edição 37 | 2022 outubro a dezembro

Águas do Rio

SAÚDE NOTA 10 CHEGA AO RIO

Mais de 140 mil alunos de escolas públicas serão impactados positivamente pelo programa de educação ambiental da Aegea.

Saúde Nota 10 em São João do Meriti (RJ).

Apresentação de espetáculo durante programa em Rio Bonito (RJ).

Texto: Patrícia Gualberto

Na capital, o Saúde Nota 10 integra o programa estadual de educação “Esse Rio é Meu”, que tem os atores Thiago Lacerda e Malu Mader como padrinhos. No interior, o programa ganhou projeção em cidades como Aperibé, localizada ao norte do estado, onde o grande jogo de tabuleiro, que aborda os temas saneamento e meio ambiente, foi montado em espaço público, no meio da Praça Francisco Blanc, para que os alunos da Escola Municipal Vereador Francisco de Souza participassem da dinâmica.

Melhoria na qualidade de vida

Alunos participam do programa da Águas do Rio em Mesquita (RJ).

Aluna mostra desenho feito durante Saúde Nota 10 em Tanguá (RJ).

“Projetos como esse proporcionam melhoria para a qualidade de vida dos nossos munícipes, porque são crianças aprendendo sobre a importância da água e do esgoto tratados, levando estes conhecimentos para seus núcleos familiares”, elogiou a secretária de Educação e Cultura de Aperibé, Adriana de Castro.

Em Rio Bonito, outra cidade do interior, os alunos também assistiram ao espetáculo teatral “Cuidando das Águas do Rio”. Para a professora Ohana Figueiredo, da Escola Municipal Posse, “foi um complemento ao conteúdo ensinado na escola. Pois, desta vez, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar o que sabem sobre saneamento de uma forma mais lúdica e isso ajuda muito no aprendizado deles”.

Embaixadores do Saneamento

Embaixadores do Saneamento em ação na capital (RJ).

Colaboradora fala sobre saneamento em Duque de Caxias (RJ).

Os Embaixadores do Saneamento, como são chamados os participantes do programa pela equipe da Águas do Rio, são sensibilizados a mobilizar a sociedade. Orientações como descarte correto do lixo e óleo de cozinha, que não devem ser direcionados às redes de esgoto, assim como o uso consciente da água são disseminadas em diferentes abordagens.

“Em uma das dinâmicas, os estudantes têm a oportunidade de simular a construção de uma cidade, inserindo equipamentos sociais, casas e instalações específicas de saneamento como estações de tratamento de água e de esgoto. Observamos que muitos nunca tinham parado para pensar nessa infraestrutura do saneamento. E dessa forma vão entendendo o papel de cada um para a construção de uma cidade sustentável”, explica William Carvalho, gerente de Responsabilidade Social da concessionária.

“A natureza somos nós”

Águas do Rio leva Saúde Nota 10 para Aperibé (RJ).

Atividade na Escola Municipal Professor Marcos Gil de Mesquita (RJ).

Engajados com a causa ambiental, os atores Thiago Lacerda e Malu Mader, no bate-papo com cerca de 490 alunos da Escola Municipal José de Alencar, durante o lançamento do projeto na capital, reforçaram que não é possível pensar no meio ambiente, nos recursos naturais, como algo isolado. “Precisamos nos apropriar do que é nosso, e isso é fundamental. Que esta iniciativa sirva de inspiração para outras escolas, bairros, cidades e países. É fundamental esta aliança”, enfatizou Thiago.

“Falamos muito do cuidado, palavra e ação que está muito associada à cura. E nosso planeta precisa disso, de ser curado, e com urgência. É muito bom encontrar tantas pessoas envolvidas neste objetivo: instituições públicas e privadas, e nossos jovens. Contem comigo para a transformação que precisa ser feita”, destacou Malu Mader.

Na E. M. Vereador Manoel Novis da Silva, a professora da Educação Infantil, Bianca Cabral, desenvolveu o hábito de recolher os resíduos gerados pelos alunos na hora da merenda e que podem, além de se transformar em brinquedos, ser encaminhados para reciclagem. “É engraçado como hoje em dia eles naturalmente vêm me entregar os copos plásticos, por exemplo, e a presença de vocês é muito bacana, porque reforça o que já trabalhamos no dia a dia”, disse Bianca.

Mais sobre o Saúde Nota 10

Águas do Rio leva programa para mais de 16 mil estudantes da Baixada Fluminense.

Alunos da capital do Rio participam do Saúde Nota 10 e aprendem sobre a importância de temas ligados ao saneamento.

O Programa Saúde Nota 10 proporciona aos professores e alunos das escolas de Educação Infantil, ensinos Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas.

As atividades acontecem por meio de módulos contendo práticas adaptadas a cada faixa etária, uso de recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange ao uso da água, ao tratamento do esgoto e à destinação de resíduos.

Na Baixada Fluminense, o programa percorre também a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e escolas inclusivas, com alunos com deficiências intelectuais e físicas. A coordenadora pedagógica Denise Barreto, da Escola Municipal Professor Marcos Gil de Mesquita, unidade referência em educação especial na cidade, acompanhou de perto toda a ação com os estudantes e ficou encantada com o formato da atividade apresentada por meio do jogo de tabuleiros.

Aprendizado importante

“Eu percebo que com essas experiências os alunos conseguem ter um momento de aprendizado significativo. Tudo que foi apresentado está vinculado ao cotidiano deles e tenho certeza de que eles replicarão o que ouviram para a família e os amigos. Estou muito satisfeita com a iniciativa da empresa”, afirmou.

Em 2023, a previsão é de dobrar o número de participantes, chegando a quase 300 mil estudantes. Essas iniciativas contribuem para um futuro mais sustentável, reduzindo as diferenças sociais e garantindo a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do planeta.