edição 30 | janeiro 2021

Afluentes Digital fortalece relacionamento em reuniões mensais com líderes comunitários

Encontro virtual do Programa Afluentes realizado pela Águas de Bombinhas (SC).

Texto: Luciana Zonta

Todos os meses, líderes comunitários participam dos encontros on-line que abordam temáticas diferentes, conforme as ações que ocorrem nos municípios. Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina, explica que a conversa franca e transparente com os representantes da comunidade é fundamental, pois são porta-vozes do público-alvo da concessionária. “Continuamos investindo no município para melhorar a qualidade de vida da população com a oferta de saneamento, e este relacionamento com os representantes dos bairros é fundamental na prestação dos nossos serviços. Um momento de ouvir e buscar soluções, apresentar os investimentos nos municípios, expressar o nosso agradecimento pela parceria, além de promover orientações e ações de conscientização”, observa.

Outro ponto que comprova os bons resultados do programa é o fato de ter sido classificado em 3º lugar no Prêmio Inovação Aegea 2020. “Estamos comprovando como as tecnologias podem aproximar ainda mais as pessoas, esclarecer dúvidas e estreitar os laços com a comunidade”, afirma a diretora-presidente.

Para Alex Schwabe, gestor de Responsabilidade Social das concessionárias, um dos motivos para o projeto ser um sucesso é o fato de reunir todos os setores da empresa em um mesmo ambiente. “Temos muito orgulho em falar deste programa inédito em Santa Catarina. Trazemos os setores da empresa e as lideranças para uma sala virtual a fim de falar sobre temas de relevância: abastecimento de água e tratamento de esgoto. E assim vamos encontrando soluções para as demandas em conjunto, num ambiente colaborativo”, explica ele.

Principais temas nas unidades

Águas de Bombinhas

A empresa promoveu três reuniões do Afluentes Digital em sua nova formatação e entre os temas mais importantes estão o cronograma de ampliação dos sistemas de esgoto existentes e as ações adotadas pela empresa para enfrentar o período de grande fluxo de visitantes e moradores temporários nos municípios da área de concessão. O coordenador de Operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Fasola, aproveitou a chegada do verão e reforçou sobre a importância de as moradias possuírem reservação de água tratada.

Águas de Penha

Em Penha foram cinco encontros virtuais que tiveram como principal tema os investimentos realizados pela concessionária para avançar na distribuição de água na cidade. Gilberto Caetano Manzoni, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG), reconheceu o esforço que a concessionária está fazendo para se comunicar com o seu público e que a aproximação foi intensificada nos últimos meses. A participação da comunidade foi bastante significativa – aproximadamente 130 pessoas ouviram as apresentações e trouxeram contribuições.

Águas de Camboriú

Samuel Violante, representante da Associação dos Moradores do Conde Vila Verde, aproveitou um dos encontros para destacar o trabalho que a concessionária vem realizando para levar água aos moradores da região. “Não temos dúvidas de que a concessionária está fazendo um bom trabalho e que a água está chegando às residências da comunidade”, reforçou Grasi Rodrigues, do bairro Santa Regina. A concessionária já promoveu três reuniões virtuais, trazendo debates como a importância da reservação para o verão, além de prestar esclarecimentos sobre suas obrigações contratuais quanto ao saneamento da cidade.

Águas de São Francisco do Sul

No segundo semestre de 2020 foram realizados quatro encontros virtuais. Os encontros tiveram, em média, 140 participantes. Foram discutidos temas como a proibição do uso dos supostos bloqueadores de ar na rede, valores de tarifas, questionamentos sobre a coleta e o tratamento de esgoto e o andamento de obras. Os temas sempre são levados adiante e, se necessário, entram nas Ordens de Serviço das equipes de campo. “O interessante é que temos retorno da comunidade após as reuniões. A população percebe que tem voz ativa”, comenta Alex Schwabe, gestor de Responsabilidade Social.