edição 40 | 2023 | novembro
A Sipat Aegea 2023 foi realizada de 11 a 15 de setembro, colocando a empresa toda em uma mesma sintonia. Clique e veja no vídeo os momentos marcantes do evento.
O evento teve como foco as Regras de Ouro de Segurança. A cada dia, uma nova abordagem sobre o tema foi feita por especialistas, pelo diretor de EHS, Wagner Felix Ferreira, pelos vice-presidentes Regionais Guillermo Deluca, Leandro Marin e Renato Medicis, e pelo CEO da Aegea, Radamés Casseb, que fez a abertura. Para ele, cuidar faz parte do propósito da empresa.
“Só somos amplamente influenciadores naquilo que fazemos se nos sentirmos proprietários, é o senso de dono que nos faz sentir no comando do processo da atividade, do cuidado do ambiente, com uma posição crítica do cenário ao nosso redor. Quando se trata de segurança e integridade não podemos abrir mão, são temas fundamentais para a Aegea.” – Radamés Casseb.
“Cuidar da segurança é a maneira de levar os valores da Aegea para todo canto dos territórios e comunidades onde ela atua. Quando cuidamos da segurança, a vida acontece, então vamos continuar neste sentido para fortalecermos cada vez mais o nosso propósito de movimentar vidas”, afirmou Radamés. As lives foram conduzidas por mulheres, representantes da área de Comunicação da Aegea e suas regionais. Tudo para criar mais proximidade, engajamento e compreensão de regras tão importantes para a vida de todos.
As Regras de Ouro de Segurança visam prevenir contra os principais riscos associados à rotina operacional da empresa. Não abordam todos os riscos e perigos, mas chamam a atenção para as atividades com maior probabilidade de levar a uma fatalidade. Também alertam sobre as ações que salvam vidas e evitam acidentes, sobre as quais um indivíduo tem controle. Não substituem o sistema de gestão, políticas, programas de treinamento de segurança, procedimentos operacionais ou instruções de trabalho.
As Regras de Ouro de Segurança:
Regras alinhadas aos talentos e comportamentos desejados
“Na Aegea, temos orgulho do nosso propósito: Movimentar vidas! Nós colocamos isso em prática por meio do nosso jeito de ser, da nossa cultura, que está baseada no que chamamos de talentos. Eles conectam nossa gente, nos tornam únicos e refletem os comportamentos desejados pela companhia, e estão representados na nossa mandala”, afirma o diretor de EHS, Wagner Felix Ferreira.
As Regras de Ouro de Segurança estão baseadas, principalmente, em dois dos cinco talentos da Aegea: embaixadores da saúde e profissionais além da conta. Eles refletem o comprometimento da empresa com a vida e a luta por vidas saudáveis, felizes e plenas. Já os comportamentos desejados são o elo que integra as estratégias de negócio, a atuação e as equipes. Eles traduzem atitudes que alinham os profissionais aos objetivos da companhia e são a alavanca para que todos alcancem seus resultados.
Em dez pontos principais, mostram os cuidados com atividades de maior criticidade na empresa, como exemplo as realizadas em altura, em espaços confinados e serviços de escavação. Ressaltam a importância do uso dos equipamentos de proteção e da comunicação de eventos e dos riscos; da atenção com a direção de veículos e movimentação de cargas, da desenergização de sistemas, e do direito de recusa (veja mais detalhes abaixo).
O olhar atento da Aegea com a segurança também reconheceu os destaques da empresa em relação ao tema. Foram três premiações pela melhor atuação das CIPAs; quatro prêmios para as diretorias que implementaram ações que resultaram em ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, e reconhecimento a colaboradores e unidades que desempenharam atividades prevencionistas. Três unidades foram reconhecidas por manterem a organização das CIPAs, os planos e prazos atendidos. São elas: Águas de Teresina (PI), Águas de Timon (MA) e Cordeiro, da Águas do Rio (RJ).
