcio Beltrão, destacou a iniciativa dos colaboradores como mais um importante gesto de solidariedade. “É comum vermos notícias de que os hemocentros estão com estoque baixo, então, uma atitude voluntária como essa pode ser fundamental para alguém que precisa de sangue e luta pela vida”, explica.

Atitude que salva vidas

Um dos voluntários da Águas de Sinop, o colaborador Alessandro Júnior, do setor de TI. 

Kelly Pinheiro, do setor administrativo, também participa do Programa de Voluntariado da Aegea.

O agente comercial Fábio Guimarães, da Águas de Sinop, ficou muito feliz ao saber que uma atitude tão simples pode ser essencial para salvar vidas. “É gratificante efetuar essa doação, pois posso imaginar a tamanha felicidade de uma pessoa que precisa receber essa doação e finalmente recebê-la”, afirma.

Para a analista administrativa Camila dos Santos, da Águas de Sinop, doar sangue é um ato muito especial. “Eu digo isso porque já tive parentes que precisaram de doação de sangue e a gente sabe que a solidariedade das pessoas colabora muito nesse momento. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, ressalta.