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edição 38 | 2023 | janeiro a março

Comunicação

ENGAJANDO PESSOAS EM TORNO DE UM PROPÓSITO

Fernanda Abdo Saad,
diretora de Marca, Comunicações e Pesquisa.

Texto: Rosiney Bigattão

“Não existe um planeta B, então temos de cuidar. Como? Impactando positivamente a vida do meio ambiente e das pessoas com um olhar social, de desenvolvimento e de geração de prosperidade. Isso é movimentar vidas, o propósito da Aegea, o nosso propósito, pois o propósito da empresa se materializa a partir das ações das pessoas que acreditam nele. Na área de comunicação, o objetivo é fortalecer essas crenças engajando nossas pessoas do público interno e sensibilizando as do externo, para fazer acontecer”, diz Fernanda Abdo Saad, diretora de Marca, Comunicações e Pesquisa da Aegea, ao responder sobre o planeta que a empresa quer ajudar a construir.

Assim como a Aegea, a área de comunicação cresceu e se especializou. São três vertentes de ações principais, uma voltada para o público interno, com foco na geração de repertório e engajamento, outra direcionada ao externo, dedicada à projeção dos diferenciais da companhia, e outra de pesquisa, que sustenta as duas primeiras e é voltada à visão reputacional. “O relevante é a busca de uma verdade, que é fazer o bem, levar saneamento de qualidade para cada vez mais pessoas. Nos tornamos líderes por acreditar no Brasil e que poderíamos fazer a diferença. Quando divulgamos as evidências do nosso trabalho, buscamos sensibilizar as pessoas a fazerem o mesmo, dentro de suas possibilidades”, explica a diretora.

Um pouco da história da marca

Para entender o trabalho feito pela área de comunicação da Aegea hoje, o melhor caminho é voltar a junho de 2018, quando foi lançada a nova marca. Mais do que um símbolo, ela trouxe à tona os valores da Aegea, seus talentos, seus comportamentos desejados, seu propósito, enfim, sua razão de ser. Resultado de um mergulho na essência da empresa, realizado a partir de entrevistas com colaboradores e outras figuras externas de norte a sul do Brasil, o processo de criação se tornou um diagnóstico que revelou de forma mais clara o que já existia, o que a empresa tinha de único, o que a diferenciava e era colocado em prática nas unidades onde já atuava. 

“O propósito ‘nossa natureza movimenta a vida’ foi identificado com o cruzamento entre os talentos, que são nossos atributos de marca, o que nos diferencia, e as três necessidades do mundo que atendemos – um futuro mais sustentável, acesso à pureza (da água e das relações íntegras), respeito à diversidade”, relembra Fernanda.

“Quando a gente lançou o conceito da marca e o propósito, os colaboradores sentiram uma conexão imediata. Primeiro, porque muito do que todo mundo sentia e acreditava foi oficializado – os colaboradores estavam se enxergando nele. Quando conseguimos tangibilizar que é um trabalho que leva dignidade, respeito, inclusão, que já era verdade para eles, gerou essa identificação, esse vínculo muito forte. Por isso receberam tão bem e tão rápido, porque foi uma forma de traduzir o que eles já vivenciavam e sentiam”, afirma Saad.

Ela explica que quando o propósito diz “nossa natureza” não está se referindo apenas ao meio ambiente, mas à aptidão de atuação de cada um, como profissionais e como pessoas. “Nossa natureza está diretamente ligada aos talentos que foram identificados. A partir daí, fomos aprofundando cada vez mais este trabalho, traduzindo os talentos e o propósito para diferentes frentes de trabalho, internalizando com todas as nossas áreas e unidades, porque é esse fortalecimento que vai manter a nossa cultura viva, capaz de movimentar vidas de maneira adequada”, diz.

Informar, engajar e fortalecer: semeando engajamento

Como funciona o movimentar vidas na rotina diária das operações? “Se o propósito é o que nos move, então essa razão tem de permear toda a tomada de decisões da companhia, não só de comunicação ou da gestão de pessoas, mas na busca de uma nova tecnologia, na implantação de uma obra, no estabelecimento de um novo processo de trabalho, enfim, todas as nossas decisões devem ser permeadas pelos nossos valores e por nosso propósito”, argumenta Fernanda. 