As diretorias premiadas foram a Águas Guariroba (MS), com o projeto “Reservatório para Policorte”. O equipamento reduz a emissão de poeira, preservando a saúde dos colaboradores. A diretoria das unidades de Santa Catarina (SC) foi reconhecida pela “Parada da Segurança”, evento em que todas destinam atenção total ao tema – já são seis edições com impactos positivos para todos. Também foram reconhecidas pela implementação da “Ferramenta Magnética” – permite a abertura dos poços de visitas em segurança; e também pela “Calça Antimordedura”, que minimiza os efeitos dos ataques de cães durante a leitura dos hidrômetros.
A Águas de Teresina (PI) foi premiada pelo evento “Paradão de Segurança”, semelhante ao realizado em Santa Catarina. São momentos em que todas as áreas, todos os níveis hierárquicos das unidades e colaboradores de todas as funções fazem uma pausa nas atividades rotineiras para se dedicarem à conscientização sobre Segurança e Saúde do Trabalho. As unidades que mantiveram 100% dos treinamentos obrigatórios em dia durante o primeiro semestre deste ano foram premiadas. São elas: a Águas Guariroba (MS), Aegea Mato Grosso 2 (MT), Ambiental Metrosul (RS) e as unidades da Aegea em Santa Catarina.
Oito colaboradores foram reconhecidos por identificar e reportar perigos no ambiente de trabalho. As não conformidades apontadas por eles se transformaram em plano de ação. Do total, quatro colaboradores são da área de segurança e os outros quatro de áreas distintas. Ligados às áreas de segurança estão: em 1° lugar, Alzenir de Souza Santos, da Águas de Ariquemes (RO); em 2° João Pedro Cristaldo Claro, da Águas Guariroba (MS); em 3° Marlon Luiz da Silva Pimentel, da Aegea Engenharia, e em 4° Ricardo Romano de Paula, da Águas do Rio. De outras áreas foram premiados: Carla Regina Nogueira, em 1° lugar; Amanda Miquelani, em 2°; Luciano Alberto Rodrigues, em 3º lugar, e Karolyne Silva Pastori, em 4º lugar. Todos são da Mirante, unidade de Piracicaba (SP).
Os colaboradores que tiveram a maior quantidade de quilômetros rodados e o menor índice de infrações virtuais de trânsito foram premiados. O reconhecimento foi feito a partir do banco de dados da telemetria, com informações do primeiro semestre deste ano. Assim, a Aegea reconhece os condutores que aplicam a direção defensiva, cuidando de si e de quem está à sua volta, no trânsito. Os motoristas além da conta foram: Francinaldo Nascimento Araújo, Murilo Seixas Fonseca, Mauro Gonçalves do Nascimento Junior, Alexandre de Oliveira Costa e Gabriel Veras Guimarães Barbosa, da Águas de Teresina (PI). Marisa Machado, da Águas de Sinop (MT), Marco Alan da Costa Fonseca, da Águas do Rio, e Carlos Alberto e Silva Gouveia, da Aegea Engenharia. Além dos colaboradores, as unidades em Rondônia e a Águas de Manaus foram premiadas pela melhor performance em menor quantidade de infrações graves e gravíssimas por quilômetro rodado.
Quer trabalhar sempre em segurança? Siga as regras abaixo!
1ª regra:
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO E PERMISSÃO DE TRABALHO
Somente inicie as atividades de alto risco (como em altura, espaço confinado, escavação, eletricidade), depois da Análise Preliminar de Risco e da Permissão de Trabalho.
Eu analiso os riscos antes de iniciar uma atividade e receber a Permissão de Trabalho para as atividades críticas.
Eu não exerço minhas atividades sobre efeito de álcool e drogas.
Eu paro e avalio de novo se as condições do ambiente ou da atividade mudarem.
Eu nunca improviso.
2ª regra:
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) E COLETIVA (EPC)
Utilize todos os equipamentos de proteção (individuais e coletivos) definidos para cada atividade.
