edição 40 | 2023 | novembro
Texto: Rosiney Bigattão
A ação promovida pelo Instituto Aegea uniu os programas de Voluntariado e de Responsabilidade Social das unidades da Aegea, áreas corporativas e parcerias com empresas, prefeituras e instituições. Nas cinco cidades onde o Prospera – Um Movimento pelo Cuidado com a Vida foi realizado, profissionais especializados estiveram de plantão para serviços que incluíram desde atendimento odontológico, exames básicos de saúde, assistência jurídica e profissional, além de muita diversão com shows, apresentações teatrais e espetáculos de dança.
O objetivo foi compartilhar prosperidade, levando gratuitamente atendimento a quem não tem acesso a serviços importantes. “O Prospera espelha o nosso propósito de ir além do nosso contrato, trazendo várias frentes de ações. Em todas as cidades, tivemos a parceria institucional com o Sistema Sesi-Senai e da empresa Marsh. Regionalmente, as concessionárias fizeram articulações a fim de trazer parceiros locais para atender as necessidades da população”, explica Lisandre Assis Dauber, coordenadora de Responsabilidade Social da Aegea.
“O Prospera é um ótimo exemplo do amadurecimento do Programa de Voluntariado da Aegea, pois começou a ser planejado com muita antecedência, tivemos várias reuniões para organizar as ações a fim de atender as demandas que foram levantadas em cada cidade. Foi um evento muito rico em todos os sentidos, gerando pertencimento”, afirma Thaís Morais Benchimol, especialista de RS da Aegea.
“Voluntariado não é abraçar árvore, não é intuitivo, é preciso ser estratégico, exige recursos, parcerias e engajamento das pessoas que vão viabilizar as ações. Dessa forma, por meio do Voluntariado, conseguimos fazer projetos com mais propósitos, que tenham retornos reais para que ele se torne um instrumento poderoso de transformação social, gerando inclusão, impacto positivo na sociedade e transformação social”, complementa Benchimol.
“Foi um dia intenso de muita mobilização em que, mais uma vez, a Aegea foi além das suas obrigações contratuais. Nós ficamos mais de 30 anos em cada cidade, temos de levar desenvolvimento e qualidade de vida durante todo esse período, então o Prospera é mais uma ação neste sentido, voltada principalmente para a população que tem dificuldade de acessar serviços básicos tão importantes”, disse Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
Para ele, é uma forma de a Aegea se transformar cada vez mais em uma empresa cidadã. “A gente faz, a vida acontece”, afirma Édison, se referindo à jornada de transformação social por meio desta corrente de solidariedade que envolve a união de esforços que já está fazendo o movimento Prospera reverberar.
No total, a primeira edição do Prospera mobilizou mais de 300 colaboradores das unidades, que atuaram como voluntários, beneficiando mais de 5.500 pessoas nas cinco cidades atendidas por serviços da Aegea. Quem foi já pergunta por uma nova edição. “Agora, por onde eu passo – e olha que ando o Crato todinho – todos me perguntam quando vai ter o Prospera de novo, pedem para ser no bairro deles. Foi um sucesso, muito bom mesmo, acredito que todos saíram satisfeitos, dando parabéns, agradecendo. Por tudo isso que eu digo: é muito bom ajudar o próximo, a gente recebe a retribuição em dobro”, afirma Maria José de Souza, agente comercial da Ambiental Crato.
Veja a seguir, clicando nas fotos, como foi o movimento na Águas de Barra do Garças (MT), Águas Guariroba, em Campo Grande (MS), Ambiental Crato (CE), Águas de Manaus (AM) e Águas de São Francisco do Sul (SC).