edição 33 | outubro 2021

QUATRO ANOS COM MAIS RESPEITO

Doação de notebooks para comunidade quilombola

Texto: Jefferson Gonçalves

Onze notebooks foram entregues pelo Programa Respeito Dá o Tom com apoio das concessionárias Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal para acadêmicas quilombolas da comunidade Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari, a 55 quilômetros de Campo Grande (MS).

A doação vai auxiliar as acadêmicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) nas aulas e atividades on-line intensificadas em razão da pandemia da COVID-19.

“Com o formato on-line, cada acadêmica teve de se adaptar para participar das aulas, porém com muita dificuldade, já que muitas acessavam apenas pelo celular, sem a possibilidade de baixar os conteúdos e materiais das aulas. Por conta disso, chegamos a iniciar uma vaquinha solidária para adquirir novos equipamentos e nos ajudar a ter um acesso melhor às aulas”, conta Vera Lúcia, acadêmica e vice-presidente da Associação Furnas do Dionísio, sobre o início das mobilizações.

“Quando a Keilla Martins,  do Respeito Dá o Tom, soube da nossa situação, se prontificou a nos ajudar com os notebooks. E, para nossa surpresa, foram 11, o que atendeu às necessidades. Ficamos muito felizes por essa iniciativa, pois trata-se de uma ação voltada para a educação e o crescimento acadêmico”, destaca Vera Lúcia.

A entrega dos computadores contou com a participação do diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, do diretor regional de Relações Institucionais, Paulo Antunes, e da coordenadora do Programa Respeito Dá o Tom, Keilla Martins.

“Por meio do Respeito dá o Tom buscamos ampliar as diversidades promovendo a igualdade como um dos deveres de cada unidade da Aegea. A causa da integração e igualdade também nos diz respeito e queremos cada vez mais fortalecer essas ações”, destacou o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.

“O programa há muito tempo deixou de ser apenas da Aegea, se tornando uma parte importante de toda a comunidade. É uma alegria poder contribuir para que a igualdade aconteça por meio de ações que levam a educação até as pessoas. Trata-se de uma causa de todos nós”, disse Keilla Martins.