edição 32 | julho 2021
Texto: Ude Valentini e Rosiney Bigattão
As mais de 100 ações coordenadas pelos comitês nas três regionais – 12 ao todo – são apenas um exemplo do voluntariado que move os colaboradores desde que o programa foi criado, em 2019. Nestes dois anos, as unidades construíram ações e projetos para impactar positivamente e gerar valor nas cidades atendidas.
São muitas as ações educativas, ambientais e de apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade. Da enorme lista de realizações, se destacam as de doação de sangue, de agasalhos, de ajuda durante a pandemia, que inclui distribuição de cestas básicas, produtos de higiene e materiais hospitalares (veja box no fim).
“O Programa de Voluntariado da Aegea nos convida a exercitar a empatia e a dedicar nosso tempo e talento para questões relevantes para a comunidade onde atuamos. Em dois anos já alcançamos resultados muito interessantes e o interesse de todos os colaboradores voluntários nos move a desenvolver cada vez mais o programa”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa, Marina Rodrigues.
Mesmo quem não lida diretamente com o público em sua rotina de trabalho está ligado ao compromisso de servir ao outro, pois o foco de uma empresa de saneamento como a Aegea é o de prestar serviços de água e esgoto.
Entre os cinco talentos que servem de alicerce ao propósito da empresa e que revelam o que a marca tem de único, está o agentes da dignidade. Representa um vínculo forte com a prestação de serviços que vai além do trabalho diário e faz com que o engajamento em questões sociais e ambientais entre os colaboradores da Aegea seja muito grande.
Para valorizar o espírito de voluntariado ainda mais, a área de Responsabilidade Social realizou em junho uma ampla pesquisa. Qual o perfil dos voluntários, seus interesses e aptidões? As respostas às perguntas vão ajudar a traçar os próximos passos do programa.
Entre as ações com que os colaboradores mais se identificam estão as que eles podem, literalmente, “colocar a mão na massa”, agir diretamente para ajudar outras pessoas. As que envolvem cuidados com o meio ambiente também conquistam o coração dos voluntários.
Merece destaque entre eles as atividades para fomentar a educação e formação de jovens. Campanhas pontuais, como doação de agasalhos e de sangue também foram bastante lembradas na pesquisa, assim como as que promovem mais diversidade.
A pesquisa perguntou ainda de que maneira os colaboradores querem ser voluntários. A resposta que aparece em primeiro lugar é por meio do estímulo ao desenvolvimento profissional, depois vêm as habilidades manuais e artesanato, conhecimentos de gestão e das redes sociais e culinária.
Em relação ao tempo que podem dedicar, a maior parte dos colaboradores se dispõe a uma vez por mês. Mas muitos querem e podem realizar atividades voluntárias uma vez por semana.
Em reconhecimento ao engajamento dos colaboradores nos dois anos do programa, a área de Responsabilidade Social lança o Prêmio de Voluntariado. As ações devem auxiliar na promoção da mobilização social para o bem comum e contribuir ainda mais para o fortalecimento da cultura do voluntariado da Aegea. Podem ser inscritos projetos realizados até 28 de agosto, data comemorativa ao Dia Internacional do Voluntariado.
A COVID-19 aqueceu a chama da solidariedade e todas as unidades da Aegea tiveram uma participação ativa para ajudar as comunidades onde atuam. A sociedade em geral precisou se readequar ao novo cenário, novos processos foram implementados e hábitos de higiene, cada vez mais, reforçados. No entanto, uma coisa não mudou: a necessidade do trabalho social.
Unidades de Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, enfim, de todas as regionais intensificaram suas ações em prol da população, especialmente aos munícipes em situação de vulnerabilidade social. Um dos destaques foi a arrecadação de roupas e calçados organizada pela área de Responsabilidade Social de Matão (SP), que contou com a atuação direta dos colaboradores. As mais de 500 peças foram doadas ao Centro Espírita Bezerra de Menezes. A instituição foi escolhida em razão do trabalho que realiza, com a promoção de bazares e destinação de toda a renda para o auxílio da comunidade local.
Sensibilizados com o trabalho desenvolvido pela Associação Anjos da Noite, que distribui 150 marmitas diariamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, diretores da Aegea SP colocaram a “mão na massa”.
O diretor-executivo Ozanan Pessoa, Maria Aparecida Draheim e Cynthia Rocha, da área de Responsabilidade Social, e Cleila Delaroveri, do setor Comercial, se juntaram aos voluntários para ajudar a preparar uma das refeições.
No cardápio, arroz, feijão, macarrão, salsicha, salada de batata com abobrinha, muito amor e disposição. Além da nutritiva marmita, foram entregues um suco e um doce de leite para cada pessoa. Ao fim de uma tarde e parte da noite de doação ao próximo, o sentimento de satisfação era comum entre todos.
“Agradeço a Deus a oportunidade de poder estar aqui, ajudando nesse trabalho tão bonito. A gente sente um prazer enorme em doar nosso tempo para uma causa com apelo social tão significativo, principalmente em tempos de pandemia”, disse Ozanan.
Para Jacy Prado a iniciativa da área de Responsabilidade Social foi extremamente positiva. “Realmente é uma oportunidade ímpar estarmos aqui, junto com esse grupo. Foi um grande aprendizado porque, na correria do dia a dia, não vemos quantas pessoas estão doando seu tempo em prol dos que mais precisam. Me senti muito gratificado”, disse o diretor-presidente.
Os colaboradores da Águas de Sinop promoveram ação de reciclagem, por meio do Programa de Voluntariado. Nos primeiros 30 dias, a equipe conseguiu arrecadar mais de 340 kg de itens. Papelão, plástico, garrafa pet e outros materiais que seguiriam para o lixo foram entregues na concessionária e encaminhados para sua destinação correta.
Cerca de 50 metros cúbicos de materiais entre móveis, televisão, pedaços de geladeira, pneus, latas e copos plásticos foram retirados das margens do Rio Camboriú (SC) e levados por caminhões caçambas para o descarte correto. A 2ª Ação Interligada de Limpeza do Rio Camboriú (SC) foi realizada pelo Lions Clube BC Centro e Conseg Mar com o apoio da Águas de Camboriú. A concessionária distribuiu 500 copos de água mineral, 60 quilos de frutas e 600 sacos de lixo, além de ter colaboradores entre os voluntários na ação. “Trata-se de um manancial importantíssimo e a qualidade de suas águas interessa à população das duas cidades que fazem uso dele para atender com abastecimento a um contingente de mais de 200 mil pessoas. Fazer parte de uma ação como esta é fundamental”, afirma a diretora-presidente da concessionária, Reginalva Mureb.