“Somos uma prestadora de serviços às unidades da Aegea”, sintetiza a diretora Administrativa da Aegea, Claudia Piunti, ao explicar o papel do CAA. Na busca da excelência do trabalho realizado, foram centralizadas na nova sede as pessoas que estavam trabalhando de forma remota, em um modelo híbrido, para dar mais dinamismo às demandas frente à dimensão que a Aegea ganhou. A acessibilidade, tanto para os clientes internos quanto fornecedores, foi decisiva para a escolha da localização para que o CAA possa aproximar ainda mais os colaboradores e processos.
Logo na recepção, quem chega já entra em contato com a cultura da empresa. Ela está na fluidez das cores e formas que lembram o movimento da água. Mensagens que expressam os valores da empresa estão distribuídas pelos ambientes. Os nomes das salas de reunião trazem alguns dos valores e comportamentos desejados da Aegea: Performance, Ética e Integridade, Austeridade, Gestão, Empatia, Foco na Solução, Compromisso, Senso de Dono e Respeito. Espaços amplos e integrados, contribuem para a proposta de trabalho colaborativo, com integração entre pessoas, áreas e processos.
“Nós geramos muitas informações e dados para as operações. Então a nova sede foi planejada para que as pessoas tenham empatia pelos comportamentos desejados. Queremos que as pessoas aqui entendam que as operações e a holding necessitam desses dados que elas produzem para conseguir cumprir melhor seu papel, de atingir suas metas, que é o objetivo principal da Aegea”, afirma a diretora.
“O projeto da nova sede foi desenvolvido para fazer frente ao desafio enorme da Aegea de ser a protagonista do momento do saneamento no Brasil, para organizar melhor as empresas que prestam serviços para nós e seus indicadores”.
As mesas de trabalho estão em um local bem iluminado, com janelas enormes que mostram a paisagem do entorno, com muito verde, tanto internamente quanto ao lado externo.
O espaço valoriza a presença das pessoas e promove a integração entre elas, o que torna comum ver um vai e vem entre as mesas.
Para a rotina diária, são 264 posições de trabalho, sendo 176 fixas e 33 livres. Para um mecanismo fluido, integrado e de fácil acessibilidade a todos, o CAA tem nove salas de reuniões, estúdio para gravações e quatro cabines para ligações mais privativas, além de uma biblioteca e 150 lockers compartilhados.
A estrutura de apoio conta com copa e amplo espaço para o café. O edifício possui ainda três salas de reuniões no primeiro andar, auditório para 400 pessoas, academia, restaurantes, heliporto e um estacionamento para carros híbridos e elétricos. A Aegea pode reservar esses espaços. “Áreas Fiscal, Administrativa e Contábil perto uma das outras, RH junto com DP, então existe todo um racional para que os colaboradores possam se falar dentro de uma setorização”, diz Davi Freitas, gerente de Gestão de Processos e Inovação do CAA.
“Essa troca é muito importante para que nossos clientes internos consigam tomar as decisões de uma forma mais ágil, assertiva. Com isso vamos melhorar muito nosso sistema. Buscamos refletir no projeto o nosso compromisso de manter uma atuação sustentável, colaborativa e com visão de futuro”, explica a diretora.
“Temos de lidar com nossos desafios de cada dia sem esquecer o nosso propósito, que é movimentar vidas, fornecer água e esgoto tratados a cada uma das casas que atendemos em nossas unidades, sempre com o cuidado nas entregas que fazemos”.
Para melhorar o desempenho de toda a empresa, acompanhamento diário e alinhamento dos times. Além disso, busca por referências internacionais de mercado, seja de modelo de negócios, regulatórios, de maturidade de empresa ou de prestação de serviços. “Temos de evoluir, continuamente. Performance tem a ver com disciplina para entregar suas metas e, na dimensão que a Aegea conquistou, temos que nos provocar a cada dia para atender as necessidades do setor de saneamento”, diz.
Como o próprio nome diz, no Centro Administrativo Aegea estão centralizadas as diversas áreas que prestam serviços para as operações. “Com padronização, conseguimos prestar serviços unificados para toda a operação. Temos uma área de suprimentos, pois fazemos as aquisições dos principais materiais para todas as operações. São compras feitas em escala e as operações conseguem usufruir desses contratos que tratamos de uma forma corporativa”, diz.
“Depois, tem o Departamento Pessoal – cabe aos Recursos Humanos definir as políticas, fazer toda a interação com as pessoas e nós processamos tudo isso”, explica Piunti. “No CAA estão também as áreas de Contabilidade e Fiscal, que atuam de forma padrão para que as unidades trabalhem em alinhamento com as equações contábeis e fiscais, assegurando que a Aegea está cumprindo todas as suas obrigações legais”, afirma. A Controladoria também está no CAA.
“Outra área são as de Contas a Pagar e Contas a Receber, então a arrecadação da Aegea é centralizada no CAA. Ela ocorre por meio dos nossos clientes, mas a visão de como isso entra em nossas contas correntes e como nós pagamos os nossos fornecedores e todas as outras despesas ocorre de uma forma centralizada. Tem ainda a parte de Dados Mestres, que é a forma como as informações são cadastradas no sistema, por meio de códigos, de uma forma simplificada, com réplicas e de forma segura”, diz.
“O CAA abriga também a área de Frotas. Jurídico, TI e RH são gerenciados de forma remota, temos alguns representantes que prestam serviços para nós”, explica. Para finalizar, Claudia lembra onde tudo começou.
“É importante lembrar que toda essa trajetória começou na sede do CAA em Santa Bárbara d’Oeste, foi um acolhimento enorme na cidade e, pela história vivenciada lá, é que pudemos chegar até aqui. Agora temos uma nova página, mas sem esquecer o que passamos e tudo o que a gente construiu lá”.