edição 36 | julho 2022
Equipe da Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação da Aegea.
Capacitação sobre o novo sistema para colaboradores da Águas Guariroba (MS).
Texto: Rosiney Bigattão
Para atender às diferentes demandas das unidades, foram desenvolvidas cinco versões do sistema. A atualização corrigiu as defasagens tecnológicas e permitiu uma evolução da ferramenta, que antes ficava restrita ao ambiente onde está sendo acessada. Agora, com novas possibilidades, o acesso é ilimitado.
Aumentou também a segurança e a facilidade no uso. Com o novo sistema, por meio da plataforma de desenvolvimento e do banco de dados para APEX e Oracle 19c, todas as informações vão sendo incorporadas automaticamente, deixando os arquivos sempre atualizados.
Entre os benefícios estão a possibilidade de construção de aplicações modernas e responsivas, menor complexidade na migração de telas atuais e na integração com a estrutura anterior de dados. Além disso, a nova estrutura tem mais suporte técnico e otimização do uso e do tempo de resposta. E plataforma moderna de relatórios.
“O nosso sistema já era muito eficiente, nos trouxe até aqui e com grandes conquistas, mas precisava de um upgrade. Com a atualização, aumentamos a segurança do sistema, agregamos novas funcionalidades e uma interface maior com o usuário final”, explica o gerente de Projetos de TI da Aegea, Guilherme Buzo.
O Sistema Comercial GSS da Aegea atende as áreas de leitura, faturamento, cadastro, atendimento, arrecadação, solicitações e de crítica. Pode ser acessado por aplicativo móvel, agência virtual, call center e área de pagamento. Por meio dele são geradas as Ordens de Serviço Online (OS Online), os relatórios e documentos de integração.
Divididas em três fases, a construção e a implantação do novo Sistema Comercial GSS começou pela preparação da arquitetura da solução e pelo desenvolvimento das principais telas e funcionalidades do sistema. Depois, uma versão piloto foi implantada na Águas Guariroba (MS), Prolagos (RJ) e Águas do Rio (RJ).
Após a validação técnica no período de testes, foram feitos ajustes finos e a homologação da ferramenta, com treinamento para capacitar as equipes. Agora, na terceira etapa, já está acontecendo a implantação em todas as unidades, com as versões diferenciadas segundo as necessidades.