edição 31 | abril 2021
Espaço projetado para a “Estação Fonte do Saber”.
Texto: Roberta Moraes
O Programa Impulso, lançado pela Prolagos na Região dos Lagos (RJ), é dividido em três subprojetos que se complementam: “A Natureza da Educação para o Mangue”, com foco na formação profissional de jovens; “Vida na Lagoa”, destinado a aumentar a renda dos pescadores e de suas famílias; e “Estação Fonte do Saber”, um espaço científico e cultural. “A intenção foi desmembrar o projeto para que pudéssemos alcançar o maior número de pessoas, respeitando as particularidades de cada município da nossa área de concessão”, explica Francine Melo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.
“Nossas cidades são ricas em biodiversidade e em cultura. Valorizar a população local, por meio de ações que promovam geração de renda e educação, nos faz transcender o simples fornecimento de um serviço, e nos ajuda a contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, perpetuando a história da localidade”, fala o diretor-presidente da Prolagos, Sérgio Braga.
É um projeto gratuito de formação de guias de turismo, para jovens com idades entre 16 e 18 anos, dos Quilombos da Rasa e de Baía Formosa, em Búzios. Para composição do programa, o local foi mapeado e está sendo elaborado um roteiro de turismo, étnico e histórico, ressaltando as características da região e dos quilombos, tendo como principal atração o Mangue de Pedra.
É uma ação voltada para os pescadores e suas famílias, que visa promover estruturação profissional de forma a otimizar o potencial da profissão e dos produtos oriundos da atividade pesqueira, gerando rendas complementares para os participantes, com orientação jurídica para legalização dos profissionais e construção estatística da profissão na região.
Será construído um espaço científico e cultural, na Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira, com foco em educação ambiental para que toda a população, especialmente estudantes de escolas públicas, tenha acesso por meio de visitas monitoradas. O local terá uma exposição, com instalações científicas lúdicas e interativas, retratando características da água e fenômenos que ilustram o comportamento dela em diversas situações.