Este é o direcionamento que permeia o apoio da área junto às demais frentes de atuação da companhia, fazendo com que este fluxo fortaleça a marca, a cultura e que o propósito se perpetue. Assim, os comportamentos desejados orientam as contratações na empresa (leia mais em Gestão de Pessoas) e, a partir daí, é feito um escalonamento. A comunicação interna tem participação ativa neste processo que envolve desde a integração com os novos colaboradores até o relacionamento no dia a dia com eles.

Ana Cristina Pereira dos Santos, gerente de Comunicação Interna, Marca e Cultura.

“Na comunicação interna, disponibilizamos repertório e reforçamos o engajamento dos colaboradores, para gerar cada vez mais identidade, pertencimento e orgulho em fazer parte”, afirma Ana Cristina Pereira dos Santos, gerente de Comunicação Interna, Marca e Cultura. É um apoio na construção de bases e diretrizes, para que todos na empresa tenham claro quais são os princípios fundamentais. “É a pavimentação da consistência para sustentar e fortalecer nossa cultura, iniciando este alinhamento do nosso posicionamento internamente, como uma companhia diferenciada na visão social, ambiental e na nossa forma de trabalhar a governança”, conta.

Matéria publicada no Jornal Valor Econômico.

Influência e responsabilidade empresarial

“A palavra integridade permeia nosso trabalho, interna e externamente”, complementa Fernanda Abdo Saad. “O nosso papel é ampliar e contribuir com as diversas áreas da companhia, como a de Relações Institucionais, por exemplo, porque trabalhamos o compromisso do posicionamento da companhia ao mostrar como é nossa forma de atuação, como movimentamos vidas por meio da nossa natureza. Isso tem a ver também com nossa responsabilidade empresarial: se nos tornamos líderes pelas nossas características, pela nossa visão, pela nossa forma de atuar, queremos compartilhar esses valores com os públicos com os quais nos relacionamos para influenciar o setor, pois sabemos que uma companhia sozinha não vai conseguir universalizar o saneamento em todo o Brasil”, aponta Fernanda. 

Para que essa comunicação com o público externo flua da maneira correta, são reforçadas as mensagens-chave que sintetizam a marca da Aegea. “A comunicação externa tem essa responsabilidade de mostrar as evidências do nosso trabalho, reforçando nossa cultura e nossos valores também para fora da companhia. Uma parte deste trabalho é o relacionamento com jornalistas. Por entender seu papel e valorizá-los como formadores de opinião, buscamos proximidade para compartilhar informações e conteúdos relevantes que possam movimentar e estimular o desenvolvimento do mercado. Esta relação próxima e transparente tem sido reconhecida nos últimos anos pela Negócios da Comunicação,  onde a Aegea aparece como uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas”, diz Caroline Louise Marin de Almeida, gerente responsável pela comunicação externa.

Marcela Borges recebe prêmio em nome da área de Marca, Comunicações e Pesquisa da Aegea.
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Trabalho pela verdade e consistência

Para identificar como podemos gerar, projetar e proteger nossos valores perante os públicos com que interagimos, a área de pesquisa promove oportunidades de escuta dos públicos com os quais interagimos para identificar onde podemos evoluir, como é o caso da pesquisa de satisfação de clientes. “Anualmente abordamos nossos clientes, de todas as regiões onde atuamos, para captar como avaliam nossa prestação de serviço. A Aegea realmente quer fazer a diferença nas regiões onde atua e, para isso, é fundamental acompanharmos a qualidade do serviço que estamos prestando sob a perspectiva de quem atendemos, a população.” afirma Luciana Maru, gerente de Pesquisa e Insights da Aegea. 

“Para nós, o relevante sempre é a busca da verdade, com uma atuação pautada nos nossos valores em todas as localidades onde a Aegea está e onde venha a atuar também. Para isso, é fundamental promovermos um trabalho consistente, coerente e escalonável que permita essa imersão na cultura da Aegea e, claro, respeite as ‘brasicidades’ do nosso país, que é um dos nossos talentos e representa o entendimento das diferentes regiões onde atuamos”, contextualiza Fernanda.

Todo o conteúdo produzido pode ser acompanhado pelos canais – Aegea Blog (https://aegea.blog.br/), onde também pode ser encontrada a Revista Aegea; site institucional (https://www.aegea.com.br/), e redes sociais da Aegea e de suas unidades. “A disponibilização de informações e o compromisso com o fortalecimento das relações têm a ver também com a integridade, um dos pontos fundamentais da governança da Aegea”, finaliza Fernanda.