edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Diretor-executivo Valdir Junior conversa com consultor durante treinamento.
Colaborador mede temperatura do asfalto na capacitação sobre valas e pavimentação asfáltica.
Texto: Igor Alexandre e Jefferson Gonçalves
Quando o assunto é buscar alternativas para melhorar o serviço e impactar a vida da população de forma positiva, as unidades do Espírito Santo estão sempre em movimento. Durante uma semana, um grupo composto por diretor-executivo, gerentes, supervisores e líderes de campo das concessionárias Ambiental Serra, Vila Velha e Cariacica passou por uma série de treinamentos, teóricos e práticos, em relação aos procedimentos de recomposição de valas e pavimentação asfáltica.
“O intuito das nossas unidades nas cidades de Serra, Vila Velha e Cariacica é sempre buscar capacitação para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Partimos do princípio de que, uma vez que o trabalho seja bem-feito, não existe retrabalho, o que nos geraria mais tempo perdido, mais gastos, entre outras coisas. Então esta é uma busca que não para, estamos em constante procura por mais conhecimento que eleve nosso padrão”, explica Valdir Junior, diretor-executivo.
De acordo com Brenner Rodrigues, gerente de Serviços, a semana de treinamentos gerou uma espécie de reciclagem para todos os envolvidos, o que permitiu revisar os processos praticados e identificar ajustes a serem feitos em busca de um padrão de qualidade melhor para a realização do serviço – que é normalmente um dos mais visados pela sociedade em geral. “Foi muito importante para nós. Trata-se de rever instrumentos normativos, de identificação e correção de possíveis alterações executivas e diversas outras coisas dentro da nossa realidade de trabalho. Isso envolve a equipe como um todo, obviamente, por isso esse treinamento mais duradouro, com várias etapas teóricas e práticas”, afirma.
A possibilidade de troca de ideias e informações direta com consultores da Aegea e fornecedores também foi destacada por Rodrigues. “Visitamos alguns fornecedores e depois os levamos a uma frente de execução. A ideia desse treinamento também era discutir o que poderíamos melhorar ou trazer de novo, atendendo todas as prescrições técnicas necessárias. Com a melhora do nosso processo, o impacto na vida da população é imediato, pois esta utiliza diariamente as vias que serão recompostas num alto padrão”, conclui.
A Águas Guariroba (MS) está ampliando o número de equipes que realizam a reposição de pavimento nas vias após obras de manutenção e extensão de redes de água e esgoto. Para dar suporte e maior garantia de qualidade nesses serviços, a concessionária realizou um treinamento sobre pavimentação para os novos colaboradores que irão atuar na atividade.
“É um treinamento que envolve gerência e coordenação da execução de serviços. Nossos técnicos laboratoristas passam toda a técnica para as novas equipes a fim de que a gente possa prestar um serviço de qualidade para a cidade de Campo Grande quando falamos de pavimentação asfáltica”, avalia Gabriel Martins Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.
Buim lembra que a concessionária realiza cerca de 90 intervenções por dia no pavimento da cidade, seja em calçada, asfalto ou bloquete. “São quase 300 colaboradores trabalhando, tanto nas intervenções quanto nas recuperações. Esse treinamento, que envolve também a reciclagem dos profissionais, vem para trazer mais técnica e gabarito para as nossas equipes”, comenta.
O treinamento foi realizado trazendo conceitos de proteção individual e coletiva, atendendo às normas de Segurança do Trabalho. Os colaboradores receberam orientações teóricas e tiveram a parte prática do curso em campo. Além de receberem orientações sobre a aplicação do pavimento de maneira a garantir a qualidade do serviço, também foram treinados para operar os equipamentos utilizados na atividade.