Em
PAUTA

edição 40 | 2023 | novembro

Serviços ligados à empregabilidade foram os mais procurados em Manaus

Texto: Adan Garantizado

Na capital amazonense, mais de 120 voluntários da Águas de Manaus prestaram atendimento para atender aproximadamente 2,5 mil pessoas no movimento do Instituto Aegea. Entre os diversos serviços totalmente gratuitos oferecidos no Prospera – Um Movimento pelo Cuidado com a Vida, os mais procurados foram os de empregabilidade. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 450 vagas em capacitações.

“Quando vai alguém em casa para consertar algum vazamento, a gente tem curiosidade. Ter esse conhecimento é muito necessário principalmente para quem mora sozinha, como é o meu caso. Aprendi muita coisa que vou poder levar para o dia a dia”, contou a aposentada Filomena Barbosa, de 63 anos, que se capacitou no workshop de encanamento voltado para mulheres.

“Soube do evento porque faço pilates aqui no Centro de Convivência. Aproveitei para me vacinar. É uma ação muito positiva e que atende a essa população que mora aqui nas proximidades”, disse a aposentada Janete Melo, de 54 anos. “Temos a preocupação que vai além de levar nossos serviços através das estruturas. Estudamos a realidade social e econômica de cada região e buscamos soluções que agreguem no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas”, destacou Semy Ferraz, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus.

Com atendimento itinerante, a concessionária também ofereceu diversos serviços da empresa. “Hoje estamos disponibilizando estes serviços  para a população que não tem tempo ou facilidade de ir a uma de nossas lojas”, destacou o gerente comercial Jeferson Corrêa. Foi o caso do aposentado Orlando Cardoso, 63, que foi atendido pela equipe da concessionária e fez o cadastro na Tarifa Manauara. “Me atenderam muito bem. Estar na tarifa e pagar 50% da conta de água vai ser muito positivo, principalmente porque sou aposentado. O evento foi muito bem organizado”, afirmou.

O responsável pelo Laboratório de Hidrometria da Águas de Manaus, Jandson Menezes da Silva, se orgulha da trajetória profissional e da paixão pelo trabalho. O ex-leiturista retribui a ajuda que recebeu em sua formação, provocando melhorias na vida de outras pessoas. “O voluntariado é isso, é ser um agente de transformação para um mundo melhor”, diz Jandson. “A gente faz o bem e fica bem”, diz ele. É um aprendizado contínuo, segundo ele. Seu filho, Filipe Lemoel, também participa das ações. No Prospera, a família toda de Jandson esteve presente. “O que é bom precisa ser compartilhado”, afirma.