edição 35 | abril 2022

SOMOS ÁGUA

Campanha mostra que missão da Aegea é levar dignidade às pessoas

Campanha divulgada reforça o propósito e traduz os conceitos que fazem da Aegea uma empresa única.

Texto: Rosiney Bigattão

Somos água. Proporcionamos saúde e dignidade. Aceleramos o desenvolvimento das cidades. Com frases assim, que traduzem o propósito da empresa, e imagens dos colaboradores que, com suas ações diárias,  movimentam mais de 21 milhões de vidas no país, a Aegea mostrou um pouco do que tem feito em prol da saúde do brasileiro, pela melhoria de vida das comunidades, dos municípios e em respeito ao meio ambiente.

Divulgada nos principais veículos de comunicação nacionais, o período escolhido para a campanha foi a comemoração do Dia Mundial da Água, em 22 de março. Uma data tão importante para as empresas ligadas ao saneamento que é comum as comemorações se estenderem pelo mês inteiro – como foi o caso da Aegea. E de suas unidades também! Para valorizar a importância da água na vida de todos e do planeta, o conteúdo da campanha da Aegea teve como base o legado que a maior empresa de saneamento privado do país vem construindo nas 154 cidades onde atua. São histórias de sucesso como os exemplos que vêm do Rio de Janeiro. Na área de atuação da Prolagos (RJ), mais de R$ 1,4 bilhão já foram investidos em obras. Entre os resultados positivos, está a recuperação da Lagoa de Ararauma, importante ponto turístico e econômico da Região dos Lagos.

Ampliamos a qualidade de vida

Em Manaus (AM) a Aegea já elevou a rede de esgoto tratado de 19% para 26%. A de água avança por regiões onde não havia infraestrutura, como becos e palafitas, e, com os serviços, os moradores passaram a se sentir incluídos. A Águas de Manaus (AM) amplia também o acesso à Tarifa Social Manauara, que concede desconto de 50% na conta de água e esgoto às famílias de baixa renda. Como diz a campanha: ampliamos a qualidade de vida.

Impulsionamos a economia e o turismo

No sul do país, as unidades da Aegea em Santa Catarina ampliam os serviços de saneamento e reforçam a vocação turística do lugar. Bombinhas (SC), que se consolidou como um dos destinos turísticos mais procurados do país, vem conquistando reconhecimento pela preservação ambiental com o selo mundial Bandeira Azul. Na temporada 2021/2022, graças aos investimentos realizados pela Águas de Bombinhas, três praias conseguiram contemplar todos os requisitos para o selo. É a Aegea impulsionando a economia e o turismo.

Nosso compromisso com a vida está em cada gota tratada

Estudos feitos pelo Instituto Trata Brasil em algumas das cidades onde a Aegea atua mostram a relação entre investimentos em saneamento e saúde pública. Em Teresina (PI), as internações decorrentes de diarreia tiveram uma redução superior a 130% desde que a Aegea assumiu os serviços de água e esgoto. Em Serra, no Espírito Santo, a taxa de internação por doenças de veiculação hídrica caiu 39% desde 2012, quando a empresa chegou ao estado.

Assim, com um modelo de negócio baseado em eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis alinhados aos princípios ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), a Aegea vai movimentando vidas por onde passa. E construindo um legado que movimenta vidas, dentro e fora da empresa. Como os colaboradores que participaram da campanha.