EDIÇÃO 42 - 3º TRIMESTRE - 2024

Notícias e Ações
CORPORATIVAS

Rumo à universalização

Aegea vai atuar em Palhoça (SC) e no Centro-Leste do Paraná

COMPARTILHE

Texto: Franciele Vale.

Por meio de um consórcio, a  Aegea venceu a disputa da Concorrência Pública nº 96/2024, para a concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotamento sanitário no município de Palhoça, em Santa Catarina, localizado na Região Metropolitana de Florianópolis.

 

Também por meio de um consórcio, a empresa foi uma das vencedoras do leilão da Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar, realizado em 20 de setembro na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Das três lotes Parcerias Público-Privadas (PPP) para a prestação de serviços de esgotamento sanitário, a Aegea venceu o Lote 1 , que inclui 36 cidades da microrregião Centro-Leste do Paraná.

Mudanças em Palhoça por meio do saneamento

Em Palhoça (SC), está previsto cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato, que beneficiarão uma população de mais de 220 mil habitantes. A nova unidade da Aegea vai contemplar os serviços para universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, atendendo às metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

A empresa promoverá melhorias no abastecimento de água e no tratamento de esgoto, aumentando a cobertura de 93% para 100% e de 10% para 90% nos primeiros dez anos de contrato, respectivamente.

“Confiamos neste projeto tanto por nossa experiência quanto pela sinergia com as nossas outras quatro unidades em Santa Catarina, nos municípios de Bombinhas, Penha, Camboriú e São Francisco do Sul. Com esse novo negócio, passaremos a atender mais de 400 mil pessoas no estado”, afirma o CEO da Aegea, Radamés Casseb.

Aegea vai ampliar atuação no Paraná

O leilão do dia 20 foi o segundo processo de PPP conduzido pela Sanepar com o objetivo de cumprir a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento de atender 90% da população com serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

No primeiro, a Aegea venceu o leilão para atuar em 16 municípios na região Centro-Litoral,  formando a atual Ambiental Paraná. O investimento total previsto pelo contrato é de R$ 1,1 bilhão.

Presente em mais de 500 municípios brasileiros, distribuídos em 15 estados, a companhia agrega e leva expertise ao setor em diferentes modelos de contrato, atendendo mais de 31 milhões de pessoas.

“A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado a nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas, será fundamental para o desenvolvimento contínuo da região”, diz o CEO.

Casseb acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela complementaridade e atuação integrada entre o Poder Público e o setor privado.

O consórcio vencedor na disputa é formado pela empresa, com participação de 1%, e Saneamento Consultoria S.A., veículo de investimento no qual a Aegea detém 75% do capital votante, com participação de 99%.