EDIÇÃO 41 - 1º TRIMESTRE - 2024

INOVAÇÃO

Saneamento para todos

Esforços inovadores que movem a Aegea na busca de eficiência

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Texto: Rosiney Bigattão

Pensar em inovação no saneamento é um trabalho bastante amplo, afinal, o benefício de abrir a torneira de casa e ter água tratada de qualidade, apertar a descarga do vaso sanitário e saber que o esgoto será coletado e tratado, sem prejuízos ao meio ambiente, é tão transformador que a gente não se dá conta de toda a complexidade envolvida nos serviços de saneamento.

 

“Temos de atender toda a população, com  diversas condições socioeconômicas, produzir e tratar em escala industrial nas estações de água e esgoto, mitigar riscos relacionados à captação de recursos hídricos, que são cada vez mais afetados pelas mudanças climáticas, e combater fortemente as perdas”, conta o diretor de Inovação e Parcerias Estratégicas, Maurício Endo.

“É preciso inovação para acelerar o processo, fazendo o saneamento avançar para chegar a todos, atingir a universalização nos prazos estipulados.”

Na Aegea, a questão é ainda mais complexa. A empresa alia aos seus serviços uma forma muito particular de atuação. Ela está atrelada ao propósito de movimentar vidas por meio dos talentos e comportamentos desejados da sua cultura, gerando prosperidade compartilhada, isto é, os fatores socioeconômicos importam muito no momento de prestar os serviços. É ir além da conta, como diz a Aegea.

Inovação para que ideias e projetos tenham maior impacto na performance

“Queremos fazer com que a inovação se conecte com os pilares estratégicos para que canalize a energia das pessoas a fim de que elas dediquem seus esforços inovativos em ideias e projetos que tenham maior impacto na performance futura da empresa”, afirma Endo.

 

O saneamento, tradicionalmente, vem sendo prestado nos núcleos mais centrais e as periferias sempre ficavam em segundo plano. A Aegea tem buscado inovar para ampliar os serviços também para as comunidades mais carentes. Um bom exemplo inovativo neste sentido é o de levar água tratada e coletar e tratar o esgoto nas palafitas em Manaus. O projeto começou a ser implantado há dois anos e em 2023 já foi premiado em várias instâncias.

“Para a água tratada, foram criados dutos elevados para que não houvesse contaminação ou desgaste com a elevação do nível do Rio Amazonas, que chega a subir 10 metros de altura durante o ano. O mesmo para o esgoto. São coisas que não eram feitas no Brasil.”

A água e o esgoto tratados nas áreas de palafitas têm sido transformadores para os moradores, gerando prosperidade compartilhada. Leia sobre o assunto em Cidades Mais Azuis.

Estações de tratamento de esgoto descentralizadas

Da Águas de Manaus, vem outra inovação: sistemas descentralizados de esgoto, para atender os bairros mais distantes do centro e as localidades remotas. “O sistema é distribuído, com miniestações de esgoto, muitas vezes colocadas temporariamente em um local. Tradicionalmente, a orientação do mercado é fazer uma grande estação de tratamento e conectar todo mundo ali. Com a descentralização, a conexão à rede de esgoto se torna mais viável, acelerando a cobertura dos serviços para que se possa atingir a universalização”, afirma Fábio Souza, gerente de Inovação.

Sensoriamento de dados pelo Infra Inteligente

O programa começou a ser implantado em Manaus, em 2018, e é o responsável pelo mapeamento de ativos de praticamente todas as unidades, trazendo grandes avanços na gestão operacional da Aegea. Mas o ganho de escala do Infra Inteligente veio com a Águas do Rio.

 

“Lá foi feito o levantamento e se descobriram ativos que a Cedae nem sabia que tinha. Todas as novas ações de infraestrutura, de modernização e expansão de rede foram digitalizadas, então temos medições de ativos com plantas 3D digital, que fornecem informações precisas na hora de escavar, por exemplo”, conta o gerente de Inovação.

 

A digitalização é apenas o processo inicial de tudo o que o Infra Inteligente pode fornecer para a gestão dos ativos. Por meio do Gêmeo Digital, o digital twin, se tem a reprodução exata dos ativos de forma virtual, permitindo simulações preditivas e de cenários.

“É um processo evolutivo, em que os dados digitalizados vão se somando em camadas de inteligências. Um projeto extremamente estratégico para que a Aegea possa melhorar a performance das operações, pois cada vez teremos mais sensores disponibilizando dados, e com algoritmos conseguimos fazer as mais variadas análises do sistema e da operação.”

Na Águas do Rio, o sensoriamento de dados tem resultados extremamente positivos, segundo Fábio. “De janeiro de 2022 para cá, por meio do COI, o Centro de Operações Integradas, a Águas do Rio consegue identificar os padrões de consumo de algumas regiões da cidade, quando a unidade está operando com um nível de pressão menor do que deveria, onde estão os pontos de demanda ou eventualmente possa ter uma falha, e isso tudo automatizado em função do Infra Inteligente. Antes, eram vários sistemas sobrepostos que monitoravam parte dos sistemas, mas não de forma integrada”, afirma.

Centro de Operações Integradas da Águas do Rio

O COI da Águas do Rio é considerado outra inovação da Aegea, pois integra a operação das 27 cidades da concessionária. “É possível centralizar o processo operacional e se tem ganho em eficiência na gestão. Eu acompanhei uma comitiva do Consulado da Alemanha no Rio, em fevereiro de 2023, com empresas que atuam com tecnologia, e eles ficaram impressionados com o COI – nunca tinham visto algo semelhante”, lembra Endo.

 

 

“O próprio desenvolvedor do sistema, a Bentley, ficou surpreso com o avanço da Aegea com o Infra Inteligente. Segundo os representantes que analisaram o desempenho do programa no ano passado, não tem nenhuma empresa americana que usa o sistema de forma tão ampla, digitalizada, como estamos fazendo”, diz o gerente de Inovação, Fábio Souza.

Jornada inovadora continua

A busca por mais inovação será uma constante durante todo o ano, com incentivo para que os colaboradores desenvolvam novas ideias que possam melhorar cada vez mais a performance da companhia, ampliando as redes de atendimento de água e coleta e tratamento de esgoto rumo à universalização. Fique de olho para inovar junto à Aegea!

Prêmio Inovação Aegea: boas ideias replicadas alavancam a performance da empresa toda

 

A 7ª Edição do Prêmio Inovação Aegea, realizada em 2023, recebeu 178 projetos em duas categorias de avaliação: Gestão e Processos; e Eficiência. Os inscritos foram avaliados por especialistas de várias áreas da empresa, que definiu 12 finalistas. Líderes do Modelo Operacional Aegea, o MOA, definiram os seis vencedores. Confira abaixo.

 

CATEGORIA GESTÃO E PROCESSOS

 

Projeto Inteligência Artificial Aegea (AIA)

Desenvolvido pela Águas Guariroba (MS), foi o vencedor em Gestão e Processos em razão da abordagem inovadora com o uso de inteligência artificial para apoio dos times operacionais. O time criou e implementou um chatbot multiplataforma para fornecer informações dos Centros de Controle Operacionais de forma fácil, rápida e proativa. A solução permitiu acesso a dados em tempo real, gráficos, notificações de eventos e alarmes importantes, reduzindo o tempo gasto pelos controladores e analistas na busca por informações.

O projeto surgiu da necessidade de facilitar o acesso a informações operacionais sem sobrecarregar os profissionais dos centros de controle e reduzir os custos de licenciamento de software. A AIA busca otimizar o tempo e os recursos das concessionárias, automatizando o fornecimento de informações e liberando os profissionais para tarefas mais estratégicas.

 

Projeto Plataforma Corsan Atende

Outro chatbot que usa inteligência artificial com uma abordagem de integração em diversos canais de comunicação. Foi desenvolvido pelos times Comercial e de Inovação da Corsan para oferecer soluções rápidas e personalizadas, sem fila de espera e com maior agilidade no atendimento. A ferramenta está disponível 24 horas por dia e fornece respostas em tempo real, otimizando a experiência do cliente.

O projeto surgiu da necessidade de oferecer aos clientes um canal de atendimento rápido e eficaz, que estivesse disponível a qualquer hora do dia. A Corsan identificou que muitas dúvidas e problemas dos clientes eram comuns, e que a criação de um chatbot poderia fornecer respostas padronizadas e eficientes.

Além da rapidez e eficiência, contribui para a possibilidade de integração com o sistema comercial, por meio de informações sobre ocorrências de desabastecimento e emissão de segunda via. Também atende clientes com deficiência auditiva, 24 horas por dia, complementando os canais de autoatendimento.

 

Projeto Mapeamento de Clientes pelo DBO

O projeto desenvolveu um novo modelo de negócios por meio do monitoramento da qualidade do esgoto lançado na rede coletora por matrículas comerciais e industriais a partir de um instrumento de regulação municipal.

Foi publicado em Campo Grande (MS) o Decreto Municipal n° 14.142/2020, que aprova o monitoramento de cargas orgânicas recebidas de matrículas comerciais e industriais por meio da rede coletora de esgoto, com uma Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) de até 350 mg/l. As matrículas de imóveis que possuem indicadores além do limite municipal devem ser multadas.

Essa legislação, alinhada com a ação da Águas Guariroba, visa garantir que os tratamentos prévios desses clientes estejam eficientes e que não lancem de maneira irregular, principalmente aquelas matrículas em que o ramo de atividade seja um potencial poluidor.

 

CATEGORIA EFICIÊNCIA

 

Projeto Hidrômetros Inteligentes

O projeto demonstra como a Aegea está na vanguarda da digitalização de suas infraestruturas, adotando equipamentos com IoT (Internet das Coisas) em suas operações para reduzir riscos e possuir uma capacidade de sensoriamento ainda mais robusta.

É uma solução inovadora para a digitalização do parque de medição de água e transmissão de dados para monitorar volumes de água de grandes clientes em tempo real. Essa tecnologia colaborativa via smartphones otimiza a gestão de operações e molda estratégias comerciais, impactando positivamente toda a empresa.

O projeto aborda um desafio das concessionárias de saneamento, que é a leitura do consumo de forma remota com confiabilidade, durabilidade e repetibilidade. Atualmente, existem diversas soluções de telemetria, algumas precisam de infraestrutura complexa, outras precisam de fonte de energia contínua.

O piloto foi implantado na Águas Guariroba com grande sucesso, acarretando um melhor sensoriamento da rede de água, da medição de consumo e melhorias no faturamento e na cobrança dos clientes.

 

Projeto Otimização de Coordenadas de Ligações

Outro projeto desenvolvido pela Águas Guariroba utiliza as mais avançadas ferramentas de geolocalização e georreferenciamento. Alinhado com algoritmos, visa solucionar a qualidade cadastral das ligações de água e esgoto.

Em muitas operações, existe ruído no processo de coleta de coordenadas, que acarreta equívocos na realização de serviços, como manutenção, reparo, fiscalização, entre outros.

A solução desenvolvida utiliza scripts Python, aliados ao GIS (QGIS/ArcGIS), os sistemas de geolocalização e georreferenciamento da Aegea, para a otimização do processo de correção das coordenadas das ligações presentes na base cadastral,  para aumento da assertividade das atividades que consomem esta informação.

O programa piloto gerou uma redução de 88,33% nas horas de trabalho necessárias para a correção dos cadastros, se comparado com os métodos tradicionais.

 

Projeto Algoritmo de Detecção de Fraudes

Foi muito bem avaliado por integrar instrumentos de Machine Learning e análise de perfil de clientes. Desenvolvido pela Águas do Rio, otimiza a identificação de fraudes em uma grande base de clientes, considerando variáveis como o perfil de consumo do cliente e a regional, o histórico de pagamento e a análise de riscos.

Prioriza alvos de fiscalização com base na assertividade e exclui matrículas com impedimentos, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões no negócio.

Identificar os autores de fraudes é um problema de grande complexidade, que envolve a análise de uma grande quantidade de variáveis, principalmente quando se tem um elevado volume de clientes, como é o caso da Águas do Rio. A otimização no processo de detecção de fraudes foi possível passando essa grande quantidade de dados para o algoritmo, o que resulta em maior assertividade em sua realização.