edição 34 | janeiro 2022

SOLIDARIEDADE

Colaboradores se unem para reforçar banco de sangue da Região dos Lagos

Texto: Janaína Novellino, Jefferson Gonçalves e Rosiney Bigattão

Ser voluntário é saber o valor de um sorriso. Com esse mote, o Comitê de Voluntariado da Águas de Sorriso (MT) arrecadou e distribuiu brinquedos no Residencial Mário Raiter. Os comitês da Águas de Primavera (MT) e das unidades da Aegea em São Paulo também atuaram para levar mais alegria, distribuindo brinquedos e realizando atividades. Em Pimenta Bueno (RO), os colaboradores realizaram a entrega de 100 cestas básicas e 100 kits de higiene pessoal para ajudar as famílias ribeirinhas afetadas pelas chuvas.

Na Águas Guariroba (MS), a ação do Programa Voluntariado também entregou kits de higiene pessoal para idosos do Asilo São João Bosco e no Lar do Idoso – SIRPHA. Os 84 kits contendo desodorantes, xampus, condicionadores e sabonetes são resultado da campanha de arrecadação realizada pelos colaboradores da concessionária.

Além dos kits, a visita dos Programa Voluntariado contou com a participação do cantor Douglas da Kombi que realizou uma apresentação musical com a participação dos idosos. “Nós, como instituição filantrópica, dependemos da ajuda solidária, pois são as doações que mantém a instituição como ela está hoje”, destaca Cleo.

A ação do Comitê do Voluntariado em 2021 trouxe uma perspectiva diferente dos outros anos. “Com o tema: Ajude a Cuidar de Quem Sempre Cuidou de Você, levamos os voluntários para fazer as entregas. O propósito maior é se doar ao próximo e receber de volta um sorriso cheio de brilho no olhar e isso não tem preço”, explica Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.

Doações que salvam vidas

No verão, as belas praias, de areias brancas e águas cristalinas, das cidades da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, atraem milhares de turistas. Neste período, além da população, cresce também a demanda por sangue. É por esse motivo que já se tornou tradição na Prolagos a campanha feita anualmente pelo Comitê de Voluntariado.

O trabalho começa em novembro, mês que antecede o início da alta temporada. O Comitê de Voluntariado mobiliza os colaboradores para contribuírem com o estoque do Hemolagos, único banco de sangue que abastece nove municípios do interior.

Durante todo o ano a concessionária estimula a doação e realiza ações de conscientização, como a palestra ministrada pelo técnico de enfermagem do trabalho Marcel Souza, explicando sobre os requisitos e a preparação necessária para doar.

“Como agentes da dignidade, abraçamos e acolhemos a população. Por isso nos mobilizamos para ajudar o Hemolagos a passar pela alta temporada com tranquilidade. Cedendo um pouco do nosso tempo e, de gota em gota, a gente ajuda a salvar vidas”, pontua José Carlos Almeida, diretor-executivo da concessionária.

O trabalho de conscientização ajuda a incentivar funcionários como o Marco Antônio de Oliveira, o “Marcão”, do setor de Cadastro, que teve a iniciativa de doar pela primeira vez. “Eu não vinha antes porque tinha medo, mas esse fantasma foi derrubado. É muito bom saber que estamos ajudando alguém que está dependendo desse sangue para sobreviver. Agora, quero vir todos os anos”, relata o colaborador.

Para atender aos doadores, a equipe do hemocentro adaptou a rotina do local por causa da pandemia da COVID-19 e faz atendimento agendado. As cadeiras são sinalizadas de maneira que as pessoas possam manter a distância e é necessário o uso de máscaras.

“A nossa região recebe muitos turistas, principalmente no verão, reforçando ainda mais a necessidade de doar. Cada doação é muito importante já que o sangue de uma pessoa consegue salvar até quatro vidas”, esclarece Denise Neves, diretora Administrativa do hemocentro.