edição 38 | 2023 | janeiro a março
Texto: Rosiney Bigattão
A visão de gestão de saúde, segurança e meio ambiente tem adquirido cada vez mais relevância nos temas estratégicos das empresas pela importância do assunto, pelo entendimento e pela conscientização no cuidado com as pessoas. Na Aegea não é diferente.
Em 2022, a companhia fortaleceu compromissos com essas áreas, reforçou o incentivo às ações em andamento e permitiu que o tema ganhasse mais espaço nas tomadas de decisões da empresa, sendo reconhecida e premiada por sua atuação. Obteve o Selo Ouro no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (veja mais sobre isso em Meio Ambiente), além do 1º lugar no ranking global ESG entre as empresas pares de saneamento.
“As ações concretas em EHS ganharam espaço e visibilidade na Aegea. Queremos ser reconhecidos pelas principais plataformas internacionais como uma empresa que cuida, gera valor e promove o desenvolvimento sustentável por meio dos nossos negócios. Neste sentido, o meio ambiente é um dos pilares principais na consolidação das ações e políticas ESG, incluindo sua influência em toda cadeia de envolvimento junto aos recursos naturais utilizados, cadeia de fornecedores e gestão dos produtos de suas atividades”, afirma Ana Maria Pattaro, gerente de EHS da Aegea.
Entre as ações que ganharam força em 2022 está a gestão de resíduos. “Estamos estruturando cada vez mais a gestão de resíduos junto às unidades e nossos relatos corporativos estão cada vez mais detalhados, com diagnósticos mais precisos dos quantitativos, tipos e disposições finais que são realizadas em todas as esferas da operação. Estas ações também impactam nos relatos relacionados às nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE), que também tiveram seu processo remodelado, aumentando o nível de detalhamento dos escopos de GEE, o que reforça a confiabilidade e transparência dos reportes anuais”, diz.
Os programas de conscientização, as ferramentas de apoio e a gestão ambiental dentro do Programa Interage também ganharam força em 2022. “O Interage permanece ativo e com destaque entre as equipes regionais, sendo multiplicado nas novas operações da empresa, como a Águas do Rio, que desde o início das atividades vem incorporando as diretrizes corporativas de EHS, e manterá o processo de implantação ainda em 2023. No ano passado, as unidades da MS Pantanal também implantaram o programa”, conta Ana Maria.
Vale lembrar que o Programa Interage é a base da gestão de EHS, com a definição de políticas e diretrizes corporativas formalizadas, padronizadas e sistematizadas. É como um guia para a execução das atividades operacionais com foco no atendimento à legislação, no gerenciamento dos riscos, nas necessidades e expectativas das partes interessadas. Orienta também nas evidências para embasamento legal, e principalmente no cuidado com a saúde, a integridade física das pessoas e do meio ambiente – bens intangíveis e de valor imensurável.
“Os monitoramentos às conformidades ambientais, de saúde e segurança têm sido realizados com apresentação de relatórios mensais aos responsáveis diretos, para que possam acompanhar o desempenho operacional e ambiental de nossas instalações. A partir dos relatos, são estabelecidas diretrizes e sistemáticas de identificação de perigos e aspectos ambientais para o estabelecimento de medidas de controle a fim de evitar e/ou mitigar impactos e riscos ocupacionais significativos. Também são validados e monitorados planos de ação para a melhoria contínua da gestão de EHS”, afirma a gerente.
Para 2023, o setor já se organiza para novos desafios: fortalecer a cultura de segurança na empresa, otimizar os sistemas de coleta de informações operacionais para composição e aprimoramento dos indicadores ambientais junto às unidades; refinar critérios de coleta de informações sobre a gestão de resíduos sólidos nas unidades e apoio às questões estratégicas para definição de tecnologias de tratamento e beneficiamento do lodo das nossas instalações operacionais, valorizando ainda mais ações relacionadas a cuidados e respeito ao meio ambiente (também leia mais sobre este tema em Meio Ambiente).
