Em
PAUTA

edição 40 | 2023 | novembro

Cuidados além da conta no Prospera da Águas de São Francisco do Sul

Texto: Adão Pìnheiro

Margarita Ramires, residente em São Francisco do Sul (SC), acordou cedo no sábado de 19 de agosto, para participar do Prospera – Um movimento pelo Cuidado com a Vida. A dona de casa tinha um destino certo: a orientação jurídica da OAB, uma das diversas opções de serviços oferecidos durante o Prospera. Margarida ouviu atentamente as orientações da advogada Thayani Kresko Santos e sanou todas as dúvidas.

Assim como Margarida, cerca de 450 pessoas foram beneficiadas com as atividades do Prospera. Presente na abertura, o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, elogiou a iniciativa e destacou a importância de levar serviços essenciais à comunidade. Reginalva Mureb, diretora-presidente da Águas de São Francisco, explica que o Prospera tem como foco o bem-estar e saúde da população, oferecendo exames gratuitos de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas, entre outros em São Francisco do Sul (SC).

Prospera tem a ver com os comportamentos desejados da Aegea

Na avaliação de Yara Marcolini, diretora da escola Rogério Zattar, a primeira edição o Prospera foi muito proveitoso. “Quem veio saiu satisfeito”, disse. Para ela, o fato de a ação ter sido na escola também foi muito positivo, pois aumenta a proximidade com a comunidade. “A escola precisa desta aproximação”, completou.

“Será um evento inesquecível para todos, tanto para quem veio buscar atendimento quanto para nós, voluntários e parceiros envolvidos”, conta a analista de Responsabilidade Social da Águas de São Francisco do Sul, Raquel Garcia Helm. Para ela, a retribuição que o voluntário recebe é enorme. “O conceito do voluntariado está em sintonia com os comportamentos desejados da Aegea, como o da empatia, de se colocar no lugar do outro. É muito conectado com o meu trabalho, com a minha função no mundo. Me sinto feliz também quando consigo incentivar outras pessoas a fazer o bem”, afirma Raquel.