EDIÇÃO 43 - 1º TRIMESTRE - 2025

Em
PAUTA

A história das COPs

Os principais acordos assinados nas Conferências das Partes da ONU

COMPARTILHE

Texto: Rosiney Bigattão

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é uma reunião anual das 197 partes – um país ou um bloco de países –, criada pela ONU em 1994. As nações participantes assinaram a Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a UNFCCC. A elaboração do documento ocorreu durante a Conferência Rio-92, a ECO-92 ou Cúpula da Terra, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992.

Protocolo de Kyoto

A primeira COP aconteceu em Berlim, na Alemanha, em 1995. A de Kyoto, no Japão, em 1997, resultou no primeiro tratado a estabelecer metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, principalmente por parte dos países industrializados. Em 2012, foi notado que aquele protocolo, apesar de ter sido acordado, não estava surtindo efeito.

O Acordo de Paris

Outra Conferência das Partes bastante significativa foi a COP21, em 2015, quando foi adotado o Acordo de Paris, que entrou em vigor um ano depois.

Os três principais objetivos do Acordo de Paris são: que os países reduzam coletivamente as emissões, limitando o aumento da temperatura a 1,5º acima dos níveis pré-industriais; aumentar a capacidade das nações de se adaptarem aos impactos adversos das mudanças climáticas e promover a resiliência climática; e tornar os fluxos financeiros consistentes com uma baixa emissão de gases de efeito estufa.

Emissão líquida zero até 2050

Em 2021, na COP26, em Glasgow, na Escócia, foi acordado que as nações buscariam uma redução de 43% das emissões até 2030. E até 2050, o objetivo é alcançar zero nas emissões líquidas de gases de efeito estufa.

O que é uma emissão líquida zero? Não quer dizer que os gases de efeito estufa deixarão de ser emitidos, mas sim que alguns setores ainda precisarão emitir, pois levará tempo para que transitem para uma situação de não emissão, ou porque precisam emitir de qualquer maneira. No entanto, outras medidas serão implementadas para remover gases de efeito estufa da atmosfera, compensando assim essas emissões.

COP28, realizada em Dubai.

As COPs com participação da Aegea

Em 2023, a Aegea participou da COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As ações desenvolvidas pela Aegea foram debatidas em um evento paralelo, o Side-Event Transição no Sul Global: Construindo uma Economia Net Zero, e foram apresentadas pelo presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa, Édison Carlos. A iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil reuniu especialistas de renome nacional e internacional.

Este ano, Édison Carlos participou da COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024, realizada entre os dias 11 e 22 de novembro, em Baku, Azerbaijão. Leia mais sobre a participação dele no artigo de Opinião nesta edição.

A COP30 no Brasil, neste ano

A COP30 será realizada na cidade de Barcarena, no Pará, em novembro de 2025. A escolha foi feita pela ONU em 2023. A ideia é chamar a atenção e criar um diálogo para que os países assumam compromissos sobre os caminhos possíveis para questões climáticas, com foco na Amazônia.