edição 33 | outubro 2021

PRÊMIO VOLUNTARIADO

Colaboradores da Aegea mostram que a solidariedade não tem limites

Texto: colaborativo

Ao comemorar dois anos de atuação, o Programa de Voluntariado da Aegea demonstrou por que os colaboradores podem dizer em alto e bom som que “nossa natureza movimenta a vida”. Os colaboradores carregam o propósito da empresa também nas horas de folga, aquelas em que eles trocam o descanso por mais dedicação para quem precisa de um pouco mais de atenção e carinho.

Os projetos voluntários desenvolvidos no último ano foram inscritos no 1º Prêmio Voluntariado da Aegea. E, entre tantas opções transformadoras, o júri escolheu dois, em vez de um vencedor. Águas de Manaus (AM), com as ações sociais na comunidade Gilberto Mestrinho, e a Prolagos, com a Biblioteca Comunitária Recanto do Sol, ganharam a premiação que vai viabilizar mais benefícios e ações de voluntariado nas comunidades.

Os vencedores foram anunciados no dia 5 de outubro em um evento on-line marcado pela emoção. “São todos vencedores”, disse o CEO da Aegea, Radamés Casseb, aos participantes. “É do sonho de vocês que a companhia é feita”, afirmou. Marcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas, e Marina Rodrigues reiteraram a importância do trabalho realizado.

Os projetos transformadores

Moradores da comunidade Gilberto Mestrinho, na zona leste da capital amazonense, tiveram atividades para todas as idades realizadas pelos voluntários da Águas de Manaus (AM). Leitura para crianças de 5 a 9 anos, aulas de reforço escolar para os jovens do Ensino Médio e curso de informática para pessoas com mais de 50 anos.

O Comitê de Voluntariado da Prolagos (RJ) reformou uma biblioteca comunitária e contribuiu com a doação para o acervo de mais de 460 livros na sede da associação de moradores do bairro Recanto do Sol, em São Pedro da Aldeia (RJ). Na inauguração teve café da manhã e contação de histórias.

“Eu achei a biblioteca muito bonita, gostei da quantidade de livros, as pinturas nas paredes também são muito legais. Eu não gosto muito de ler, mas acho que o ambiente vai me incentivar bastante”, disse com sinceridade Davi Fonseca, de 11 anos.

“Espero que este espaço sirva não somente para a promoção da leitura, como também para empreender projetos que elevem a comunidade para a cultura. Os voluntários são anjos que vieram engrandecer o trabalho da associação”, diz o presidente da associação de moradores do Recanto do Sol, Jaimisson de Souza.

Moradores do núcleo urbano da Cerâmica Cil, em Teresina (PI), receberam o Dia D Cidadania com diversos serviços executados pelos voluntários, em parceria com instituições públicas e com a comunidade. Serviços de saúde e consultas jurídicas gratuitas fizeram parte da ação da Águas de Teresina.

A Águas de Timon (MA) realizou o I Varal Solidário. O evento contou com palestras sobre consumo consciente e uso racional da água. Teve distribuição de livros, brinquedos e roupas. A iniciativa teve a parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) de Timon.

Como funciona o Programa de Voluntariado

O programa, que completou dois anos, tem um Comitê de Voluntariado em cada concessionária, que mobiliza os colaboradores. “Acreditamos que, por meio do comprometimento, da solidariedade, da responsabilidade e dedicação, podemos transformar vidas”, diz Marina Rodrigues, gerente de Responsabilidade Social.

O voluntariado é um trabalho de formiguinha e a união de todos é o que faz a diferença. “Aquele que se dedica ao voluntariado ganha muito mais do que aquilo que está sendo doado. As experiências e o relacionamento que a gente adquire por meio deste trabalho são marcas para nossa vida. É um ato de amor”, ressalta Roberta Silva, presidente do Comitê de Voluntariado da Prolagos (RJ).

As ações são mesmo transformadoras ao levar mais saúde e educação aos moradores, estimular o engajamento social ou fortalecer o compromisso com a diversidade. Priorizam ainda o trabalho em equipe, a criatividade e a inovação.

O programa fomenta ações sociais lideradas por seus colaboradores de maneira estratégica, estruturada e sistematizada, contribuindo para que o trabalho voluntário seja um valor dentro da empresa. Assim, aproxima os colaboradores das comunidades, contribuindo para o atendimento de demandas sociais.