edição 35 | abril 2022
Texto: Janaína Novellino
No pátio do Instituto Cultural Carlos Scliar, as expressões denunciavam o misto de expectativa e curiosidade pelo que vinha pela frente. Com os olhos atentos e o coração aberto, as mulheres do Quilombo Caveira, de Botafogo, bairro de São Pedro da Aldeia, cidade do interior do Rio de Janeiro, assimilavam gradativamente as orientações da coordenadora da Casa Museu, Cristina Ventura. Aos poucos, as tardes no jardim da Casa Scliar se tornavam muito mais do que aulas de cerâmica, elas passaram a ser sessões de empoderamento, compartilhamento de experiências, fomento da representatividade e do potencial criativo das participantes.
Foi dessa forma que a dona Helena Silveira descreveu a experiência que teve com o projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro”, desenvolvido pelo segundo ano consecutivo pela Prolagos (RJ). Cada turma trabalhou com uma peça distinta, respeitando as particularidades das comunidades de origem. Cumprindo as normas de prevenção contra a COVID-19, com distanciamento, uso de máscaras e álcool gel, as divas aprenderam a modelar a argila, pintar, queimar e inserir ilustrações que tratam sobre a cultura afro-brasileira.
“O barro faz parte da minha história. Já morei em casinha de estuque, mas eu nunca havia trabalhado com ele no artesanato. Participar do projeto levantou minha autoestima e me ajudou na recuperação de dois AVCs. Agora eu pretendo continuar confeccionando as peças”, relata a quilombola.
Assim como a dona Helena, outras 10 mil pessoas foram impactadas pelos projetos sociais da concessionária em 2021. O investimento tem foco em promover o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável, gerando conhecimento e o fortalecimento da população para atuar no mercado de trabalho, preservando a história, cultura e o desenvolvimento turístico da região onde atua.
O setor de Responsabilidade Social da Prolagos desenvolveu dez programas em 2021: Afluentes, Pioneiros, Portas Abertas, CaptaAção, De Olho no Óleo, Somos Divas na Luz do Candeeiro, Bolsa Socioambiental, Impulso, Tarifa Social e Olho D’Água. “Além das ações corporativas, também desenvolvemos os nossos próprios projetos, respeitando a identidade cultural da região onde atuamos e ouvindo as necessidades da comunidade local, como é o caso do Pioneiros, programa iniciado aqui na Prolagos após uma demanda do Programa Afluentes, que acabou sendo absorvido pela Aegea”, explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária.
As ações são desenvolvidas com as comunidades escolar, pesqueira e quilombola, além de associações de moradores. “É uma grande oportunidade e impulso à cultura local, incentivando os jovens a se interessarem pela história do município. Também é um incentivo para ingressarmos na carreira de trabalho, abrindo novos horizontes para nos profissionalizarmos como guias de turismo” – disse o aluno Marcos Paulo Monteiro, sobre A Natureza da Educação para o Mangue, um dos três subprojetos do Programa Impulso.
Cada projeto é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Neste sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno. “Promover a cultura, educação e geração de renda também é um compromisso nosso, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social. Nossa intenção é contribuir para uma agenda comum de desenvolvimento focada nas pessoas, aumentando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região onde atuamos”, pontua o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.