Eu sei que usar EPI e EPC é obrigatório.
Eu conheço e utilizo todos os equipamentos de proteção (individuais e coletivos) que são indicados para realizar as minhas atividades.
Eu peço substituição quando não estão em boas condições.
Eu protejo a minha vida e oriento meus colegas de trabalho para que se protejam também.
3ª regra:
COMUNICAÇÃO DE ACIDENTES E CONDIÇÃO INSEGURA
Comunique imediatamente para a liderança direta e para a área de Segurança do Trabalho todo acidente ou quase acidente de trabalho, bem como qualquer condição ou prática insegura.
Eu comunico os acidentes e as condições inseguras para evitar recorrências e promover o aprendizado da empresa.
Eu participo e apoio o processo de investigação.
4ª regra:
VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS MÓVEIS
Para conduzir veículos e equipamentos móveis, mantenha habilitação e treinamento válidos e opere com autorização da liderança imediata.
Eu pratico direção defensiva.
Eu faço a verificação de segurança antes de iniciar a condução.
Eu respeito os limites de velocidade e as leis de trânsito.
Eu sempre uso cinto de segurança e exijo que todos no veículo também usem.
Eu não uso celular durante a atividade.
5ª regra:
TRABALHO EM ALTURA
Nunca realize ou autorize o trabalho em altura superior a 2 metros sem treinamento específico.
Eu tenho carta de anuência válida para trabalhar em locais com risco de queda e com altura maior ou igual a 2 metros.
Eu inspeciono meu equipamento de proteção contra quedas antes de usá-lo.
Eu sempre uso cinto de segurança fixado 100% do tempo em ponto de ancoragem apropriado.
Eu utilizo escada somente quando ela estiver posicionada em local seguro e devidamente estabilizada.
6ª regra:
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
Planeje as operações de movimentação, isole e sinalize a área.
Eu utilizo equipamentos adequados e autorizados para elevação de cargas.
Eu nunca me posiciono embaixo de carga suspensa ou no seu raio de ação.
Eu não acesso área isolada sem autorização.
Eu garanto que as dimensões e o peso da carga devem ser conhecidos e estar abaixo do limite de segurança do equipamento de içamento.
7ª regra:
BLOQUEIO, IDENTIFICAÇÃO E ZERO ENERGIA
Nunca execute manutenções ou intervenções em instalações sem ter certeza de que todas as fontes de energia (elétricas e fluidas) tenham sido bloqueadas, identificadas e testadas.
Eu identifico todas as fontes de energia elétrica e de fluidos, antes de iniciar uma atividade.
Eu só exerço trabalhos envolvendo energia elétrica estando treinado, capacitado, apto, portando os EPIs necessários e com carta de anuência válida.
Eu sigo os protocolos de bloqueio e etiquetagem.
8ª regra:
ESPAÇO CONFINADO
Obtenha autorização e permissão antes de iniciar as atividades em espaço confinado.
Eu possuo treinamento válido, sou apto e possuo anuência para entrar em espaço confinado.
Eu confirmo que tem um vigia no espaço confinado.
Eu confirmo que foi feito monitoramento da atmosfera.
Eu possuo e uso todos os EPIs necessários.
Eu verifiquei que existe a equipe e equipamentos de resgate à disposição.
9ª regra:
SERVIÇOS DE ESCAVAÇÃO
Assegure que há medidas de controle para os riscos e que a área esteja isolada e sinalizada.
Eu uso escoramentos ou medidas de controle, que garantam a estabilidade do talude para
toda atividade de escavação que ultrapasse 1,25m.
Eu confirmo que apenas os trabalhadores da atividade possuem acesso na área de trabalho.
10ª regra:
DIREITO DE RECUSA
Nunca realize uma atividade sem conhecer os riscos e sem cumprir todas as medidas de controle exigidas.
Eu posso exercer o Direito de Recusa em caso de risco grave e iminente. E, na dúvida, procuro o líder direto para me apoiar na melhor decisão.