edição 30 | janeiro 2021

LUGARES INCRÍVEIS PARA TRABALHAR

O que vem por aí

Da esquerda para a direita, Bárbara Melo, coordenadora de RH da Águas de Teresina, Marina Costa, coordenadora de RH da Águas de Manaus, e a gerente de RH da Regional 3 , Elen Giroti.

A gerente de RH do CAA e das Regionais 1 e 2, Carolina Pardo, trabalha com a expectativa de que mais empresas se inscrevam na premiação de 2021.

Texto: Rosiney Bigattão

Diálogo, coesão nos discursos e sensação de pertencimento são algumas das expressões usadas para justificar a classificação expressiva que a Aegea teve na premiação da FIA e do Portal UOL, afinal, todas as empresas inscritas foram premiadas. Tem a ver ainda com o alinhamento e o fortalecimento das práticas de RH, tanto nas unidades como no corporativo. “Em 2020, na Regional 1, por exemplo, que conquistou o primeiro lugar entre as empresas de saneamento do país, tivemos um trabalho extensivo em movimentos ágeis, da Metodologia Ágil, para conseguir melhorar a comunicação, o entendimento e a interação entre as unidades. A regional ganhou muito corpo e conseguiu padronizar os processos, rodar boas práticas, ter sinergia, então funcionou”, explica Carolina Pardo, gerente de RH do CAA e das Regionais 1 e 2 da Aegea.

A pesquisa para a premiação funciona assim: tem um questionário sobre as práticas de RH dentro da companhia que tem umas 120 páginas e leva uns dois meses para ser preenchido. Em paralelo, são enviadas cartas-senhas para os colaboradores se logarem ao sistema e votar – é a pesquisa de clima, etapa que qualifica as empresas por pontos segundo a favorabilidade (número de respostas positivas em relação ao total de questões da pesquisa).

“Os dados são tabulados e a empresa precisa atingir o mínimo, a nota de corte, que é de 75%, para passar para a fase da auditoria, das entrevistas com os jornalistas, que chegam a durar três horas, pois eles querem entender a estratégia envolvida de RH em cada item da pesquisa e, se não houver unidade entre o que foi preenchido nos questionários e o que foi retido pelos colaboradores em seus discursos, a empresa perde pontos e chega a ser desclassificada. Depois de eles checarem se as respostas convergem ou não, é atribuída uma outra nota e feita uma média”, explica Carolina Pardo.

No fim do processo, que dura quase um ano, as empresas que participam ficam com um material que funciona como um diagnóstico da gestão de RH que está sendo feita. “É um ponto de partida, mostra onde precisa melhorar, se é comunicação, employer branding (estratégia para melhorar a imagem da empresa), ou relacionamento com os colegas, pois ali está a voz dos colaboradores. Nos dá um norte muito preciso do que tem de ser feito e a partir disso conseguimos fazer um plano que faça sentido. Se não trabalhar esses pontos, não melhora de um ano para outro”, afirma Carolina.

A premiação de 2020 refletiu o trabalho do time, demonstrando que as práticas adotadas estão aderentes e consolidadas, inclusive nas empresas mais jovens, como Águas de Teresina e Águas de Manaus. “Foi uma grata surpresa, pois são as maiores empresas e mais novas da Aegea e ingressamos com o intuito de medir a aderência de ações, práticas e modelo de gestão relacionados à satisfação dos nossos colaboradores. Neste quesito, ambas alcançaram resultados muito positivos”, conta Elen Giroti, gerente de RH da Regional 3.

O que a pesquisa mostrou de melhor? As duas gerentes são unânimes em responder que é o cuidado que a Aegea tem com as pessoas. “Principalmente em um ano de pandemia, que foi o cenário de 2020, a Aegea teve uma mobilização que poucas empresas tiveram. É impressionante a forma como cuidou dos colaboradores nesse momento, monitorando diariamente o estado de saúde, organizando campanhas de vacinação, testagens, implementando medidas de proteção e segurança de forma constante e em contato direto via gestores e ferramentas virtuais, palestras, oferecendo apoio com recursos diversos, acompanhando casos de internação, controlando as informações via sistema COVID, discutindo e implementando ações via Comitê de Crise da COVID-19 da Aegea e dando suporte na preparação das unidades para que pudessem evitar a exposição dos colaboradores que não puderam ir para home office, pois nosso serviço é essencial”, enfatiza Elen. “A Aegea trabalhou para essa transformação organizacional que aconteceu, fazendo com que as pessoas se sentissem engajadas, se reconhecessem ali dentro, fazendo parte do espaço onde trabalham como uma extensão de uma parte grande da vida delas e mostrando a importância que têm para a empresa”, complementa Carolina.

Os desafios para 2021

“Nosso desejo para 2021 é de seguir apoiando a transformação que o momento de pandemia nos trouxe, potencializar a capacidade de gestão e desenvolvimento das pessoas perante o cenário promissor. Valorizar talentos, engajar nossas equipes e aumentar o nosso índice de lugares incríveis para se trabalhar são nossos ideais. Como agentes da dignidade, nosso compromisso com as pessoas que compõem o nosso time é de valorizar a importância do trabalho que exercem e despertar em cada um a busca pelo crescimento contínuo”, diz Elen Giroti, gerente de RH da Regional 3.

“O grande desafio é continuar dando coerência a nossas práticas, valores e talentos, ter pessoas que inovam, buscam eficiência, mas também trabalham com paixão, pois nossa área dá esse privilégio. Atuar no saneamento é ter a consciência de trabalhar com vidas, de fato transforma a sociedade inteira, e nossos colaboradores entenderam que podem ser transformadores para toda a comunidade, para os filhos, para os netos, e queremos dar continuidade e ampliar cada vez mais este engajamento”, finaliza Carolina Pardo, gerente de RH do CAA e das Regionais 1 e 2 da Aegea.