edição 35 | abril 2022

DE OLHO NO ÓLEO

Águas Guariroba faz parceria e coloca óleo de cozinha na coleta seletiva

Texto: Jefferson Gonçalves

A Águas Guariroba fez uma parceria com a Solurb, concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e pelo manejo de resíduos sólidos de Campo Grande. Ela aconteceu por meio do Programa De Olho no Óleo, ampliando as ações de coleta e reciclagem do óleo de cozinha em Campo Grande (MS).

Com a nova ação do programa, o óleo, que deverá ser acondicionado em garrafas PET, será coletado pela equipe da Solurb e terá a destinação correta para reciclagem, minimizando os impactos ambientais. Após recolhido, o óleo é separado e vendido para uma empresa especializada na reciclagem do produto.

Os caminhões da coleta e os ecopontos dos bairros Jardim Panamá, Noroeste, Nova Lima, União e Moreninhas estarão preparados para receber o óleo de cozinha separado para reciclagem. É mais uma ação de conscientização no descarte correto do óleo e na preservação do meio ambiente.

10 anos do programa

“Com a parceria, ampliaremos as melhorias voltadas para o meio ambiente e a saúde. É um trabalho conjunto que evitará o despejo de óleo em nossos mananciais, reduzindo uma série de doenças causadas pelo descarte incorreto do óleo. São mais de dez anos do programa e, com mais esse passo, ampliamos ainda mais a conscientização sobre o descarte com informação acessível para a população”, destaca Paulo Antunes, diretor de Relações Institucionais da Regional 1 da Aegea.

“Ampliamos esta ação com esta parceria pensando na preservação, educação ambiental e também na geração de renda. Após coletado, o óleo será doado para três cooperativas e uma associação de catadores. São grandes parceiros e contarão com a geração de renda e matéria-prima para a fabricação de sabão e biodiesel”, explica Mara Caldas, coordenadora de Educação Ambiental da Solurb.

Geração de renda e preservação ambiental

Além do campo socioeconômico, com geração de renda para os colaboradores envolvidos desde a coleta até o descarte correto do óleo de cozinha, a parceria prevê ainda um trabalho educativo. São ações educacionais conectadas às atividades de Responsabilidade Social das duas concessionárias, voltadas à importância da reciclagem do óleo de cozinha usado para a preservação do meio ambiente e para a saúde das pessoas.

“Temos duas importantes concessionárias de Campo Grande trabalhando de forma conjunta em um projeto que amplia a preservação do meio ambiente. É um momento muito próspero, já que envolve conscientização e propagação dessa consciência ambiental”, afirma Odilon Júnior, o diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos).

O lançamento da parceria aconteceu no Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês, e contou com representantes das empresas envolvidas e das Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Gestão Urbana.