edição 37 | 2022 outubro a dezembro

PROLAGOS

INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃO REDUZEM CUSTOS

Concessionária aproveitou a proximidade que os colaboradores têm com as estações de tratamento, as ETEs e ETAs, e criou uma estação para informações, a ETI, a Estação de Tratamento de Informações.  

Texto: Janaina Novellino

Softwares de inteligência artificial, SisPC (ferramenta voltada para prestação de contas), soluções de automação robótica de processos (RPA) e outros recursos tecnológicos, criados pela Prolagos (RJ), têm proporcionado muitos resultados positivos para a concessionária. As soluções inovadoras criadas pelo setor para atender às demandas das áreas também promovem benefícios financeiros para a unidade. Por meio da Lei do Bem, uma das formas de apoio governamental à inovação e tecnologia, a concessão de incentivos fiscais já resultou em uma economia de mais de R$ 460 mil em 2021. A previsão é de que em 2022 sejam poupados R$ 600 mil.

Muitas vantagens em 165 projetos desenvolvidos

Desde 2019 já foram elaborados 165 projetos e softwares, e, atualmente, metade deles continua em operação. “Os investimentos em inovação têm permitido a melhora do aproveitamento das nossas equipes, reduzindo custos, proporcionando o retorno com os gastos de materiais e serviços utilizados nos projetos, alavancado o crescimento da Prolagos e tornando os processos mais eficientes, dinâmicos e sustentáveis”, ressalta o diretor-executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

Os recursos são pensados para cada setor e planejados para atender características específicas da Prolagos, como, por exemplo, o aumento populacional durante o período do verão, quando o número de pessoas nas cidades atendidas salta de 420 mil habitantes para até 1,5 milhão. Entre as inovações está o painel do Plano Verão, planejamento responsável por preparar e monitorar as ações necessárias para atender a alta temporada na área de atuação.

Inovação para gerenciar dados

Outra ferramenta é o SisPC, onde todos os dados gerados pelos programas de gestão como ADP, SAP e GSS, SeSuite são acessados por robôs, que insere as informações, compila em um relatório de acompanhamento de performance e pode ser acessada por meio de diversos canais. Ou seja, todos os sistemas de dados utilizados pela unidade são integrados em uma plataforma única de consulta, extração e análise de informações, por meio de RPA (Robotic Process Automation, a automação robótica de processos). A ferramenta está disponível para ser utilizada por todas as concessionárias da Aegea.

Setor de Serviços

Um dos setores beneficiados foi o de Serviços, que teve um painel elaborado para acompanhar a execução dos serviços, o desempenho das equipes e o cronograma de ações, no Power BI, conseguindo ultrapassar a meta do mês de agosto, com mais de 35 mil serviços executados. “O empenho dos nossos colaboradores, aliado ao painel, que é atualizado a cada uma hora, foi um dos fatores que nos ajudaram a conquistar esse feito, possibilitando um controle maior do que é executado pelas equipes externas e auxiliando na tomada de decisão mais rápida e assertiva”, relata Bruna Scriboni, coordenadora de Serviços da unidade.

Área de Comunicação

Para a Comunicação, foi criada a Estação de Tratamento de Informações (ETI), uma área no SmartSheet destinada ao recebimento de demandas dos outros setores, onde o requisitante pode detalhar informações sobre o material a ser produzido, como: o público-alvo, tipo de mídia a ser utilizada, conteúdo a ser incluído, entre outras. “O recurso é de fácil acesso e foi essencial para orientar o solicitante com relação aos dados necessários a serem incluídos nos materiais que produzimos. Além disso, a ferramenta, criada neste ano, vai nos auxiliar a visualizar as áreas que mais nos demandam peças e campanhas para que possamos elaborar o planejamento do próximo ano”, explica a coordenadora, Roberta Moraes.

Ambiente para inovar ainda mais

Recentemente, a Prolagos projetou um ambiente específico para a inovação, com espaço mais amplo, telas para monitoramento de sistemas, iluminação adequada e área para reuniões, que vai possibilitar a troca de ideias, o estímulo da criatividade e concentração. “Assim como cada organização é única, com seus valores, princípios, cultura e estrutura, seus processos e projetos também são únicos. Com a experiência e as lições aprendidas na unidade, conseguimos construir um caminho de crescimento que permite a adoção de métodos próprios para gerenciar nossas atividades, transformando o conhecimento em um dos principais ativos organizacionais”, pontua o coordenador do Escritório de Projetos e Processos, Alexandre Andrade.