edição 34 | janeiro 2022

WORKSHOP MEIO AMBIENTE

Capacitação na Águas do Rio prepara equipes para enfrentar melhor os desafios

Texto: Rosiney Bigattão

“Nosso negócio é prestar serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Fazemos tudo em conformidade com os requisitos legais e as melhores práticas de mercado, com eficiência econômica, respeitando as pessoas e o meio ambiente, contribuindo para a qualidade de vida e saúde da população atendida”, afirma Rafaela Pádua Vilela, analista de meio ambiente da área de EHS da Aegea.

A explicação fez parte da abertura do Workshop de Meio Ambiente realizado em 25 de novembro na sede da Águas do Rio (RJ). As equipes que estão conduzindo os trabalhos de EHS na concessionária tiveram uma verdadeira aula sobre as diretrizes, políticas ambientais e ferramentas de controle do Programa Interage. Ele abrange quatro pilares: Gestão, Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

O encontro serviu também para troca de informações entre as equipes da Águas do Rio e de EHS da Aegea. “Tudo aconteceu com muita sinergia, trocamos experiências e conhecimentos, além de debates enriquecedores sobre os diversos temas referentes ao sistema de gestão ambiental da Aegea”, diz a analista de meio ambiente de EHS da Aegea, Rafaela Vilela.

Ética ambiental, gestão de riscos, controle de documentos e condicionantes ambientais fizeram parte dos debates. O workshop abordou ainda gerenciamento de resíduos, inventário de gases de efeito estufa e ferramentas de gestão. Os temas apresentados facilitam o entendimento sobre o Programa Interage, que é estruturado em 66 procedimentos internos, e a implementação das diretrizes ambientais corporativas aos processos da Águas do Rio.

Melhoria contínua

O workshop foi apenas uma das etapas de trabalho previstas para a implementação do programa, baseado no processo de melhoria contínua. Além da parte teórica, a equipe de EHS da Aegea conheceu algumas das unidades da Águas do Rio, como as instalações de captação de água no Parque Nacional da Tijuca, que tem instalações centenárias.

Rafaela Carneiro, também analista de meio ambiente, está há dois anos na Aegea e ficou impressionada com o tamanho da Águas do Rio. “É praticamente uma nova Aegea”, disse. A grandiosidade vai exigir muita atenção das equipes. Além disso, muitas instalações estão em áreas de preservação, outras têm valor histórico e ambiental, o que exige cuidado redobrado por parte das equipes responsáveis pela gestão de EHS.