edição 29 | novembro 2020

EHS
Escritórios e sedes da Aegea têm certificação para protocolos contra a COVID-19

A certificação Bureau Veritas Safeguard tem validade de um ano para cada espaço auditado, mas as medidas que resultaram na certificação foram implantadas em todas as unidades da Aegea.

Cuidados contra a COVID-19 no CAA e no escritório da Faria Lima.

Águas de Manaus adota medidas que levaram à certificação.

Texto: Rosiney Bigattão

A conquista dos certificados é resultado de um projeto piloto implantado nas maiores concessionárias da Aegea, portanto onde tem o maior fluxo de pessoas: Águas de Teresina (PI), Águas de Manaus (AM), Águas Guariroba, em Campo Grande (MS), e Prolagos, na Região dos Lagos (RJ). Os dois maiores escritórios também foram incluídos, o da Faria Lima, na capital paulista, e o CAA, o Centro Administrativo Aegea, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). 

A pergunta era: estamos fazendo tudo certo em relação à COVID-19? Para responder, foi contratada a empresa líder mundial em serviços de certificação e avaliação de conformidade, o Bureau Veritas Certification. Depois de visitas técnicas e de monitoramento, entrevistas, treinamentos, preparação de relatórios, análises e auditorias criteriosas nos espaços avaliados a partir do protocolo implantado pela Aegea, a resposta foi “sim”. Todos os espaços auditados cumprem os critérios exigidos.

“Nenhuma empresa tinha protocolos estabelecidos para lidar com este momento de pandemia. Por isso nós fomos buscar a certificação, pois ela é mais uma garantia de que os cuidados que a gente está tomando são essenciais e estão sendo feitos da maneira adequada”, diz Renato Medicis, coordenador do Comitê de Crise da COVID-19 da Aegea e vice-presidente da Regional 3.

A gerente de EHS da Aegea, Ana Maria Pattaro, conta que a empresa foi muito elogiada. “Os auditores disseram que nós passamos com maestria dentro da certificação porque está tudo bem estruturado, muito redondinho: os cuidados das equipes de EHS, dos médicos, das enfermeiras e tudo o que foi implantado”, afirma. O processo é contínuo: sem aviso prévio, auditores voltam aos locais para saber se o que foi certificado está sendo mantido.

O passo a passo

O processo que culminou com a certificação das 16 unidades da Aegea, entre sedes administrativas, escritórios e lojas de atendimento, começou em março, com a criação do Comitê de Crise da COVID-19 da Aegea. Com ele, foi desenvolvido um protocolo com as medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do novo coronavírus, implantando em todas as unidades, não só nas certificadas. As ações vão desde a criação do Aegea Bot, aplicativo que orienta os funcionários a checarem a temperatura antes de sair de casa para o trabalho, até o Einstein Conecta, serviço de telemedicina que se estende aos familiares. Ao mesmo tempo, campanhas de conscientização e comunicação foram realizadas de acordo com os temas que surgiam. Depois, uma consultoria especializada, feita com a MSL, ajudou a Aegea a corrigir o que ainda não estava adequado. 

E, por fim, o processo de auditoria que resultou nas certificações. “Um ponto importante é que os auditores podiam chegar às unidades que estavam participando e entrevistar colaboradores de qualquer área sobre os procedimentos adotados. Eles tinham de conhecer o nosso protocolo e saber como agir. Então tivemos um treinamento bem robusto sobre como eram a limpeza, a higienização e a manutenção dos ambientes antes da pandemia e como passaram a ser. O que fazer nos casos suspeitos da COVID-19. Como deve ser o transporte, a carona nos carros. Precisava mostrar e comprovar que a gente está usando todos os procedimentos. Até para a retirada de resíduos, de papel do banheiro, por exemplo”, explica a gerente Ana Maria Pattaro.

“A certificação veio como consequência de todos os cuidados que a empresa não mediu esforços para implantar e vem trabalhando mesmo antes de ter a mobilização nacional contra a COVID-19. A Aegea teve uma visão muito inovadora, já criou o Comitê de Crise logo após a pandemia ter sido decretada, começou a instituir cuidados, antecipou as campanhas de vacinação. Tudo isso foi checado pelo Bureau Veritas Certification. Checaram também como é feito o controle da saúde de quem faz a limpeza das unidades, se os exames médicos dessas pessoas estão em dia. Se a limpeza das caixas de água estão ok, se tem o planejamento de manutenção do ar-condicionado, que não pode trabalhar com circuito fechado, tem de ter recirculação de ar. Os profissionais foram bem minuciosos nas auditorias”, conta a gerente de EHS da Aegea.

