edição 30 | janeiro 2021
O prêmio foi entregue pela presidente da Acibalc, Maria Pissaia, ao diretor-executivo da Águas de Camboriú, Gabriel Buim, e ao responsável pela Comunicação da concessionária, Marco Antônio Campesatto.
Texto: Luciana Zonta
O Selo Social é uma estratégia para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do reconhecimento e da valorização de empresas, organizações públicas e privadas e de pessoas físicas que realizam investimentos sociais internos e externos em prol da sociedade.
Foi concedido à concessionária pelo programa Rio Camboriú sem Plástico, desenvolvido em parceria com a Fundação do Meio Ambiente (Fucam) e que arrecadou 1,9 milhão de itens plásticos em 70 dias de campanha. O conteúdo foi coletado junto com as escolas públicas e particulares de Camboriú e encaminhado à associação de catadores.
O Programa Saúde Nota 10, por sua vez, é realizado pela concessionária em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e atendeu quase 400 alunos de sete escolas da rede pública de Camboriú. O objetivo das aulas é complementar, de forma lúdica e prática, os conteúdos de cunho ambiental estudados dentro das disciplinas.
A diretora-presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, reforça que programas como o Rio Camboriú sem Plástico e o Saúde Nota 10 elevam o comprometimento da concessionária com a comunidade local. “Ser certificado novamente com o Selo Social é uma grande honra para a empresa e a prova de que estamos no caminho certo”, diz.
Os cinco anos de atuação à frente do sistema de saneamento básico do município também renderam à Águas de Camboriú o 10º Prêmio Cambori – Empreendedores de Sucesso. Concedida pela Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), a premiação reconhece publicamente a trajetória de sucesso de empresas associadas que completam aniversário de fundação em múltiplos de cinco anos nas duas cidades.
Desde que passou a operar na cidade, em dezembro de 2015, a concessionária realizou uma série de investimentos que impactam positivamente na saúde e na qualidade de vida da população. A empresa já ampliou a rede de distribuição de água em 66 quilômetros, responsável por levar água tratada a cerca de 98,5% da população urbana de Camboriú. Também foram implantados mais de 12 quilômetros de rede adutora (dutos principais que distribuem água para diferentes regiões da cidade) e instalados 12 novos boosters, equipamentos pressurizadores que aumentam a vazão da água em áreas específicas.
Em cinco anos, a concessionária também implantou 12 Pontos de Controle de Qualidade (PCQ) e um completo Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza monitoramento on-line em tempo real do sistema. Uma das principais obras entregues à cidade é o novo reservatório com 4 milhões de litros de água, que ampliou em cinco vezes a capacidade de reservação de Camboriú.
Comprometida e envolvida com a população, a Águas de Camboriú ainda auxiliou o município no enfrentamento da COVID-19 por meio de doações de 16 novos leitos, oxímetros, luvas e outros itens de primeira necessidade ao Hospital Cirúrgico de Camboriú. “Em 2020, a empresa também inovou e reforçou o relacionamento com as lideranças comunitárias de Camboriú por meio do Afluentes Digital, um canal digital inédito que adequou a comunicação às normas de segurança sanitária”, finaliza Reginalva Mureb.