Inovação e
TECNOLOGIA

edição 39 | 2023 | abril a junho

Portal AE Fornecedores

SETOR PRECISA INOVAR PARA QUE PAÍS ATINJA A UNIVERSALIZAÇÃO

Diretora Administrativa da Aegea fala sobre a necessidade de inovar a cadeia de suprimentos do saneamento no Brasil.

Texto: Rosiney Bigattão

Segundo um estudo feito pelo BNDES, um dos entraves para a universalização do saneamento no Brasil é a cadeia de fornecimento. Se depender do trabalho que vem sendo feito pelo Centro Administrativo Aegea, em breve ela vai receber importantes contribuições de melhorias. “Hoje a cadeia de fornecimento para o saneamento no Brasil é retrógrada, tem uma visão de base estatal e não tem a agilidade necessária para universalizar os serviços. Precisamos ajudar a criar condições para atrair empresas de fora, a respeitar a jornada dos fornecedores brasileiros e aumentar a integração entre as diversas áreas dos setores”, afirmou Claudia Piunti, diretora Administrativa da Aegea.

A inovação e as parcerias estratégicas são caminhos para buscar soluções para os grandes desafios do setor. “Cada vez mais temos que inovar, tanto na forma como vamos contratar ou desenvolver esses fornecedores e as tecnologias de que nós utilizamos. Esse é um trabalho que já está acontecendo. De outubro do ano passado até o mês de maio, estivemos visitando vários países. Junto à Diretoria de Parcerias Estratégicas, passamos por Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Índia, China, Singapura, Israel e Inglaterra, entre outros. São países que têm saneamento mais desenvolvido que nós e cadeias mais complexas; a ideia é conhecer para trazer mais agilidade e fomento ao mercado”, afirma a diretora.

Redução de perdas de água, inclusão do lodo na economia circular e tecnologia de retrofit, que possa contribuir para a renovação de prédios e ativos antigos do saneamento, estão entre as prioridades. “Queremos buscar parceiros para alavancar a solução de problemas comuns a todo o setor de saneamento”, diz ela. “Nós temos mais de 30 fornecedores mapeados em diversas categorias, que vão participar do novo momento que o país vai vivenciar rumo à universalização. Mitigação de riscos de abastecimento, por exemplo, temos um único fornecedor; como a gente amplia isso? E o fomento de práticas de ESG na cadeia de suprimentos é outro gargalo do setor”, afirma Claudia.

Portal de Fornecedores da Aegea

Um amplo trabalho está sendo feito para estreitar as relações com os fornecedores e aumentar a produtividade. A Aegea acaba de lançar o Portal dos Fornecedores AE, que propõe uma jornada para estreitar as relações. “Por meio dessa plataforma vai ficar mais fácil os fornecedores conhecerem as demandas, saberem o que podem produzir para que possam atender às nossas necessidades e também se desenvolverem. Tudo com políticas claras para garantir que eles atendam a compliance e práticas de ESG, além de trazerem eficiência nos custos e na performance”, conta.

“As necessidades, as cotações, tudo está disponível por meio do Portal dos Fornecedores, disponível no site da Aegea. Os fornecedores que não fazem parte do complexo da empresa podem solicitar o seu cadastro junto à área de Integridade, vai ser aplicado o DDI. Todas as nossas políticas e procedimentos estarão lá, atualizados, para que todos conheçam melhor o trabalho que estamos fazendo”, afirma. O lançamento reflete o compromisso da Aegea com a manutenção de relações éticas, íntegras e transparentes com todos os públicos.

“A melhoria contínua nos processos da companhia é parte fundamental da nossa busca constante para levar mais saúde e dignidade por meio do saneamento para a população nos locais onde atuamos. Temos um modelo de negócio sustentável e queremos que os nossos parceiros de negócios, que estejam alinhados a nossos valores e práticas, sigam conosco movimentando vidas em prol de um futuro mais azul”, afirma a diretora.

“Por meio do portal vamos nos antecipar, captando as notas fiscais em nome da Aegea assim que elas são emitidas, e já damos o tratamento fiscal e contábil a elas. Os fornecedores podem acessar o sistema e saber qual é a data de pagamento da sua nota fiscal. Teremos visibilidade de quando a nota foi ou será paga, o que aumenta a respeitabilidade dentro da cadeia, faz com que as nossas negociações com os fornecedores possam ser mais sólidas, pois estamos dando transparência ao que nós estamos fazendo”, diz Piunti.

Inovar e acompanhar as tendências do mercado

Para trabalhar cada vez mais perto das operações e das tendências de mercado, a Aegea está capacitando as unidades para buscar uma padronização de processos cada vez maior. “No CAA temos 96 indicadores, divididos em três níveis, que avaliam a qualidade do atendimento. Nós medimos os processos, a eficiência, os riscos e as metas. Esses indicadores colocam a Aegea nos mesmos padrões mundiais de produtividade, sempre procurando a transparência dos processos. A dimensão que a Aegea tomou nesse mercado – somos procurados por diversos fornecedores, inclusive de fora do Brasil –  aumenta a credibilidade para que esses agentes externos queiram falar conosco”, explica.

“Temos uma parceria muito grande com a área de TI porque precisamos de eficiência e de velocidade, não só nos custos, mas em todos os processos, e isso se faz por meio da tecnologia, sem ela não há escala. A cultura de inovação é essencial, no Centro Administrativo Aegea precisamos de pessoas que questionem o modelo que temos, para que possamos evoluir cada vez mais e trabalhar de formas mais estratégicas. E de forma integrada com todas as áreas”, finaliza.