O refinamento das informações relacionadas às emissões de GEE, que envolve várias áreas da empresa, além de reforçar a confiabilidade e transparência do reporte realizado, também pode contribuir diretamente para o desenvolvimento de estudos de novas alternativas e/ou tecnologias de tratamento para todo o setor de saneamento. “A equipe de Meio Ambiente continuará seu processo de atualização, capacitação e apoio junto à gestão estratégica de carbono da companhia para obtenção dos melhores resultados, de informações e subsídio às tomadas de decisões estratégicas, trabalhando em conjunto com a equipe de Engenharia”, informa Ana Maria Pattaro.
Um passo importante foi a criação do Núcleo de Segurança, com a participação do VP da Regional 3 da Aegea, Renato Medicis, e da Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas, para discutir e endereçar temas críticos junto às demais regionais em apoio à área corporativa de segurança.
Além do compromisso em fortalecer a cultura de segurança na empresa será mantido o foco em intensificar a gestão de riscos ocupacionais e os processos investigatórios de acidentes, trabalhando no processo de análise de causas, visando eliminar ou mitigar as causas potenciais de acidentes e as suas interações humanas.
As questões de atendimento das conformidades com o e-Social também serão foco em 2023, de forma a intensificar as interfaces de EHS, RH e DP para a busca de sucesso nesses e em outros temas.
Para este ano, também serão elaboradas diretrizes e políticas a fim de reforçar a cultura e conscientização ambiental e de saúde e segurança dos colaboradores e envolvidos nas operações das unidades. “Nosso foco é no senso de dono de seus locais de atuação e no entendimento de como suas ações impactam direta ou indiretamente os resultados e a performance no desempenho. A preservação da biodiversidade também será um tema de destaque nessas políticas, ilustrando melhor quais impactos são gerados no meio ambiente local a partir da operação de nossas instalações, além dos temas voltados à Saúde e Segurança do Trabalho, com várias normas regulamentadoras, as NRs, que sofreram atualizações pelo governo”, diz ela.
“Na inserção de nossas áreas de ação e, como empresa, nos preocupamos em saber onde e como estamos, e aonde e como queremos chegar. O ano de 2022 foi de aprendizado com a entrada da Águas do Rio, quando a empresa dobrou de tamanho, e trouxe outros novos desafios para a gestão, além de Crato e as novas operações no Ceará que vamos assumir após a assinatura do contrato do Bloco 1. Entendemos que a empresa gera valor quando promove o seu desenvolvimento embasado em saúde, definindo como parte da sua estratégia a agenda de cuidados com as pessoas, e para isso a empresa não tem poupado esforços na busca de um patamar de excelência”, afirma Pattaro.
“Claro que a nossa equipe de profissionais além da conta, devidamente qualificados e alinhados à nossa cultura, é peça fundamental para dar continuidade a esta trajetória de materializar o nosso propósito em cada cidade na qual estamos presentes. Foram direcionados treinamentos de conscientização e competências, conforme a matriz de treinamentos obrigatórios por função. Em 2022, foram muitos os treinamentos com nossos colaboradores, incluindo os contratados. Para 2023, planejamos uma maior interação entre as equipes, ampliando as capacitações e fortalecendo o Programa Interage em todas as unidades”, conta ela.
Somado aos cuidados com as pessoas, a área de EHS da Aegea realizou em 2022 um total de 3.595 inspeções de campo, das quais foram gerados 662 planos de ação para tornar as operações mais seguras. “Começamos também várias rodadas de workshops com as lideranças sobre processo de governança e visando ao comprometimento da liderança com a gestão de EHS. Outros foram realizados com os temas de segurança do trabalho e relações trabalhistas, levando-se em consideração as sinergias entre eles, e as ações importantes que precisam ser de conhecimento de todos os líderes”, afirma Pattaro. Os eventos, realizados presencialmente em todas as operações da Aegea, devem se estender pelo ano de 2023, segundo ela.
“Manteremos treinamentos relacionados à governança em EHS e à importância do envolvimento dos líderes e dos colaboradores, pois o tema segurança não é um privilégio dos profissionais dessa área, mas de todos, de forma horizontal e vertical, não havendo hierarquia para esse tema. Todos somos igualmente responsáveis, todos podem – e devem – agir, cobrar ações e processos seguros. Afinal, nós cuidamos de gente, que também cuida de gente. É o nosso propósito”, finaliza.