edição 30 | janeiro 2021

LUGARES INCRÍVEIS PARA TRABALHAR

Unidades da Aegea são reconhecidas em premiação da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do portal UOL

Ambiental Serra e Ambiental Vila Velha, no Espírito Santo, entre as melhores empresas de pequeno porte.

Texto: Ricardo Almeida

As unidades Águas Guariroba (MS), Águas de Teresina (PI), Águas de Manaus (AM), Águas de Ariquemes (RO), Águas de Sinop (MT), Águas de Primavera (MT), Ambiental Serra (ES) e Vila Velha (ES) foram contempladas na primeira edição do prêmio, que destaca as 100 empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores, em diversos indicadores.

A pesquisa é composta por quatro índices principais, que juntos formam o índice FIA Employee Experience (FEEx). Liderança, gestão de pessoas e clima organizacional são alguns dos itens avaliados, sendo este último o de maior peso na composição da nota. O programa de diversidade racial da companhia, o Respeito Dá o Tom, a Academia Aegea (educação corporativa), os projetos de sustentabilidade e as medidas adotadas para enfrentarem a pandemia, com abertura de canais de comunicação, reforço de procedimentos de segurança e saúde e campanhas de doação, foram algumas das iniciativas de destaque que levaram ao reconhecimento das concessionárias.

“A premiação de todas as concessões inscritas reafirma um dos pilares culturais da Aegea Saneamento, o do capital humano como um importante ativo e é mais uma evidência da trajetória de sucesso da empresa, que em 2020 completou dez anos de história”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Metodologia do prêmio

O prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar” está dividido em três etapas, sendo a inicial a aplicação de questionário sobre mais de 300 práticas de gestão, respondido pelo RH das empresas participantes, e por um conjunto de 100 frases assertivas sobre clima e cultura corporativa, que os funcionários deveriam indicar, em anonimato, se estavam de acordo ou não. Na segunda etapa, foi possível ter acesso aos resultados preliminares, com a lista das pré-classificadas. Entre setembro e outubro, as empresas com maior pontuação na coleta de dados receberam uma auditoria independente, que checou as informações descritas pelo RH no questionário inicial. 

A pesquisa Employee Experience foi elaborada pelo professor doutor André Fischer, coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep/FIA) e um dos pioneiros desse tipo de análise no mercado brasileiro, e pelo professor doutor Joel Dutra, coordenador do Progep/FIA e uma das maiores referências em gestão de pessoas no país. A metodologia é a mesma que era aplicada até o ano de 2019, quando a parceria era entre a FIA e a revista Você S/A. Se quiser mais detalhes do processo, leia a matéria sobre as perspectivas para 2021, a seguir nesta edição.