edição 36 | julho 2022

GÊMEO DIGITAL

ANUÁRIO BIM DE INFRAESTRUTURA

Tecnologia da 1ª ETE de São Francisco do Sul é destaque em inovação

O Gêmeo Digital, que reproduz a Estação de Tratamento de Esgoto Ubatuba por meio da tecnologia BIM, foi incluído em anuário.

Texto: Joana Gall

A Estação de Tratamento de Esgoto Ubatuba, de São Francisco do Sul (SC), continua ganhando evidência entre profissionais e empresas brasileiras. Isso porque a ETE foi a primeira a ser construída no Brasil com aplicação da metodologia BIM e Gêmeo Digital. Na prática, isso significa que a Águas de São Francisco do Sul trouxe inovações na implementação do sistema por meio do Programa Tecnológico Infra Inteligente, da Aegea.

A ETE Ubatuba conta com o primeiro Gêmeo Digital de uma estação de tratamento de esgoto. O Programa Infra Inteligente desenvolveu o modelo virtual 3D combinando nível avançado de tecnologia com processos definidos por renomados engenheiros e especialistas da Aegea. Construído e operado com a utilização de drones, conceitos 3D BIM e Gêmeo Digital, este case de sucesso foi apresentado recentemente no 1º Seminário Regional de Inovação no Saneamento, pelo líder do Programa Infra Inteligência da Aegea, Wagner Carvalho, e incluído no Anuário BIM de Infraestrutura de Santa Catarina.

“Esta é a primeira estação totalmente digital do país, as empresas que estão utilizando esta tecnologia saem na frente, pois por meio da digitalização de todos os equipamentos é possível entender uma instalação mesmo a distância”, afirma ele. “Com o sistema, nós conseguimos entrar dentro da estação e entender, de forma virtual, cada etapa do tratamento”, exemplifica. Todos os 600 documentos gerados durante a construção da estação foram materializados e levados para um modelo digital 3D inteligente, visando a uma operação mais eficiente dessa importante unidade da Águas de São Francisco.

Conforme Wagner relembra, o Estado de Santa Catarina é reconhecido nacional e internacionalmente na promoção do BIM em suas obras. “Para nós foi um grande desafio elaborar todos os projetos e obras seguindo a metodologia, combinar inclusive os drones com processamento de imagens e modelagem 3D, mas o resultado foi muito gratificante e agora temos o Gêmeo Digital da estação de tratamento, que dessa forma pode ser visitada virtualmente de qualquer lugar do mundo”, explica.

Mais sobre BIM

O BIM é a metodologia mais avançada do mercado e está revolucionando as obras de infraestrutura pelo mundo. Traz muitos benefícios, como menor prazo e mais eficiência, e principalmente entregando instalações e infraestruturas melhores para a qualidade de vida dos cidadãos. BIM, sigla para Building Information Modeling, pode ser compreendido como a modelagem em 3D e informações para os projetos de construção.