edição 31 | abril 2021

Plantio de mudas encerra a campanha Adote um Ipê

Texto: Débora Ferneda

Recentemente, as unidades operacionais da Regional SP ganharam mais vida e cor com o plantio de mudas de ipê, que ocorreu como conclusão da campanha Adote um Ipê, desenvolvida pela área de Responsabilidade Social. A campanha, iniciada em setembro do ano passado, foi trabalhada exclusivamente nas redes sociais da concessionária, como forma de promover a mobilização popular e fomentar o diálogo acerca da importância das árvores e da conservação do meio ambiente. No futuro, estima-se criar um cinturão verde – área de preservação da fauna e da flora que habita seu entorno – nas unidades operacionais, com as mudas plantadas nas ações promovidas pela área.

Os participantes da campanha tiveram a oportunidade de “adotar” mudas de ipê, com a opção de escolha entre três espécies de cores diferentes: amarela, rosa e roxa, além de dedicar essa árvore a alguém especial ou a um momento marcante da vida. Essas mudas foram plantadas em pontos estratégicos da Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista, em Piracicaba; Estação de Tratamento de Água Tulipas, em Holambra; e no Centro de Reservação Jardim Brasil, em Matão. Quando crescerem e florescerem vão agregar mais beleza e preservação ao ambiente. Segundo Cynthia da Rocha, idealizadora da campanha e analista de responsabilidade social, “a ação teve como propósito despertar o senso de responsabilidade sobre os cuidados de preservação do meio ambiente que cada cidadão deve ter”.

Engajamento

Popularmente conhecida como a árvore que simboliza o Brasil, o ipê-amarelo foi a opção escolhida pela atriz Adassa Malagolini, uma das participantes que aproveitaram a atividade para homenagear a chegada das cachorrinhas Estrela e Lua. “Fiquei muito feliz em fazer parte, principalmente por podermos definir ‘significados’ para a adoção. Escolhi a chegada das minhas duas cachorrinhas, que há pouco estão comigo, mas já me conquistaram, ambas são SRD (sem raça definida) e foram adotadas. Quando li sobre a campanha Adote um Ipê pensei nelas e, como são importantes para mim, coloquei esse sentimento na ação, pois gosto de saber que, ao mesmo tempo que elas estão crescendo, há uma árvore linda crescendo também. É uma ação importante para conscientização da preservação ambiental”, relata a atriz.

A espécie também foi a escolha das holambrenses Neuza Pereira e Valdirene Marques, que optaram pela cor para representar um futuro belo e brilhante para as crianças e o amor pelos familiares, respectivamente. Já o ipê-rosa, adotado por Thainá Cruz, é a primeira das espécies a florar no Brasil: costuma desabrochar entre o fim do inverno e o início da primavera. Foi escolhido por ela para representar o amor pela família. E, para provar que o amor pela natureza não tem idade, a pequena Lavínia Guerreiro Luna, de 2 anos, escolheu a cor para representar o sol e os dias ensolarados em que ela pode brincar.

“A área de Responsabilidade Social desenvolve campanhas de educação ambiental e de sustentabilidade durante todo o ano, no entanto trabalhamos essa proposta em um formato até então inédito para a concessionária, com o objetivo de atrair a atenção e trabalhar essa percepção do público de forma diferenciada. Por ser um modelo de comunicação transversal, que facilita o compartilhamento de informações, acreditamos que essa forma também auxilia na disseminação dos conceitos de responsabilidade coletiva, além de mobilizar mais pessoas a transmitir essas ideias”, avalia Cynthia.