edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Texto: Joana Gall
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) tornaram-se norteadores do trabalho das concessionárias da Aegea em Santa Catarina. Águas de Bombinhas, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul têm apoiado o desenvolvimento dos municípios colocando em prática atividades que impulsionam os ODS.
Em Penha e Bombinhas, por exemplo, parte da energia elétrica que abastece as estações de tratamento de água (ETAs) é proveniente de fontes renováveis, como as usinas solares de Campo Alegre e Lebon Regis, duas cidades catarinenses.
Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de Operações da Regional SC, explica que, com a iniciativa, a concessionária sai do consumo cativo, onde a energia é proveniente de outras fontes, e direciona parte do seu consumo para uma fonte unicamente sustentável, proveniente da energia solar. A geração distribuída busca consolidar ainda mais o modelo de negócio sustentável das concessionárias e incrementa o potencial de geração de valor a longo prazo.
Outras unidades da Aegea buscam esta alternativa. A ação faz parte da política da empresa e de suas unidades de adotar melhores práticas no uso de energia renovável. A Aegea, inclusive, emitiu bonds sustentáveis, os chamados Sustainability-Linked Bonds (SLB), atrelados ao alcance de metas de sustentabilidade como a redução do consumo de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico, até 2030.
Este tipo de iniciativa também se alinha com o ODS 7 (Energia limpa e acessível) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, deixando para trás as fontes não renováveis e poluidoras.
O Projeto Pescar é mantido por uma fundação criada em 1995 para expandir e consolidar um programa pioneiro de formação socioprofissionalizante voltado para o desenvolvimento de jovens, possibilitando assim a construção de um futuro melhor por meio da educação e do trabalho. Mais de 31 mil jovens já se beneficiaram da parceria entre empresas e organizações, que é norteada por princípios comunitários.
As unidades de São Francisco do Sul e Camboriú também adotam práticas em prol dos objetivos. Uma delas é a campanha de doações de caixas d’água para famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações passam por uma análise da prefeitura municipal, que seleciona os moradores que mais necessitam, junto com as concessionárias, por meio do cadastro único (CadÚnico) do governo federal.
“Nosso objetivo é ir além de nossas funções e efetivamente ajudar no crescimento do município e de suas comunidades”, afirma Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina, lembrando ainda que a empresa tem um importante papel social e um compromisso com o município de levar saúde para todos.
A doação também está alinhada ao objetivo 6 da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da qual a concessionária é signatária. O ODS 6 tem como objetivo garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
Além destas, diversas outras ações promovidas ou apoiadas pelas empresas catarinenses têm foco nos ODS, como as campanhas do agasalho, a instalação do sistema de inteligência artificial (BIM), o benefício por meio da Tarifa Social e a própria instalação dos novos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.
“Cada uma dessas funções cumpre com nosso compromisso social com as cidades e ajuda no desenvolvimento financeiro, ambiental e sustentável de Santa Catarina”, completa Reginalva.
ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada Agenda 2030. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países-membros. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
São eles:
ODS 1 – Erradicação da pobreza
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
ODS 3 – Saúde e bem-estar
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 6 – Água potável e saneamento
ODS 7 – Energia limpa e acessível
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 10 – Redução das desigualdades
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
ODS 14 – Vida na água
ODS 15 – Vida terrestre
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação