edição 34 | janeiro 2022
Texto: Rosiney Bigattão
No dia 23 de dezembro, em uma reunião técnica da qual participaram representantes da Agência Reguladora do Estado do Rio de Janeiro, a Agenersa, da Cedae e da Águas do Rio, foi feita a entrega do inventário contratual.
O projeto entregue já se tornou referência no mercado: foram 29.055 ativos físicos, 1.317 plantas, 156.078 fotos registradas e 211.886 avaliações visuais realizadas em 27 municípios do Rio de Janeiro.
Apesar da grandiosidade do levantamento, o trabalho foi feito em tempo recorde: 130 dias. O prazo incluiu também o treinamento especializado realizado. Primeiro, foram aulas teóricas. Depois, a fase prática, em regime de simulação, com instrução acompanhada por especialistas.
Para o reconhecimento dos ativos, as equipes se dividiram em duas frentes de atuação. Uma percorreu o espaço aéreo com drones e equipamentos de GPS de alta precisão, e outra terrestre, com os profissionais coletando dados em campo.
Entre vielas, encostas, morros e toda a geografia típica do Rio de Janeiro, os profissionais de inspeção especializados em contabilização e verificação de condições de peças e materiais visitaram estações de tratamento de água e esgoto, elevatórias e outras unidades responsáveis pelos serviços de saneamento da Águas do Rio.
Tudo era coletado e enviado praticamente em tempo real para um centro de dados, o COI, Centro de Operações Integradas da concessionária. Ali, outros profissionais do Infra Inteligente, o programa de soluções digitais da Aegea, analisavam e cadastravam as informações.
O resultado é um mapeamento digital completo das unidades de água e esgoto, o maior já produzido no país, com riqueza de detalhes e imagens. Por meio dele, a concessionária conhece melhor quais são e as condições dos equipamentos nos 27 municípios fluminenses, inclusive nos 124 bairros da capital.
“Foi uma realização bem-sucedida e a empresa agora tem um valioso acervo informacional para o seu crescimento sustentável”, afirma Wagner Carvalho, líder do Infra Inteligente. “Nos enche de orgulho e gratidão pela oportunidade de fazer esse trabalho; conseguimos cumprir o prazo e superar a expectativa na qualidade”, completa.
O levantamento minucioso é uma ferramenta de gestão que permite maior controle dos processos, principalmente quanto à manutenção. Reduzindo as intervenções, os sistemas funcionam de forma otimizada e aumenta a eficiência dos serviços.
“As melhorias vão sendo feitas ao mesmo tempo em que o levantamento acontecia, em um processo contínuo de compartilhamento de dados”, explica Wagner. Os times das áreas de projetos e da operação também acessam os dados no momento de planejar as ações.
O levantamento resultou em mais de 20 mil páginas de documentos on-line, com links e imagens em 3D e esféricas que permitem uma visualização muito precisa das condições reais de cada ativo. Além disso, cada um recebeu uma etiqueta com QR Code que permite o acesso às informações sobre ele.
“O Infra Inteligente traz a unidade operacional para dentro do escritório, concentrando informações técnicas em uma única plataforma que nos permite fazer simulações, estudos para futuras ampliações e melhorias, além de aumentar a eficiência em manutenções preventivas, ou seja, identificar uma possível variação antes mesmo que aconteça, garantindo cada vez mais eficiência dos serviços oferecidos à população”, explica o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Todas as informações levantadas ficam disponíveis em um banco de dados que é constantemente atualizado. “Toda intervenção feita posteriormente pela área de engenharia ou manutenção deve ser incluída para que o cadastro fique sempre atual”, conta Osmar Rosa, um dos responsáveis pelo Infra Inteligente.
Para saber mais, acesse: https://www.infra-inteligente.com.br/p%C3%A1gina-inicial/assun%C3%A7%C3%B5esaiv/aguas-do-rio