edição 32 | julho 2021

PROTEÇÃO NA DOSE CERTA

Vacinas e cuidados com os embaixadores da saúde

Texto: Fabiana Simão e Rosiney Bigattão

Vacina para todos, mais vacina para nossa gente. O mote da Águas de Buritis (RO), que fez doações e apoiou o movimento que busca aumentar o número de imunizados no país, reflete a preocupação de toda a Aegea com a saúde de seus colaboradores. A empresa disponibilizou para todas as unidades a vacina contra gripe tetravalente, a H1N1. “Tivemos uma grande aderência à vacinação em todas as unidades, foi um sucesso”, conta a gerente de EHS da Aegea, Ana Maria Pattaro.

Mesmo sem o direito de adquirir vacinas contra a COVID-19, que é de responsabilidade dos governos, a Aegea amplia a proteção de seus colaboradores. A área de EHS monitora as fases de vacinação em cada localidade onde atua e faz campanhas de divulgação para conscientizar sobre a importância da imunização.

Testes swab (cotonete longo e estéril) são realizados em casos sintomáticos. Tudo é feito com acompanhamento das equipes de saúde do trabalho das regionais, que dão orientações e fazem os devidos encaminhamentos, quando há necessidade.

Uma outra medida de proteção, implantada desde o início da pandemia, é o Einstein Conecta – canal de telemedicina para atendimento médico on-line. As consultas são feitas pelo celular ou por computador com os profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein. O benefício é estendido aos dependentes dos colaboradores, o que aumenta ainda mais a proteção,

Uma demonstração da preocupação da empresa com a saúde dos colaboradores e da população atendida é a conquista da certificação Safeguard. Todas as unidades da Aegea foram certificadas. O selo atesta que os protocolos recomendados pelos órgãos competentes para proteger e minimizar os riscos de contágio do novo coronavírus foram adotados.

“É um reconhecimento de que os ambientes estão controlados e de que todos os protocolos de biossegurança são seguidos. Ter o selo traz maior segurança para todos e é resultado de investimentos da companhia e do engajamento dos colaboradores. É importante lembrar que o processo é contínuo, todos devemos continuar seguindo os protocolos”, afirma a gerente de EHS da Aegea, Ana Maria Pattaro.

Todas as ações relativas aos cuidados com a saúde dos colaboradores são acompanhadas de perto pelo Comitê de Crise da COVID-19, que foi criado em março de 2020 e se mantém bastante atuante.