“Para nós o mais importante é este padrão que temos hoje, 18 de setembro, completando mais de seis meses de pandemia, sem nenhum colaborador a menos. O nosso maior patrimônio são as pessoas, tanto as que estão fora, que são os nossos clientes, quanto os nossos colaboradores, então para nós é uma vitória, fruto de todo o trabalho feito – planejamento adequado, implantação dos protocolos, engajamento entre as áreas e comunicação interna massiva – o tempo todo a gente falando com as pessoas da higienização, do uso de máscaras, do respeito ao distanciamento nos ambientes e todos os outros cuidados implantados. É muito gratificante ter um atestado de que a empresa foi pelo caminho correto”, afirma Renato Medicis, coordenador do Comitê de Crise da COVID-19 da Aegea, que é também diretor-presidente da Águas de Manaus e vice-presidente Regional.

Não foi um caminho fácil, principalmente por causa do distanciamento social, que faz com que grande parte dos colaboradores fique em home office. “Foi um ciclo que foi evoluindo até que entrasse no dia a dia das pessoas. Já é automático: na hora que o carro da empresa chega à portaria vem uma pessoa checar a temperatura das pessoas, abriu a porta tem um álcool gel pra higienizar, tem toda a sinalização, o distanciamento das cadeiras, pontos de contato isolados, o fluxo de reuniões diminuiu, entre outras medidas adotadas para cuidar das pessoas e das cidades onde atuamos. Tudo foi virando uma cadeia de ações e boas práticas com o intuito de preservar o nosso capital humano”, diz Renato Medicis.

Alguns dos procedimentos adotados pela Águas de Timon – concessionária não foi certificada, mas segue normas e protocolos exigidos.

Orientações nas unidades da Prolagos.

Ambientes da Águas Guariroba dentro das normas de proteção.

O compromisso da Aegea continua

Ao passar pelo processo de certificação, a Aegea está se comprometendo a manter todas as medidas de prevenção contra a COVID-19 adotadas e implantadas para seus colaboradores, clientes e terceiros. E concorda em promover as boas práticas de higiene e distanciamento social em conformidade com as diretrizes publicadas pelos órgãos de saúde e por agências reguladoras em âmbito federal, estadual e municipal enquanto estiver certificada. Durante esse período, o Bureau Veritas manterá aberto um canal de denúncias relativas à certificação Safeguard, para que qualquer pessoa possa apontar irregularidades, caso existam, que serão devidamente checadas. 

Os procedimentos certificados estão implantados uniformemente em todas as unidades do grupo. “Seja em Barcarena no Pará, seja em Mato Grosso ou em Rondônia, os protocolos são os mesmos e são uniformes, é só a certificação que a gente começou pelas unidades maiores”, conta o coordenador do Comitê de Crise da COVID-19 da Aegea. “Foi um projeto piloto que deve continuar, se expandir para outras unidades”, complementa. Apesar de toda a garantia que a certificação trouxe, a volta ao trabalho rotineiro nas unidades não está decidida. “Ainda existe muita incerteza, em alguns lugares se fala em novas ondas, então nós vamos permanecer cuidando dos nossos colaboradores e avaliando o tempo todo as mudanças para desenvolver um plano de retomada. Estamos sempre reforçando o cuidado da saúde física e mental com uma programação intensa que inclui atividades físicas on-line e ações para deixar as pessoas mais arejadas, mais próximas umas das outras. Não é hora de decidir sobre o modelo operacional”, afirma Renato Medicis.

Mais sobre o Bureau Veritas

O parceiro da Aegea para auditar e certificar as condições de segurança, saúde e higiene apropriadas é o Bureau Veritas Certification, líder mundial em certificação e avaliação de conformidade. É um trabalho especializado em reduzir riscos, melhorar o desempenho dos clientes e ajudá-los a inovar para enfrentar os desafios com confiança. A empresa tem 190 anos de história e atua em 140 países. O trabalho envolve análises de riscos dos locais, capacitação de equipes e garantia de que as medidas de proteção sejam executadas de forma transparente. Após a realização de auditorias e a verificação de que tudo está em conformidade, é fornecido um selo, a certificação Safeguard, que tem validade por um ano. Nesse período são feitas vistorias para garantir que as medidas implantadas têm continuidade e também o público tem acesso a um canal para fazer possíveis denúncias, caso algo prometido pela empresa certificada não esteja sendo cumprido.