edição 37 | 2022 outubro a dezembro

Capacitação

ÁGUAS DO RIO ABRE JANELA DE OPORTUNIDADES

Em parceria com Faetec, concessionária abre vagas para moradores de comunidades a fim de formar técnicos em saneamento básico para o mercado de trabalho.

Pamela, à esquerda, e Ana Carolina, as duas mulheres da turma.

Para muitos, o curso vai oferecer o primeiro diploma.

Texto: Lívia Andrade

Com o avanço no fornecimento de água tratada e no esgotamento sanitário por todo o Estado do Rio, a demanda por especialistas que possam atuar no setor, principalmente nas ligações de rede de água formal às residências, vem aumentando. A iniciativa promove a empregabilidade e reforça o desenvolvimento social nas comunidades. Composta por moradores de Manguinhos e da região no entorno, a primeira turma tem em seu quadro duas mulheres, Ana Carolina Bigi, de 35 anos, e Pamela Mayara, de 19.

Oportunidades sem preconceitos

“Poucas empresas estão presentes na nossa comunidade, porque Manguinhos é taxada como um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro. Aqui, mostramos que temos, sim, pessoas que querem aprender e se profissionalizar, só precisamos desse tipo de oportunidade. Por isso está sendo primordial a presença da Águas do Rio aqui, junto à Faetec”, disse Ana Carolina.

“Para mim, o curso é um desafio, pois eu não tinha conhecimento na área. O que parecia difícil, ao longo do processo, tornou-se fácil, já que todos se ajudam. Aqui não há preconceito entre homens e mulheres, somos todos iguais e capazes. Todos querem trabalhar”, completou ela.

Parceria que vai além da conta

Além de contribuir com vales-alimentação e transporte, a concessionária investiu R$ 300 mil em equipamentos como bombas, jogos de chaves, caixas de ferramentas, furadeiras, entre outros. O material é fundamental para a capacitação dos alunos, como destacou o professor da Faetec de Manguinhos Edilson Fonseca.

“Ter todo o equipamento necessário é importantíssimo. O aluno pega a teoria em sala de aula e, quando entra no laboratório, coloca em prática o que aprendeu. Isso é motivador! Para nós, professores, é gratificante ver os participantes tão interessados. Temos pessoas que passam por dificuldades e elas veem isso como oportunidade de agregar valores e terem uma profissão. Sou grato. Tenho certeza de que sairão daqui bons profissionais”, pontuou Edilson.

Gerente de RH da Águas do Rio, Ana Furtado ressaltou a união da Faetec com a concessionária. “A parceria tem um conceito que transcende a nossa operação no Estado do Rio. Contribuímos na capacitação, permitindo que essas pessoas consigam tecnicamente ajudar no entorno onde moram e terem oportunidade profissional e financeira. Ainda este ano, novas turmas serão abertas, dando continuidade à parceria”, afirmou Ana Furtado.