edição 29 | novembro 2020
Texto: Francine Rosa
Projeto pioneiro da Prolagos reforça talento de colaboradores como Engenheiros da Ordem.
A iniciativa do Ajudae segue as diretrizes do Programa Interage e contribui para um ambiente de trabalho ainda mais saudável e seguro ao levantar os possíveis perigos nas instalações da empresa e chances de melhorias que podem ir desde ações como ajustes na estrutura que recebe o lodo desidratado na estação de tratamento de esgoto até a pintura de uma estação de bombeamento de água. “É mais um canal direto que os colaboradores ganham junto à equipe de EHS, seja para informar desvios de segurança, meio ambiente e outros identificados em sua jornada de trabalho, ou a fim de sugerir melhorias para esses próprios desvios encontrados em suas atividades”, comenta o técnico de segurança do trabalho Felipe Liberato.
Para cooperar com o setor de EHS, os colaboradores podem utilizar os cartões disponíveis nas estações de tratamento de água e esgoto, lojas e sede, e inserir a ficha nas urnas, que serão coletadas semanalmente. O processo foi pensado de maneira que todos os colaboradores tenham fácil acesso. Em até 15 dias, a equipe de EHS devolverá uma resolutiva ao colaborador, que poderá acompanhar por meio de divulgação na lista de transmissão, e-mail ou Conectae e também nos painéis de EHS instalados nas unidades.
Cuidar para que tudo esteja no seu devido lugar e aconteça da melhor maneira possível é papel de todos como Engenheiros da Ordem e o Ajudae vem para reforçar essa participação de cada um na contribuição a fim de manter o ciclo sustentável da natureza e do negócio. “Como atendemos cinco municípios, a equipe de EHS não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Com essa nova ferramenta, queremos que o colaborador ganhe um sentimento de pertencimento e entenda que a cultura de segurança e de preservação do meio ambiente é um dever de todos. Estamos juntos nesta jornada!”, diz Gabriela Negreiros, coordenadora de EHS da Prolagos.
Para disseminar o processo na Aegea, a equipe inscreveu a ferramenta na plataforma Inovae, que faz parte do Programa de Inovação da Aegea e reúne ações, novas ideias e projetos em desenvolvimento pela empresa. A ideia é que a Prolagos sirva como piloto na implementação da iniciativa nas outras unidades do grupo.