Notícias
CORPORATIVAS

edição 40 | 2023 | novembro

Pacto Global da ONU

EVENTOS DEBATEM DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO SANEAMENTO

SDGs in Brazil debate desenvolvimento sustentável em Nova York com apoio da Aegea. A coordenadora de Sustentabilidade, Marina Rodrigues, e Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, participaram de painéis.

Texto: Rosiney Bigattão

Para fomentar o avanço da Agenda 2030 no Brasil, Corsan e Aegea realizaram em Porto Alegre (RS), em 24 de outubro, junto ao Pacto Global da ONU, o evento Desafios e Oportunidades para o Setor Empresarial e outros Segmentos no ODS 6. Participaram representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), de empresas como a Aegea e Corsan, além de líderes e especialistas. O painel Não Deixar Ninguém para Trás: o Acesso ao Saneamento até 2030 no Rio Grande do Sul teve mediação do presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos.

Segundo o Pacto Global da ONU, o Rio Grande do Sul está sofrendo impactos adversos em razão dos eventos climáticos extremos, como chuvas acima da média, ciclones extratropicais e elevação da temperatura média anual da atmosfera. Com isso, a instituição ressalta a necessidade de reavaliar a gestão dos recursos hídricos e de preparar o setor produtivo e de abastecimento humano para eventos críticos.

Na sede da Águas de Manaus, o evento do Movimento +Água discutiu em uma série de painéis as agendas de saneamento básico e segurança hídrica. A programação contou com falas de representantes da ONU, do governo do Amazonas, da Prefeitura de Manaus, do Unicef, da Águas de Manaus, da Eletrobras, do BID Invest, da Coca-Cola do Brasil e de outras organizações com atuação em todo o país.

“É importante envolver a sociedade, grandes formadores de opinião, empresas. É um ecossistema que tem consequências positivas quando trabalhado junto e com um objetivo comum. A Águas de Manaus participa ativamente deste movimento. Nós somos prestadores de serviços e levamos água potável e tratamento de esgoto, então entendemos que temos muito a contribuir e também a aprender para que, cada vez mais, a cidade tenha qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Conexão ODS movimenta o Ceará

Entre 19 e 21 de outubro, o Pacto Global da ONU no Brasil realizou o evento Conexão ODS, para dar visibilidade a diálogos relacionados aos ODS, em Fortaleza (CE). No painel do Movimento +Água foi discutido o papel dos serviços de esgoto na preservação dos mananciais, especialmente para as populações vulneráveis. A diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, participou e destacou a importância de se preservar os mananciais.

“Esgoto sempre é visto como algo ruim, mas, quando tratado e destinado corretamente, contribui para termos água limpa”, defendeu. Segundo ela, a missão de universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto nas 24 cidades atendidas pela Ambiental Ceará vai contribuir, entre outros fatores, para a recuperação da balneabilidade da orla de Fortaleza e para o cuidado com as reservas hídricas da Região do Cariri.

Movimento +Água do Pacto Global da ONU em SC

O Fórum Brasil ODS reuniu, na última semana de outubro, centenas de especialistas em um debate sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas no país em favor da Agenda 2030 – ações que promovem e estimulam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A presidente da Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, e a diretora-executiva, Maraísa Mendonça, participaram de painéis, expondo as atividades desenvolvidas pelas concessionárias em prol do desenvolvimento ambiental e sustentável das cidades.

Com foco no esgotamento sanitário, Reginalva reforçou as conquistas dos municípios catarinenses onde a empresa atua e lembrou que as concessionárias têm metas pragmáticas a serem cumpridas. “Em Bombinhas, por exemplo, temos até 2026 para deixar o município 100% saneado. Já, em Penha, superamos o desafio do abastecimento, distribuindo atualmente 200 l/s de água tratada proveniente de fontes subterrâneas, rio e lagoa. Isso comprova que também temos de ser criativos na solução das nossas questões”, explica.

Além dos cuidados ambientais, o olhar sobre os colaboradores e as práticas na gestão das empresas também foram temas debatidos durante o evento. Maraísa Mendonça reforçou as ações desenvolvidas dentro da empresa, como a ginástica laboral e prêmios de inovação. “A prática dos ODS dentro das empresas é o primeiro passo para levar estas mudanças para a sociedade. Olhar para os colaboradores, mas também para as ações desenvolvidas no dia a dia, como incentivar a redução da utilização de plástico na empresa, estimular o uso da tecnologia e de práticas sustentáveis”, completa.

Aegea apoia e participa do SDGs in Brazil em Nova York

A Aegea também patrocinou o evento organizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil, realizado na sede da ONU, em Nova York, em setembro. O evento reuniu lideranças empresariais comprometidas com ações concretas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e executivos da empresa participaram ativamente dos debates.

Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade do grupo, participou do painel Conhecendo Práticas Inspiradoras: Uma Jornada até 2030. Ele mostrou a atuação da Aegea nas áreas mais vulneráveis, levando água tratada, coleta e tratamento de esgoto, e o quão importante os serviços são para a dignidade das populações atendidas e para todo o entorno onde vivem, garantindo o acesso à água e esgotamento sanitário, que são direitos humanos.

Marina de Castro Rodrigues, coordenadora de Sustentabilidade, foi a palestrante do Painel Atuação Coletiva – Um Novo Momento para Investir em Água e Saneamento. Representando a Aegea e a Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global, que ela coordena, Marina falou sobre a importância de parcerias entre os diversos setores na busca de soluções para avanços no setor de saneamento e resiliência hídrica.

Marina mostrou ainda como a Aegea enfrenta o desafio da universalização do acesso ao saneamento com soluções operacionais, financeiras e de relacionamento. E ressaltou a relevância do Movimento +Água, iniciativa do Pacto Global da qual a Aegea é embaixadora. Nesse contexto, reforçou o convite para que mais empresas façam parte da iniciativa.