edição 29 | novembro 2020

RESPEITO DÁ O TOM
Os avanços do programa e as metas para os próximos anos

Beatriz Ferreira Raimundo, coordenadora do Programa Respeito Dá o Tom. 

Texto: Rosiney Bigattão

Um aprendizado constante, que propõe mudanças de postura, de cultura e revisão de valores pautadas pela temática étnico-racial. Esta tem sido a proposta do Respeito Dá o Tom, programa que comemora três anos com mais de 180 ações, sendo que 100% dos colaboradores já participaram em pelo menos uma delas. No período foram realizadas parcerias, o censo étnico-racial da Aegea, criados 13 comitês, elaborados planos de trabalho e, entre muitas outras atividades, dezenas de campanhas de conscientização. Com motes criativos, como os dos carnavais – Gênero não é brincadeira, por exemplo, e A melhor fantasia é o respeito – o programa aproveita datas comemorativas e eventos para conscientizar e promover a diversidade.

Distribuição de materiais como cartazes, palestras, workshops e muitas, muitas rodas de conversa colocaram o assunto da igualdade em pauta em todas as unidades. E continuam mobilizando a atenção, pois agora a programação é virtual. Mas a transformação que está provocando é muito real, como mostram depoimentos e histórias vivenciadas pela empresa toda. “Hoje os corredores estão mais coloridos, o respeito, a diversidade e a igualdade racial fazem parte do nosso dia a dia”, disse Fabiana Simão, em vídeo da Regional 1 da Aegea. “Eu aprendi com o Programa Respeito Dá o Tom a desconstruir o racismo estrutural, conhecendo palavras, atitudes, sentimentos racistas e não mais praticá-los”, conta Zaida Pereira, no mesmo vídeo.

Próximos passos

Para os próximos anos, os objetivos do planejamento estratégico são aumentar o engajamento para traduzir alguns avanços do programa em números e aproximar ainda mais o Respeito Dá o Tom da marca Aegea. “Fizemos um trabalho com uma consultoria envolvendo várias áreas da Aegea para revisar todos os trâmites do programa, colocar metas e acompanhamento dos números junto a RH, Academia Aegea e área de Comunicação”, relata. “Um ponto positivo é apontado pelo ID_BR, que nos acompanha desde o começo e sempre coloca a Aegea como uma empresa diferenciada nesta questão”, aponta Beatriz Ferreira Raimundo.

Missão, Visão e Valores do programa

O programa tem como Missão promover a diversidade racial, com ênfase na população negra, incluindo a população indígena, tendo foco em desenvolvimento, empregabilidade e relacionamento. O Respeito Dá o Tom visa: agir de acordo com o Estatuto da Promoção da Igualdade Racial, a Lei nº 12.288/2010; atrair e desenvolver talentos junto ao público-alvo; e contribuir com a empresa e suas unidades na conquista e manutenção das respectivas licenças sociais. Sua Visão é ser referência em igualdade racial, reconhecida pela promoção da diversidade e valorização da população negra e indígena, espelhando o perfil da população local em todos os níveis hierárquicos da companhia, com prioridade para as posições de liderança, e considerando o desempenho e o resultado profissional. O Respeito Dá o Tom tem como Valores: acessibilidade, austeridade, colaboração, evolução contínua, responsabilidade social e transparência.

Linha do tempo do RDT:

2017
Junho
– Criação dos comitês de estratégia.
Julho
– Parceria com o ID_BR.
Setembro
– Lançamento do Programa Respeito Dá o Tom.
Novembro
– Semana da Consciência Negra.

2018
Março
– Criação da coordenação do RDT.
Maio
– Campanha interna Racismo é Crime.
– Realização do censo interno.
– Aegea ganha prêmio na categoria Comprometimento Racial.
– Palestra sobre os 130 anos de abolição.
– Mais de 50 rodas de conversa.
Julho
– Workshop Educação para a Diversidade.
– Estruturação do modelo de governança para o RDT.
Agosto
– Programa Trainee divulgado em múltiplos canais, 75% de aprovação dos negros.
Novembro
– Águas Guariroba é eleita a melhor empresa de porte médio com destaque às ações voltadas à diversidade.
Dezembro
– Prêmio Selo Municipal Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo.

2019
Março
– E-mail mkt a respeito do carnaval.
Maio
– E-mail mkt sobre 13 de maio.
Junho
– Assinatura de e-mail padrão “sim à igualdade racial”.
Setembro
– Kit integração RDT.
– Censo Manaus.
Outubro
– Prêmio Diversidade e Inclusão “Mais Admirados 2019”, Curitiba.
Novembro
– Trilha RDT na Academia Aegea.

2020
Fevereiro
– Campanha Carnaval Consciente.
Março
– Campanha “Você enxerga a diferença”.
Abril
– 1ª roda de conversa on-line.
– Campanha “19 de abril | Dia da Diversidade Indígena”.
– Trilha na Academia Mentalidade Financeira.
Maio
– 2ª roda de conversa on-line.
– E-mail mkt sobre 13 de maio.
Junho
– 3ª roda de conversa on-line.
– Ações institucionais Vidas Negras Importam.
Julho
– 4ª roda de conversa on-line.
– Campanha “25 de julho, Dia da Mulher Negra”.