edição 40 | 2023 | novembro
Texto: Marcio Silvestre
Mais de oito horas de ação social com a participação de 57 voluntários da Ambiental Crato que possibilitaram o atendimento de mais de 1500 pessoas. Elas puderam escolher entre os serviços de cuidado da saúde, educação, esporte, palestras orientativas e até capacitação para oportunidades de emprego, além do atendimento itinerante da Ambiental Crato. O Prospera teve como parceiros locais a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação, SAAEC e a Uninassau.
Com foco no bem-estar e saúde da população, além dos exames básicos de saúde, os moradores do Crato receberam orientações e conscientização sobre cuidados preventivos e hábitos saudáveis com profissionais especializados. A educação também foi destaque no evento, com serviços voltados à empregabilidade de adultos e jovens, seja por meio de capacitação para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades profissionais, ou orientações básicas para quem busca o primeiro emprego.
Além da ação do Instituto Aegea, a Ambiental Crato comemorou o 1º ano de atuação. “O Prospera é mais um presente da Ambiental Crato para a população cratense, já que estamos em nosso mês de aniversário de um ano da concessão”, afirma a diretora-presidente, Carolina Serafim. Para Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, que acompanhou o evento, a iniciativa é um dos exemplos do compromisso da companhia em ir além das obrigações contratuais nos municípios onde atua.
“O Prospera é uma ação que busca oportunizar o acesso a serviços importantes de forma mais ampla para as pessoas de comunidades vulneráveis. Crato é uma das cinco cidades que o grupo Aegea desenvolveu esse projeto piloto de ação social. Foi um verdadeiro sucesso o Prospera no município do Crato, onde tivemos a participação da comunidade, chegando a mais de 1500 atendimentos, além da presença das autoridades políticas locais. Espero que no ano que vem, a Ambiental Crato possa nos receber novamente para mais uma edição do Prospera”, destaca.
“Eu vi tanta gente feliz reunida, satisfeita com os serviços que estavam recebendo, que foi muito gratificante”, afirma a agente Comercial da Ambiental Crato, Maria José de Souza, de 43 anos. Ela conta que jamais vai esquecer da felicidade nos rostos das pessoas deixando o local onde o Prospera – Um Movimento pelo Cuidado com a Vida foi realizado, em Crato. “Uma senhora me disse que fez os exames básicos de saúde, que há muito tempo não aferia a pressão arterial. Fez até os exames de fonoaudiologia, que estava há seis meses esperando para fazer na rede pública de saúde. Tudo o que ela precisava, tinha no Prospera”, conta ela.
A agente comercial já espera por uma nova edição. Quem também já espera pelo próximo Prospera é Luciana Francelino, analista de Responsabilidade Social da Ambiental Crato. “Voluntariado não é só boa vontade, precisa ter recursos, a organização, as parcerias firmadas para que o evento fosse realizado”, afirma. “A gente viu que é uma ação que tem significado para a comunidade, fez a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma.