edição 35 | abril 2022
Texto: Janaína Novellino e João Phelipe Soares
Máquinas, caminhões, equipamentos, colaboradores de diversos órgãos públicos e de empresas privadas e voluntários. Pelas ruas, praticamente intransitáveis, viaturas e sirenes, que tocavam a todo instante, reforçavam o quanto Petrópolis (RJ) precisava de ajuda. No dia 15 de fevereiro deste ano, a cidade imperial, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, viveu a maior tragédia da história do município, provocada por um forte temporal – o mais forte desde 1932, segundo o governo do estado.
Em apenas duas horas e trinta minutos, choveu 230 milímetros, quantidade esperada para todo o mês. Rios transbordaram e a cidade não suportou o volume de chuva. Enchentes, deslizamentos e um triste saldo de 233 mortos e mais de 600 desabrigados ou desalojados. Para todos os lados, o cenário era um só: lama, lixo, restos de móveis, carros, casas e lojas destruídos. A tristeza que tomou conta da cidade dividiu espaço com uma corrente de solidariedade que se formou para apoiar as pessoas atingidas.
Fazendo parte dela, lá estavam os profissionais além da conta, um dos talentos da Aegea. Com caminhões pipa e retroescavadeiras, colaboradores das unidades do Rio de Janeiro, Águas do Rio e Prolagos, atuaram diretamente na limpeza das ruas. Promoveram também a campanha Fluxo do Bem para arrecadar doações. Todas as lojas das concessionárias receberam donativos. Foram entregues 17 mil litros de água e 8 mil produtos, entre roupas, calçados, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza.
A mesma corrente aconteceu nas cidades das regiões Serrana e Noroeste Fluminense, que também foram castigadas por enchentes no começo deste ano e tiveram apoio social. A campanha Fluxo do Bem é um ato de solidariedade, compaixão e amor ao próximo e recebeu o apoio de outras empresas, inclusive da Inter TV, afiliada da Rede Globo, que ampliou a divulgação.
“O Fluxo do Bem é sobre solidariedade, um espírito que move uma ação contínua para amenizar um pouco a dor dessas pessoas. Nossos profissionais têm sido incansáveis abraçando essa campanha por meio do nosso Programa de Voluntariado e aumentando essa rede de solidariedade também com a participação da população. Estaremos sempre prontos para esse tipo de ação. mesmo que não seja em nossa área de atuação”, destacou Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos e diretor-superintendente da Águas do Rio.
Esta é a segunda fase da campanha, que foi criada em janeiro, para auxiliar outras cidades das regiões Serrana e Noroeste do Rio, que foram atingidas por temporais, quando mais de 8 mil donativos foram arrecadados e distribuídos às prefeituras de cada localidade.
À frente desse trabalho social estava a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Simony Dias. “Quando chegamos a Petrópolis, no dia 16, me emocionei ao refletir sobre o meu papel e o da nossa equipe naquele lugar, que acabara de sofrer uma grande tragédia. Apesar de não conhecer ninguém, estávamos lá trabalhando junto com servidores e voluntários, em apoio às famílias. A escuta, o acolhimento, o afeto e o propósito de servir eram o que nos movia. E esses são valores da Aegea e das suas concessionárias, que foram muito presentes no movimento de apoio que conseguimos realizar”, relembrou Simony.
O desafio profissional foi grande. Apesar dos longos 15 anos de experiência com trabalhos sociais na linha de frente junto às comunidades de Vitória, no Espírito Santo, foi inevitável o impacto na vida pessoal. “Durante toda minha carreira, nunca participei de uma ação tão impactante como essa em Petrópolis. Fui tomada por um sentimento humano de empatia tão grande que me fez próxima daquela realidade. E é motivador estar em uma companhia que compartilha a preocupação com o próximo e age para o bem-estar das pessoas, mesmo não sendo em nossa área de concessão”, conclui Simony, que recebeu o reconhecimento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) pela sua atuação.